sábado, 11 de maio de 2013

Caso Rafaela de Paula Souza Lima....

Atualização:
13/05/2013.
Antes de excluir a bloguer da rede social Facebook, consta a seguinte mensagem, "Fica por aqui". Entendemos que Rafaela de Paula Souza Lima entendeu que a ameaça de processo  judicial não procedia . e que ela poderia encontrar complicações diante da justiça já que encontra-se prisão domiciar. Portanto, resolvemos ocultar o texto desta postagem por entender que caducou diante dos fatos.


Rafaela de Paula Souza Lima que está em prisão domiciliar, e  que estava até o dia de ontem estava presa no presídio Centro de Recuperação Feminino (CRF), em Ananindeua acusada de participar de um grande esquema fraudulento que, conforme publicado no jornal, O Diário do Pará. 

"cobravam de R$ 1,2 mil até R$ 4 mil para a emissão de uma carteira de habilitação sem que o candidato precisasse fazer os exames previstos no Código Nacional de Trânsito. “As fraudes ocorriam em quase todas as fases do processo seletivo”, declarou o delegado Marcos Miléo que comandou as investigações em Abaetetuba.".

Entrou via facebook em contato com blog nos ameaçando de processo, pelo uso de sua imagem e citação dos nomes do seu pai, em seguida quando a lembrei que ela está EM PRISÃO DOMICILIAR, UM BENEFÍCIO LHE CONCEDIDO PELA JUSTIÇA E QUE PODE SER PERDIDO, CASO ELA SE ENVOLVA EM CONFUSÃO COM VIZINHOS OU QUALQUER PERTUBAÇÃO, ELA SE RETIROU DA CONVERSA.


Eu e Raffaela Lima somos vizinhas e ela está presa em casa e não pode "envolver-se em confusão com vizinhos" sob pena de ter que voltar para o Centro de Recuperação Feminino em Ananindeua (CRF). Será que pode coagir vizinhos pelo Facebook?


Também disse-me que cabe processo, o fato de ter citado o nome do seus pais que prefiro citar apenas como "Seu Lima e Dona Cléa" - em respeito aos mesmos que com certeza não criaram você com tanto cuidado para você estar nessa situação agora. E gostaria de esclarecer a Rafaella, que até entendo que ela envergonhe-se de ter o nome de seus pais citados, mas isso não cabe processo. Disso eu entendo bem. Mas será que eu posso processar uma detenta que tenta me coagir  a não falar de fatos que a envergonham? Isso é tentativa de coação? 



Quanto ao uso da imagem Raffaela Lima, também não é o caso, basta que ao invés de tentar me coagir com um processo judicial você poderia, com o reza a lei, apenas solicitar a retirada de sua imagem. Que eu como pessoa civilizada e responsável que sou poderia atendê-la de imediato. Não tenho nada contra você para querer prejudicá-la. E publicar uma imagem sua em contexto de  quem se prejudicou foi você mesma ou a polícia que te predeu (?), ou o jornal que divulgou amplamente o seu caso (?)- constitui crime ? Estou certa que é engano seu.



 Se você quiser encaminhe um email com a solicitação de retirada de sua  imagem que vou encaminhar a um advogado e ao órgãos que tratam de liberdade de imprensa.


Raffaela Lima sabes porque este post não está ilustrado com imagem sua? Por vergonha alheia, apenas. Pois reza o direito de imagem que o tomador da imagem tem direito sobre ela. Qualquer pessoa pode tirar uma foto sua, ou me fornecer de um arquivo pessoal para que eu possa trocar pela imagem que foi publicada por você. Não é o fato de ser você na foto, mas ser você que a publicou primeiramente - talvez, ainda tem longo debate sobre isso.

Segue o email caso você queira solicitar a retirada da imagem do post. 
Não precisa ameaçar Raffaela Lima.
Você devia mesmo gastar suas energias para encontrar novo emprego já que foi publicado que você seria exonerada e em responder ao processo.
Eu sou o menor de seus problemas. 

Email: militegeo@gmail.com.

abração


5 comentários:

Anônimo disse...

pessoa doida , hein carmen!!?

Anônimo disse...

engraçado isso, vc publica de todo mundo. quem mandou a polícia prender ela foi vc?

Anônimo disse...

credo, que q é isso. manda ela processar o diário do pará.

Anônimo disse...

carmen, vc não fez esse bafafá quando o eder baia (vereador) ameaçou te processar...porquê?

Carmen Américo disse...

Em primeiro lugar, no caso de Eder Baia, havia uma informação errada. Sim. Soubemos da possibilidade de um processo através dos presentes a sessão da Câmara Municipal de Mocajuba, ele nunca entrou em contato conosco - que no caso dele, consistia realmente em um erro de informação e que foi corrigido. Nunca recebemos nenhuma notificação ou recado o qualquer outra coisa.

No caso em tela, não há erro. Apenas uma tentativa boba e arriscada de intimidação com a judicialização desnecessária de uma questão que podia ser encaminhada sem a arrogância típica de ameaças infundadas de processo judicial.

Depois de ameaçar e perceber o erro, há uma tentativa de vitimação. A questão aqui é outra. É compromisso com a verdade e com o debate da boa gestão pública em todas as esferas.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar