sábado, 3 de setembro de 2011

Brasil: Política social é mais importante que aumento, afirma Luiz Fux

Judiciário não quer sobrepor aumento à questão social, diz ministro do STF.
STF reagiu após retirada do pedido de reajuste da proposta de orçamento.

Muito Bem Ministro !! Muito Bem!

O ministro Luiz Fux, do STF (Foto: Antonio Cruz /
Agência Brasil)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux afirmou neste sábado (3) que a reserva de recursos do orçamento da União para questões como políticas sociais, por exemplo, é mais importante que o pedido de reajuste dos salários dos ministros da Corte.



“O Judiciário jamais vai reivindicar salários em detrimento das soluções dos problemas sociais que afetam o país. A questão do orçamento é constitucional”, disse Fux.
O ministro se referiu à mensagem que a presidente Dilma Rousseff encaminhou ao Congresso Nacional incluindo o pedido de aumento do Judiciário.


O adendo à proposta orçamentária da União foi enviado ao Legislativo depois de reações do STF contra o corte, da proposta de orçamento, do reajuste de salários de servidores e magistrados.

Na mensagem, a presidente afirmou que não haveria como contemplar o pedido de aumento no orçamento de 2012 e apresentou como justificativa a necessidade de manter o ajuste das contas do governo, diante da crise internacional.
 
O governo também destaca, na mensagem enviada, que é "importante" que o Brasil "mantenha sua trajetória de equilíbrio fiscal".

"O aumento excessivo na despesa primária do governo central traria insegurança e incerteza sobre a evolução da economia brasileira em um contexto internacional já adverso", diz o texto.
Para Fux, o episódio não passou de uma questão constitucional, e o desconforto foi causado pelo desrespeito aos trâmites legais.

O ministro afirmou que, de acordo com a Constituição, cabe apenas ao Legislativo aprovar ou não a sugestão de orçamento enviada pelos poderes da República.
 Fonte:G1

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar