segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mocajuba: bons ventos sopram no município



Um projeto da Polícia Civil leva orientações aos estudantes de escolas públicas de Mocajuba, na região do Baixo-Tocantins, nordeste do Pará, sobre prevenção do uso de drogas. Criado pelo investigador Arley Carneiro, sob supervisão do delegado Francisco Armando Sales, a ação educativa foi levada aos jovens durante a solenidade de abertura dos jogos inter-escolares municipais realizada na noite do último dia 30 de agosto. Na ocasião, as escolas locais puderam participar do lançamento oficial do Projeto “Mocajuba Sem Drogas”. O evento contou com as presenças de estudantes das escolas de Mocajuba, além de representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público do Estado, da Defensoria Pública e de empresários locais.


Segundo o idealizador do projeto, Arley Carneiro, “não basta apenas reprimir o tráfico de drogas e o Poder Judiciário aplicar as penas aos criminosos. Temos de atacar os traficantes em sua principal fonte de renda que são os usuários. Se educarmos e conscientizamos as pessoas, teremos menos usuários e, logo, menos clientes para os traficantes. Desse modo, haverá menos famílias destruídas pelas mazelas geradas pelas drogas”.


O projeto teve início no final do ano passado, com o lançamento de um concurso entre as escolas para a escolha da logomarca que seria impressa nas camisas para distribuição entre os alunos. A partir de janeiro, o projeto deu início ao ciclo de palestras nas escolas. Já em fevereiro o número de ocorrências de uso de drogas na cidade diminuiu. “A meta do projeto é alcançar todas as turmas de todas escolas em Mocajuba. Até a presente data, já foram ministradas mais de 25 palestras e mais de 1.250 estudantes assistiram e foram informados sobre as mazelas e consequências do uso e do tráfico de entorpecentes”, asseverou o investigador da Polícia Civil.

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar