quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Mocajuba: Reginaldo Ramos, um mocajubano, manda carta ao blog



Cara Carmem e Mocajubenses,

A reeleição trouxe muitos prejuízos ao país. Daí se discutir a ampliação para 5 ou até 6 anos o mandato do executivo e do legislativo, para não se permitir o instituto da reeleição.

Defendo, inclusive, que não se permita reeleição, até mesmo intercalada. Àquela que permite que o Wilde retorne, de tempo em tempo, feito uma assombração.

Não há como não se utilizar da maquina pública, com o instituto da reeleição. E isso não é diferente com o Rosiel. Vejamos:

O Rosiel fez privado a coisa pública: pintou com cores de campanha todos os órgão públicos, prédios, bancos de praças, quiosques, tudo, mas tudo mesmo.
Aquelas cores cintilantes bregalizam nossa linda Moca. Cores do concreto aparente, da cerâmica de revestimento, o blilho natural da madeira, nos prédios públicos, deixaram de existir.

Contrata servidores temporários, sem qualquer processo seletivo mínimo. Ou seja, o princípio da impessoalidade inexiste. Você pode ser a melhor professora, mas se não for da turma, está fora.
E o pior: faz refém essas pessoas contratadas. Demite os professores durante o período de intervalo para não pagar 13º salário e férias, e ameaça quem deixar de votar nos candidatos da legenda.

Faz aquisição de bens e serviços sem licitação, tal como sempre fez o Wilde. Inadmissível que um único posto forneça todo o combustível para o Município. E o pior, sem qualquer controle da quantidade efetivamente utilizada. A gente só sabe que o município gasta aos milhões.

E agora, o que fazer? Em quem votar?

Eu diria que apesar de não conhecer a Alda, ela é o caminho mais lúcido a ser seguido. Por várias razões:

Primeiro: é mulher. Isso pode parecer clichê, mas a alma feminina é mais sensível a identificação de problemas, principalmente na área da saúde. Por utilizarem mais o sistema de saúde, acabam percebendo com maior facilidade onde está o gargalo, e tendem a resolver o problema com medidas humanizantes, mas baratas, do que com construção de prédios caros e vazios de remédios e profissionais de saúde.

Segundo: Representa algo novo. O novo tende a estabelecer com o velho uma competitividade sadia. Essa competição pode levar a corrigir erros, e a fazer mais pela cidade.

Terceiro: não está tão embrenhadamente vinculada/devedora de favores a grupos/elites políticas. Os grupos instalados( encastelado ao poder, como a blogueira fala) fará tudo para manter o status quo.

Quarto: evita o fortalecimento excessivo do um grupo( do Rosiel, por exemplo). Municípios com famílias super fortalecidas são mais pobres do que aqueles que alternam mais o poder. Basta vê Abatetuba, com os Narrinas, e o Maranhão com os Sarneys. É no Maranhão que estão os municípios mais pobres, e de mais baixos IDHs do Mundo, não é só do Brasil.

Ou seja, na dúvida, o eleitor deve evitar a perpetuação. E para evitar, o mais coerente é votar na Alda.

Um abraço.
Reginaldo Ramos
40 anos, mocajubense, é advogado, ex servidor do Ministério Público, ex Procurador do Iterpa, atualmente é Procurador do DETRAN/PA 

Um comentário:

Anônimo disse...

Reginaldo,gostaria que fizesse um comentário com relação ao sr. Aldo Serrão,pessoa muito ligada ao prefeito Rosiel Costa(conselheiro do Rei),pessoa muito próxima de você até pouco tempo.Como analisar uma união pela história de vida que tiveram tão os dois personagens.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar