quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Mocajuba: Moradores denunciam a Destruição de Mais um Patrimônio Histórico na Cidade de Mocajuba - A Praça do Rosário (Um resquício do Quilombo Mocajuba )


Destruição da Praça do Rosário em Mocajuba

Praça do Rosário - Mocajuba (PA)



Tornou-se uma constante a destruição dos resquícios da história da cidade....
E a população denuncia um reforma atabalhoada que destrói elementos históricos da cidade.
As redes sociais multiplicam os gritos contra a destruição da Praça...




Mocajuba, muito antes de torna-se município juridicamente e ainda parte da Sesmaria de Cametá, teve seu território construído nas lutas negras - a exemplo do Quilombo Mocajuba, formado as proximidades do Rio Tocantins, mas não tanto e a margem de um Igarapé que hoje corta o município. Depois que Mocajuba emancipa-se o quilombo torna-se um Bairro - o Bairro do Arraial.



Hoje, da mesma forma que atentou contra a memória da cidade destruindo a Praça da Matriz, a Praça de Nossa Senhora da Conceição - o atual prefeito Rosiel Costa (PR) destrói a Praça do Rosário e com ela, os registros e testemunhos da história da cidade. Se não bastasse o fato da destruição histórica e cultural, pesam sobre o atual gestor acusações de multiplicar obras na cidade por possuir relações estreitas e obscuras com as empresas de fornecimento de cimento.




Há também denúncias ao blog de que a possibilidade de perder o comando dos recursos da cidade também leva o atual gestor também acelerar obras e gastos.

6 comentários:

Anônimo disse...

É uma pena!!!. Creio que a revitalização seria a forma mais adequada para preservação dos patrimônios públicos. Por que que ele não derrubou o prédio da Secretaria de Sáude que está em precárias condições?

MAGAMAI disse...

Nós jovens, que passamos nossas infancias no divertindo fazendo de nossos dias os melhores possives em monumenos memoravel comquistados pelos nossos avós, que só querian dar uma vida mais diguina aos nossos pais, monumentos esses que estão sendo destruidos, uma destruição sem logica sem rumo, o que apresentaremos aos nossos filhos no futuro sobre a historia do nosso municipio uma historia que foi contruida por meio de muita luta e muito sangue derramado a memoria dos que lutaram por liberdade está sendo menospresada por uma ideologia de monopolio.

Anônimo disse...

BOM DIA.
Queria que investigassem se o oficio que dizem que os moradores assinaram como esta sendo colocado as coisas porque segundo os boato tal oficio pede a revitalização da praça mais o que se ve e a destruição dela como ja foi feito em outros patrimonios ai em Mocajuba e nada se faz com esse gestor.
Porque se o oficio costar que e apenas uma revitalização que era pra ser feita a dois anos atraz e não agora em plena campanha temos que nos unir e pedir intervenção do ministerio publico ou e responsabilizar esse gestor ou iremos ricar de braços cruzados mais uma vez e ver o cara fazer e acontecer?.
Aqui fica o meu protesto ...

Anônimo disse...

Acho que as pessoas querem que Mocajuba fique parado no tempo.

Anônimo disse...

Não. Não é verdade que pessoas queiram que Mocajuba fique parado no tempo. O certo é que devemos preservar o que já temos e ir em busca de novas conquistas sem precisar destruir obras e patrimônios publicos, porque alem de destruir,se torna um desperdício de dinheiro publico com obras super faturadas em plena campanha eleitoral. Isso é crime, não podemos nos calar. Acreditava no gestor atual, porem desde que vi a praça do arraial destruída, então pensei será mesmo que vale apena votar em uma pessoa sem sentimento histórico, vamos refletir diante da situação.

Anônimo disse...

A destruição do patrimônio, nada mais é por causa da verba que será destinada para construir outra coisa nesse lugar, isso nos lembra das dezenas de aparelhagem, grupos, bandas, artistas e tudo mais, desperdiçando dinheiro público. E tem mais, já está contratada a banda caferana para tocar no final do ano, ao preço, pasmem, de R$ 30.000,00, trinta mil, isso mesmo, ora a Caferana vem pra cá, por muito menos disso, e o resto do dinheiro pra onde vai? Há lembrei, pra ajudar pagar um certo apartamento comprado em Belém recentemente... Vejam bem vote certo ou sif........

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar