quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Cametá: Bebê Com doença Rara é transferido para Belém (PA)


Um bebê de apenas dois dias de vida foi transferido para Belém no final da manhã desta quarta-feira (22).  A criança que nasceu no município de Cametá, na região nordeste do estado, tem um problema congênito na coluna, quadro conhecido como espinha bífida, e precisou ser levada à capital para receber atendimento especializado na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. De acordo com o hospital, o menino possui quadro clínico estável e está internado na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).
Bebê chegou à Belém de helicóptero acompanhado da mãe e de uma equipe médica. (Foto: Fernando Araújo/O Liberal)Bebê chegou à Belém de helicóptero acompanhado da mãe e de uma equipe médica. (Foto: Fernando Araújo/O Liberal)
O recém-nascido que tem dois dias de vida foi transferido de Cametá para Belém em um helicóptero do Corpo de Bombeiros. O translado durou 45 minutos e teve o acompanhamento de um médico e de uma enfermeira designados pela Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sespa). O menino veio acompanhado de sua mãe, Maria de Nazaré, de 19 anos.
Segundo a Sespa, a espinha bífipa é uma má formação congênita provocada por um fechamento incompleto de parte do corpo do bebê ainda dentro da barriga da mãe. É uma das lesões mais comuns da medula espinhal, podendo ocorrer em toda a extensão da coluna, já que não há proteção óssea. A prevalência é de um nascimento para cada 800 (no Brasil em 2007, segundo Data SUS).
A espinha bífida geralmente vem acompanhada de outros problemas, como: hidrocefalia, paralisia flácida; diminuição da força muscular; atrofia muscular; incontinência dos esfíncteres de reto e bexiga.
O primeiro procedimento do tratamento da espinha bífida é o fechamento da medula, feito geralmente em até 48 horas após o parto. Uma equipe multidisciplinar da Santa Casa deve acompanhar o tratamento do recém-nascido. Na Santa Casa, a criança trasnferida ainda deve passar por exames.

Fonte: g1

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar