domingo, 4 de setembro de 2011

Amazônia: Desenvolvimento sustentável: R$1 bilhão para a região

Nota do blog: Já sabíamos disso antes deste processo de divulgação porque estamos estudando tais estratégias. Mas agora a divulgação é pública.

Uma notícia execelente para a construção da sustentabilidade no processo de desenvolvimento regional.

Mapa do Desmatamento na Amazônia


Veja a matéria abaixo.


Rio - Após mais de uma década de atuação na Região Amazônica, de onde vem boa parte da matéria-prima usada na produção de seus cosméticos, a Natura lançou o Programa Amazônia — iniciativa para o desenvolvimento sustentável que receberá investimentos de R$ 1 bilhão até 2020. A proposta é fazer da região um pólo mundial de pesquisa e inovação, a partir da potencialização das cadeias produtivas que fazem uso da biodiversidade local.

O programa vai ampliar as oportunidades de trabalho e renda e organizar as comunidades, com a participação do poder público, das entidades não governamentais, do meio acadêmico e de agentes sociais. Serão três linhas de atuação.

Na primeira, ‘Ciência, Tecnologia e Inovação’, em parceria com universidades brasileiras e instituições de pesquisa internacionais, será criada rede de pesquisadores. Em 2012, a empresa vai abrir o Centro de Conhecimento e Inovação da Natura na Amazônia, em Manaus.

No segundo campo — ‘Cadeias Produtivas Sustentáveis’ —, a cosmética estimulará agroextrativistas e produtores, por meio do empreendedorismo social. Nova fábrica será instalada em Benevides, no Pará, com prioridade para o uso de insumos amazônicos. A meta é elevar de 10% para 30% a venda em reais desse portfólio até 2020 e dobrar o número de famílias e comunidades tradicionais beneficiadas.

Na terceira linha de atuação — ‘Fortalecimento Institucional’ —, o projeto dará suporte à implantação das frentes de ‘Ciência, Tecnologia e Inovação’ e de ‘Cadeias Produtivas Sustentáveis’. A companhia elegeu seis temas prioritários, em acordo com produtores: Educação, Empreendedorismo, Justiça Social e Cidadania, Políticas Públicas, Conservação, Valorização e Uso Sustentável da Biodiversidade e Cultura.

Fonte: O Dia On Line
Imagem: INPE/GEOMA

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar