quarta-feira, 16 de maio de 2012

O rebatimento da Aliança


O noticiamento da aliança de Zeca Guimarães (Zeca do BI) a Alda Ferreira (DEM)  formando um grupo para fortalecer o pleito de Alda Ferreira a prefeitura de Mocajuba gerou um ambiente típico dessas épocas pré-eleitorais.


A oposição em Mocajuba muito raramente vai em um bloco apenas, porque em um deles formado pelo PV em torno de uma possível candidatura de José Antônio Guimarães tem hoje um problema de confiança familiar não muito fácil de resolver, visto que Zeca Guimarães (PSDB), o Zeca do Bi, teria garantido apoio ao primo José Antônio Guimarães (PV). Mas, algum tempo depois, em aliança com Estélio Guimarães resolveu tomar um rumo próprio lançando uma pré-candidatura própria.


A notícia de aliança com Alda Ferreira ressoou naquela parte do clã e foi alvo de muitos comentários e até de discursos inflamados nas redes sociais.

reprodução facebook

E membros do  PV jovem atacaram a aliança e seus membros, na mesma rede social. Veja mais um dos comentários abaixo da postagem replicada na rede.

Jovana Machado - PV Jovem


Decorre que a ala Guimarães ligada a José Antônio Guimarães manteve o propósito de elegê-lo prefeito da cidade mesmo com a perda de um membro expressivo do clã.


Há mais ou menos um ano,  José Antônio Guimarães  começou um retorno para Mocajuba, após 35 anos.  Estabeleceu residência, visitou as comunidades agrárias e foi agregando pessoas em torno de si com o firme propósito de "tomar o poder" em Mocajuba (PA).



Hoje pretende apresentar-se como terceira via para a cidade, como mesmo argumento de Rosiel Costa (PR) atual prefeito - de que é novo na política, nunca exerceu nenhum cargo e não tem comprometimento na gestão pública.



Esse é um problema comum em cidades como a nossa onde poucas famílias revezam-se no controle do poder público - vez ou outra elas passam por conflitos internos. Em Mocajuba isso parece uma constante, como mostra o exemplo de Junior Sabbá (o boibojú) e Estélio Guimarães - os cunhados que se digladiam-se em torno do poder local.




O leitor precisa ficar bem atento e lembrar que como disse NãoSeiLáQuem : Política é Igual Nuvem. Você olha está de um jeito. Olha de novo. Está de Outro.




Nada está sacramentado de fato. Uma coisa parece certa. Zeca do Bi (PSDB) não pode ser candidato sem  Alda Ferreira (DEM), porque ele não tem robustez eleitoral. Apoiar José Antônio Guimarães (PV) abandonando a aliança com Alda Ferreira (DEM) também não é viável dentro do projeto dele, seja porque o PV não é base do governo, seja porque os dois primos querem ser candidatos a prefeito. Mesmo que Zeca Guimarães (PSDB) deixe a aliança com Alda Ferreira (DEM) também não pode ser vice do primo pois trata-se enxugar gelo, já que os dois não tem muita capilaridade eleitoral e sua maior base é a mesma família - que mesmo sendo grande - sozinha não soma o total de votos que eles precisam.



Alda Ferreira já é vice e para ela que, seja da proporção que for, já tem estrutura eleitoral e na política o que vale é voto. Ela deve agregar em torno de si os demais. Porque, segundo, ela (ontem) não tem mínima chance de que assuma novamente a vaga de vice em qualquer projeto. Está confiante em liderar a oposição com apoio do governador Simão Jatene (PSDB) que pode ainda intervir no jogo - já que dois partidos das base do Rosiel Costa estão com ele: PPS e PSB.



José Antônio Guimarães (PV) já acenou a bandeira para o PPS indicar um vice para chamar de seu. Mas Aldo Serrão (o presidente da eterna comissão) já está fechado com o prefeito. Grande parte do PPS e muita gente nova que entrou no partido não acompanha o prefeito Rosiel Costa (PR). Contudo, terão que passar por cima de Aldo Serrão para indicar um vice para o Zé. Por outro lado, mesmo estando com o governo, Aldo Serrão seria o nome possível para uma vice-candidatura a prefeito, mas ainda é apenas uma possibilidade - já que na política eleitoral até boi voa.



Só digo uma coisa ao pessoal novato. Forrem o estômago e segurem a língua porque por enquanto o cenário ainda está aberto e esse processo de fechamento das alianças é coisa de "gente grande". Esses dias que faltam para bater o martelo, no país inteiro, só se vê boi voando. Em julho tem sempre umas bestas que ficam vagando - pasmas pelo chão enquanto a boiada segue em frente.


3 comentários:

Anônimo disse...

PV so tem velho kkkkkkkkkkkkkk como diz paulinho da viola.por dinheiro irmao desconhece irmao.nesse caso e primo desconhecendo primo kkkkkkk
jeovana boi de piranha.ex puxa saco da fatima braga agora josé guimaraães.cuidado menina.nao te mete em briga de peixe grande lambarizinha.

Anônimo disse...

Quem tem voto no PPS em Mocajuba é o Alyrio, que sem apoio do Aldo, e do pessoal que lhe circundam, teve 2400 votos sem apoio do prefeito de ex prefeitos e nem dos primos (sabbás)e de nenhum vereador. Ele é do PPS será que ele vai aceitar o Aldo depois da traição.

Carmen Américo disse...

Desculpe minha ignorância, mas Alyrio Sabbá ainda é do PPS? E a que traição você refere-se?

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar