domingo, 17 de julho de 2011

Mocajuba: Uma Esperança de Que a Malária Recue em Mocajuba

Há meses este blog alerta que a malária tinha alastrado-se nas zonas ribeirnhas de Mocajuba.

Além de nós, outros blogs regionais começaram forte campanha na internet para alertar as autoridades sobre a situação de calamidade que os municípios do baixo-tocantins passavam. A situação era tão caótica que chegou a mídia nacional. Teve até deputado gritando lá pela tribuna federal, o Cláudio Puty do PT.

reprodução

Desde o mês de março, quando as águas subiram, na chamada  estação de enchentes, os casos já multiplicavam-se e as crianças eram as maiores prejudicadas.

É muito angustiante vivenciar a situação de negligência e abandono das populações atingidas.

As crianças sofrem, os pais e mães atingidos ficam muitos dias sem trabalhar, então além do sofrimento e do risco de morte, o sustento da família fica alterado. Conheci uma família que todos os cinco membros já tinham pegado, e dois deles estavam doentes pela segunda vez. È dor de cabeça, náusea, febre até tremeeeer, fadiga - que foi definida por ribeirinho amigo meu como " uma-artissima-vontade-de-não-sair-do-fundo-da-rede.

Agora, parece que a nova secretária de sáude de Mocajuba, chegou-botando-quente, como se diz popularmente. As equipes estão realizando visitas, borrifando com veneno e encaminhando o sangue dos doentes para exames. Vejam no blog de progaganda da Prefeitura de Mocajuba.

Tá vendo gente !!!

Tem jeito. Estão tomando as chamadas medidas cabíveis. O combate a malária é feito por procedimentos bem simples e já muito conhecidos pelos profissionais de saúde. Só precisa fazer. Querer fazer. Uma das ações que achei interessante é a visita das casas para identificação de casos e coleta de sangue para realização de exames.

Era uma situação muito humilhante, as pessoas com malária na fila do hospital esperando por horas a fio para serem atendidas e medicadas.

Eu não posto as fotos das crianças com malária para que vocês não se choquem e as crianças não sejam expostas.

Gente, elas ficam bem magriiiiiiiiiiiinhas, com a pele em tom amarelado e um ar de tristeza que corta o coração de qualquer ser humano.

Ficam papiste, gente.

Reaprendi o significado dessa palavra com a malária em Mocajuba. As mães dizem-me:

- Ha, minha mana, ispiá cumo-ela-tá. Esta-minha-ziiinha: papiiiste, papiiiiste.

Nosso povo é uma graça com esse sotaque cantado e com essa riqueza de vocábulos tão excêntricos.

Nossos Parabéns a Equipe da Secretaria de Sáude de Mocajuba !!!!

Em "bora" atrás desse mosquito que ele é uma praga.

Eu até já tinha acostumado-me com idéia de pegar-a-doença com minhas andanças pelas áreas riberinhas.

Agora, acho que-vú-iscapá.

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar