sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mocajuuuuuuuuuuba: Chegada do Barco do "Dico Loy""

Trapiche antigo de Mocajuba, hábitos antigos
Na foto: HEBER COLARES, MARIALDA CONTENTE, ZE COELHO, MESTRE ZITO, EWAGNO
ALEX BACHA


Com ajuda de um leitor (a) descobri que essa foto mostra um verdadeiro evento da cidade de Mocajuba em décadas passadas (?) : a chegada do barco - algo que é relembrado sempre com muita emotividade pelas pessoas que viveram esse tempo e tinham nesse momento algo rotineiro e muito agradável, cheio sempre de muitas surpresas.


Nesse caso, era a chegada do Barco do "Dico Lói" que fazia a linha Belém-Mocajuba-Belém. O barco do lado era do senhor Filhinho Furtado "IATE LUIZ FURTADO FILHINHO FURTADO, O BARCO LEVA O NOME DO FILHO DELE ,LUIZ FURTADO, também falecido". Na foto registra-se a presença do senhor Manoel do Carmo Américo, pai da professora Laura Américo. 


No tempo em que o tempo da cidade era comandado quase que exclusivamente pelo rio
Rio Tocantins...

Alguém mais se reconhece ?





10 comentários:

Anônimo disse...

Ègua!! mUito antiga essa foto.
O trapiche não tinha nem a proteção ainda.

Anônimo disse...

Eu quero é saber das composições políticas

Anônimo disse...

Anonimo das 18:00 você tem que valorizar nossas lembranças esquece um pouco dessa tal de politica, alivia a mente, toma uma cerveja,para de falar em politica c....

Anônimo disse...

O BARCO DO LADO E O "IATE LUIZ FURTADO" DO FALECIDO FILINHO FURTADO.O BARCO LEVA O NOME DO FILHO DELE LUIZ FURTADO, TAMBEM JA FALECIDO.A FOTO E A CHEGADA DO BARCO DICO LOY.QUE FAZIA VIAGEM BELEM X MOCAJUBA.ERA UM ACONTECIMENTO A CHEGADA DESSES BARCOS A DONA JOANINHA VINHA CORRENDO LA DA PEDREIRA QUANDO OUVIA O APITO.

Anônimo disse...

conheci doias ai da foto, o falecido seu zito.pai da nely e o manoel do carmo americo,pai da professora laura

Anônimo disse...

a casinha azul la no fundo era o BARRA MANSA do falecido maneco leao.pai do mercante marco antonio,roberto e edinho leao;

Anônimo disse...

eu conheci um monte3
HEBER COLARES
MARIALDA CONTENTE
ZE COELHO
MESTRE ZITO
EWAGNO
ALEX BACHA

Anônimo disse...

eu lembro dessa epoca.os barcos eram DICO LOY do ex prefeito manoel furtado.MENSAGEIRO do ex prefeito sabino wanzeler.LUSTE da familia trindade.LIDUINA da familia moreira.DEPUTADO BENASSULY que nao lembro do dono.era um acontecimento a chegada desses barcos.lotava o trapiche.eles eram unico meio de comunicaçao e transporte com a capital belem e outras cidades da margem do rio tocantins.hoje quem ainda matem essa linha aos fins de semana e o BARCO JUBILEU da familia trindade,transportando basicamente mercadorias para o comercio local

Anônimo disse...

nessa epoca quem mamava era o prefeito nario guimarães.junto com benedito e antonico guimarães,aluisio colares e capitão roseta.olhem bem para esses nomes.os seus descendentes querem voltar.será que mocajuba sempre vai fazer rodigio entre essas pessoas.vamos mudar gente.

Profº Albertino Martins disse...

Parabéns pela postagem.
A imagem é a recuperação de um legado histórico de Mocajuba, que sempre merece ser destacado. O Profº Emerson Campos possui um dos maiores acervos fotográficos (antigos e atuais) de nossa cidade. Sugiro que possas procurá-lo.
Profº Albertino Martins.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar