terça-feira, 7 de maio de 2013

A voz do leitor: Prof. Rony Lopes- esclarecendo umas coisas...

Roni Rocco Lopes
Reproduçaõ: Arquivo Pessoal Facebook



Roni Lopes, geógrafo e professor de geografia. Mocajubense, do Bairro da Pranchinha, solicita ao blog publicação de artigo/manifesto em defesa de sua família supostamente atacada  recentemente dentro do debate envolvendo a Operação Mocajuba. 




Em meio a toda a essa situação decorrente da chamada 'Operação Mocajuba', venho pela primeira vez usar este espaço para emitir algumas impressões sobre o desenrolar das coisas, principalmente no que tange ao envolvimento de meu irmão, Luis Carlos Lopes, e no que reflete de forma injusta sobre outras pessoas de minha família, em especial meus pais.





Primeiro ponto: Luis Carlos Lopes é meu irmão mais velho, chamado de Carlinhos em família. Ele está sendo investigado pelo ministério público em função das acusações decorrentes da chamada 'operação Mocajuba'. No momento encontra-se na cidade, sob orientação dos advogados e disposto a prestar todos os esclarecimentos que lhe cabem, quando isso lhe for solicitado pelas autoridades competentes. Carlinhos era secretário de finanças do município de Mocajuba nos últimos dois anos. 



O que preciso destacar é o fato de que, como família dele, porém com histórico de distanciamento da política local, nunca tivemos (pai, mãe, irmãos) proximidade de suas ações no campo político e nos bastidores do que ocorre na prefeitura. Sempre estivemos longe disso. Nossa relação sempre se pautou pelo laço familiar, mas totalmente alheios ao seu papel no interior do poder.



Sobre isso, as acusações, a operação do MP, todo esse imbróglio, o que sabemos é o que foi divulgado pela mídia. Tanto é que até agora não havia me manifestado sobre isso por não ter conhecimento nenhum sobre esses fatos, nem para defender e nem para acusar. Hoje o que sabemos é o que ele argumenta nas conversas em família, obviamente se defendendo, coisas que ele deve tratar com os advogados.









Quanto a isso reconheço ser naturais os comentários que se dirigem ao meu irmão, a cobrança por explicações, e até as acusações, visto que isso foi amplamente divulgado na mídia. E se ele está sendo acusado de algo, tem amplo direito a defesa, e a justiça deverá se manifestar ao final disso tudo quanto a sua participação (caso se confirme) nisso tudo. Eu e minha família temos sofrido todo esse tempo em ter o nome de alguém nosso envolvido em algo dessa dimensão. Naturalmente meus pais são os mais abalados. Para eles não se trata de um homem público e sim um filho, e sobre isso não é preciso dizer mais nada. E mesmo diante disso suportou toda sorte de boataria, ironias, olhares tortos. Suportou porque , como já disse, minha família desconhece qualquer detalhe das coisas sobre as quais meu irmão vem sendo acusado.







Enquanto as coisas ficaram no campo da especulação, da citação do nome de meu irmão e suas relações com o poder, nada fizemos a não ser acompanhar aflitos e sofridos o desenrolar disso tudo. HOJE PORÉM UM FATO NOS FORÇOU A VIR A PÚBLICO E ACIONAR OUTRAS INSTÂNCIAS PARA QUE EM MEIO AO TURBILHÃO DE ACUSAÇÕES, INVESTIGAÇÕES, BOATARIAS, NÃO SEJAM COMETIDAS INJUSTIÇAS CONTRA NÓS.

Vamos ao fatos:

Ontem, numa mensagem compartilhada na página do vereador Nil Vasconcelos, um perfil nomeado 'Pinga Fogo', através de um texto rasteiro, mencionou as já conhecidas acusações contra o ex-secretário de finanças, meu irmão. Até aí , nada que já não tivéssemos visto ou lido . E até aí tudo soaria até natural, visto que Nil é vereador, oposição aguerrida ao prefeito, deve ter seus interesses em também ver tudo esclarecido e culpados quem culpa tiver. O GRANDE PROBLEMA É QUE NO AFÃ DE ATINGIR MEU IRMÃO , O PERFIL COMPARTILHADO POR NIL ( SE ALGUÉM COMPARTILHA ACUSAÇÕES FEITAS POR UM PERFIL ANÔNIMO, AUTOMATICAMENTE ASSUME E AVALIZA O QUE ALI ESTÁ ESCRITO) FAZ CALUNIOSAS, LEVIANAS E INJUSTAS CITAÇÕES AOS MEUS PAIS.








O texto ( que já foi tirado do ar, mas que minha família tem todo em prints) afirma que meu irmão, Carlinhos, havia comprado com dinheiro público uma caminhonete Mitsubushi L200 e dado de presente ao meu pai. E o pior: publicou a placa e todos os dados do carro na internet, evidenciando invasão de privacidade e crime. Os bens de Carlinhos podem ser vasculhados a exaustão, mas as coisas de meus pais, que nada tem a ver com política, jamais.







Nil , e quem escreveu o tal texto, certamente não conhecem meus pais e nem nossa família. Não conhecem porque nossa família nunca precisou se abancar com poderosos, nunca precisou parasitar políticos para ter suas coisas.







Minha mãE, Maria Benedita Cardoso, 64 anos é professora aposentada da SEDUC, trabalha desde quando eu, Nil, Pinga Fogo, não éramos nem nascidos. Minha mãe , além da estabilidade do cargo público, sempre atuou como comerciante, ofício que abraçou de vez depois de sua aposentadoria. Há mais de 20 anos possui um mercadinho de bairro, em sociedade com meu pai, no bairro da Pranchinha. Mercadinho esse que começou como pequena taberna e que , com muito trabalho e sacrifício , conseguiu fortalecer. 







Meu pai, 63 anos, uma vida inteira como agricultor, hoje aposentado, dedica-se ao comércio de açaí junto ao mercadinho.






Meus pais possuem carro há muitos anos, muito antes de Carlinho sequer pensar em participar de política. A caminhonete L200 2007 que minha mãe possui é fruto de muito trabalho honesto, justo, limpo. Obviamente é um veículo financiado em muitas prestações, como faz todo trabalhador brasileiro médio para adquirir um bem.







Antes da L200, minha mãe teve um Fiat Siena, e antes uma pickup Fiat Strada. Sempre vendia um e dava entrada num outro um pouco melhor. Isso desde 2005. O que há de errado nisso? Minha mãe tem crédito nos bancos, justamente porque sempre cumpriu seus compromissos, saudou seus financiamentos.







Meus pais não são conhecidos e pelo fato de terem carro, automaticamente se insinua que eles 'ganharam'. Ora , façam-me o favor. Ao contrário de muita gente em Mocajuba, que vive como urubu sobre a carniça da política, meus pais nunca precisaram de subterfúgios ilegais para construir uma vida digna e andar de cabeça erguida.





Burrice acusar alguém sem prova, só para fazer barulho. Toda documentação do carro L200 de minha mãe está com ela. O contrato de financiamento, o valor dado como entrada,o recibo do carro vendido para dar a entrada. Tudo certo, tudo limpo, tudo claro.









Deve causar um espanto mesmo, o fato de 'pés rapados' possuírem bens. Mas é que os pés rapados sempre trabalharam duro, honestamente. E isso deve chatear.

Quanto as acusações contra Carlinhos, ele que se esclareça a justiça. Mas não sejam levianos de estender isso a nós. 




E tem mais: o tal apartamento que dizem que Carlinho possui em Belém, deve ser o apartamento de minha mãe. Também conseguido em 2006, via Cohab -Caixa Econômica.








Em julho agora , eu, minha mãe e minhas irmãs, iremos passar férias incríveis no Rio de Janeiro, hospedados num hotel na praia de Copacabana. Tudo bancado por mim. Antes que alguém diga que ela viajará com dinheiro público. 




Sou , e falo sem falsa modéstia, um profissional muito bem sucedido. Funcionário efetivo do Governo do Estado e da Prefeitura de Belém. Ambos concursados. Ou seja, nunca precisei de ninguém pra me indicar, para me abrir uma janelinha. E por isso tenho condições absolutas de proporcionar a minha mãe tudo que ela merece.








Sinto profundamente que um homem público como Nil, pela qual tinha até apreço e respeito, tenha usado um expediente tão medíocre e baixo para atingir pessoas inocentes.
Homens não se refugiam em perfis anônimos, não temem por sua opiniões e respondem por ela. Assim como faço aqui. Já os moleques, apenas eles, usam os recursos fuleiros como um perfil fake, para atacar pessoas.








No mais, não nos interessa a podridão de que grupo quer que seja. Só queremos seguir nossa vida como sempre foi: discreta, honesta, ilibada e correta.

Além do Carlinho, somos outros oito irmãos. 

Eu, Roni, sequer vi pessoalmente o prefeito de Mocajuba. O conheço por fotos. Apenas.

Esse poder pelo qual vocês se digladiam jamais me interessou.




*****************************


O blog entrou em contato com o vereador Nil Vasconcelos (PSDC) para perguntar sobre o suposto compartilhamento  das informações , o vereador disse que compartilha muitas coisas pela rede social e não lembra exatamente. 

9 comentários:

Anônimo disse...

toma-te

Anônimo disse...

só um comentário

NÃO É CRIME PUBLICAR DADOS QUE JÁ SÃO PÚBLICOS. ESSE NIL, NA SECA DE SER PREFEITO ATIRA PARA TODO LADO MAS NISSO O PROFESSOR NÃO TEM O QUE FALAR.
TÃO-SE-COMENDO

Anônimo disse...

NILL E DOIDO E TA PERDENDO A NOÇAO.AQUI MESMO NO BLOG O VEREADOR E PROFESSOR EDER BAIA FOI CITADO DE TER OCUPADO UMA FUNÇAO EM UMA SECRETARIA NO GOVERNO.EDER E APENAS VEREADOR ELEITO ESSE ANO E NUNCA FOI FUNCIONARIO DA PREFEITURA

Anônimo disse...

Se depender dos seus eleitores e dos mais recentes sinpatizantes, pelos últimos fatos de denúncias no município. Ele será o futuro prefeito da nossa cidade, pois ele está cumprido o que prometeu na campanha política " a moralidade na política de mocajuba".Ele está fazendo o verdadeiro papel de vereador de fiscalizar os serviços prestados a sociedade. Pois aqui no municipio, se confude o que é dever do legislativo e do executivo. Continue na sua Caminhada vereador Nil Vasconcelos, seus eleitores e simpatizantes estão orgulhosos de sua atuação.

Anônimo disse...

que doido isso
o cara mal se elegeu
quem fez as denúncias que levaram a operação foi outro vereador.
e o VEREADOR piroca está achando que pode ser até prefeito
PARA#OMUNDO#QUE#QUERO#DESCER.

Anônimo disse...

por favor o nome do meu irmao é NICELES VASCONCELOS.VEREADOR.ADVOGADO E FUNCIONARIO CONCURSADO DO TCM E FUTURO PREFEITO DE MOCAJUBA
nao é PIROCA

Anônimo disse...

linda, você está de parabéns!!
O blog está cada vez melhor.

Viva você, hoje sempre.

Anônimo disse...

Hummmmm agora que já se elegeu ja nao é o bom e velho PIROCA que fazia farra com a gente todo fim de semana KKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

bem lembrado a maioria desses vereadores cometa que so querem se fazer vem a mocajuba so fim de semana fazer farra e vai embora.quando nos mocajubenses vamos eleger gente comprometida com a gente que more na cidade.fim de semana voce nao conta com nada aqui pq as ditas autoridades estao todos longe da cidade uma vergonha

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar