domingo, 10 de julho de 2011

Mocajuba: Governo Federal Cumpre Compromisso Histórico com os Moradores das Ilhas de MOCAJUBA

Governo Federal  investe nas áreas de ocupação tradicional de Mocajuba através do Instituto De Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e construirá 67 micro-estações de tratamento de água nos Projetos Agroextrativistas (PAE`s) Ilha Grande de Vizeu, Ilha Conceição de Mocajuba, Ilha Tauaré e Ilha Ingapijó, para atender com água potável 197 (cento e noventa e sete) famílias ribeirinhas. Gente é nosso pessoal-do-sítio. Os PAE ´s foram a forma encontrada pelo governo federal para garantir apoio as comunidades tradicionais amazônidas. E isso é uma luta de muitos anos do movimento social de Mocajuba (Sindicatos, Associações, Partidos de Esquerda). Mas tem gente pegando carona na luta social mocajubense.



Trata-se de uma necessidade histórica das áreas insulares, (ilhas) visto que o acesso a água potável é umas das demandas mais antigas destas comunidades. Uma grave questão de saúde.


FotoeMosaico:CarmenAmérico
Nestas áreas, a população desloca-se grandes distâncias para buscar água de fontes que ficam na terra-firme e muita gente vem buscar água na sede municipal em pequenos barcos (rabetas), o que pode durar até três horas.
Habitação Ribeirinha em Mocajuba



Não raro, por conta dos atropelos cotidianos das famílias, muitas delas terminam apenas coando a água em filtros improvisados com pequenos pedaços  de tecido de algodão ou ainda usando filtros domésticos que não eliminam totalmente as impurezas, o que causa frequentes problemas de sáude como diarréias e verminoses.

***
Pois bem. O recurso do Governo Federal foi repassado à prefeitura municipal de Mocajuba através de convênio. A única coisa que a prefeitura local tem que fazer é administrar a aplicação do recurso.

***
Uma parcela do recurso já foi liberada no dia  16/06/2011, conforme já informamos aqui, foram mais de 100.000 reais. 

                                                                             ***
A prefeitura cabe organizar o processo de licitação e contratação da empresa para construir as estações de tratamento. A nós, cabe fiscaliizarmos a prefeitura.
O repasse dos recursos é semelhante ao processo que transferiu mais de R$ 2.000.000,00 (dois milhões) para a prefeitura mocajubense  realizar o asfaltamento dos bairros da PRANCHINHA E MONTE ALEGRE e CIDADE NOVA. 

Foi a-maior-festa-na-cidade. Foi na verdade a maior papagaiada, com carreata e tudo mais. 
Lembram ?
Vejam a foto abaixo.
Foi neste dia que a então governadora Ana Júlia Carepa anunciou que o recurso já estava na conta da prefeitura de Mocajuba.
Ana Júlia e Rosiel Costa: as vésperas do ínicio da campanha à reeleição.
Foto: AgenciaPará

O governo do estado repassou o recurso, a prefeitura divulgou em Diário Oficial que contratou a empresa Pólo Construções para realizar o asfaltamento dos referidos bairros, e até hoje, mesmo mantendo um blog para, supostamente, divulgar as ações da prefeitura de Mocajuba, ainda não encontrou espaço para explicar quaAAAAndo afinal, o recurso recebido no ano passado e amplamente divulgado será, enfim, aplicado. Na realidade no DO, dizia que o contrato era de exatos R$1.967.297,00, com que o prazo de validade era até 03/11/2010.
***

Isso você já sabia, né ?

Os problemas de Mocajuba não derivam de falta de envio de recurso  seja da esfera estadual ou federal.


No caso, do governo federal:
Gente, o governo federal manda muito dinheiro.  






A presidenta Dilma Roussef, está fazendo sua parte. Mas nós, como cidadãos e cidadãs ativos precisamos nos manter atentos com o destino do recurso. O prefeito local foi eleito para gerir a cidade e seus recursos. È nosso empregado. E nos deve satisfações dos seus feitos.

***

Pense bem. Porque escrever em um blog de propaganda que o recurso chegou pode ser apenas mais uma forma de nos fazer de idiotas. Divulgar que o recurso está chegando e não dizer como está sendo gasto, é o limite da falta de respeito com a população.

***

Veja que aquele-um não nega que recebeu os recursos para o asfalto dos bairros.Ele inclusive já divulgou isso umas 359 vezes.  Veja no BLOG DA PREFEITURA. Esta foto acima, com a governadora, é só um registro do dia em que ela veio anunciar, em Mocajuba, o tal repasse. Contudo, aquele-um  também não explica porque até agora, além de um selante gracioso que ele colocou em algumas ruas dos referidos bairros, o asfalto não foi realizado.  Mas isso é apenas parte desse imbróglio.
***


Geeeeeeeeente !!!!! [...]
Nem-conto-para-vocês:

Teremos Novos Recursos para Asfaltar a Cidade

A ELETRONORTE está disponibilizando, MAIS DOIS MILHÕES DE REAIS para execução de um projeto de PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, DRENAGEM, MEIO FIO E ARBORIZAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS IMPACTADOS PELA BARRAGEM DE TUCURUÍ, DENTRE ELES, MOCAJUBA.
Fiquei, particularmente, feliz em saber que a ELETRONORTE mantém-se firme no processo de compensação pelos danos causados pela Hidrelétrica de Tucuruí ao povo do baixo-tocantins. Isso é uma conquista incomensurável para todos nós. A empresa mantém-se firme, mesmo,  em um processo sério de transferência de recursos.

Cabe a nós cidadãos e cidadãs ativos ajudarmos a empresa para que o recursos sejam efetivamente gastos com os projetos para os quais se destinam e que efetivamente atinjam aqueles que precisam, nosso povo mocajubense.

***

Vejamos.
Presta atenção nisso.
Isso é realmente muito sério !!!
Olha só essa confusão:
***

Além do recurso que  GOVERNO DO PARÁ, no último ano do governo passado,  direto para conta da prefeitura para asfaltar os dois bairros mais populosos da cidade, agora a ELETRONORTE deverá enviar mais 2.000 MILHÕES para ARBORIZAR, FAZER A DRENAGEM, CONSTRUIR MEIO FIO. Até lá, ainda tem todo um caminho, mas isso já é deliberação da Eletronorte, e o prefeito de Mocajuba está animaaaaaado atrás deste recurso.
***
Gente, é recurso suficiente para deixar nossa princesa do Tocantins, quase uma rainha do tocantins, de tão bela. Já pensaram? Tudo asfaltado, arborizado, com meio fio e etc. e tal.


Contudo, suponhamos que, tal como ocorreu com o recurso do governo do Estado para a terraplenagem e asfalto, o tempo passe e nós  não vejamos-a-cor-do-asfalto. Não. No caso da Eletronorte, ela mesma deve adminstrar a aplicação do recurso, faz a licitação, vistoria, contrata a empresa. Assim é que eles vão fazer com as Escolas do Tambaí e do Bom Futuro que irão construir em Mocajuba.

Contudo, tem gente que, não está conformada com essa forma de adminstração do recurso. Ou seja, com o fato de que o recurso não passa pela prefeitura, está se organizando para concorrer à licitação para construção das escolas. Vão colocar suas empresas de construção no pleito.
Pode ?
Vamos ficar atentos nessa licitação e construção da escola.

Sei que vocês vão dizer:
- Mas Carmen você já mudou de assunto.
- Não estávas falando dos novos recursos para asfaltar e arborizar Mocajuba ?

***
Siim, péquenos(as) prestem atenção !!!
È que tudo está relacionado.
E vocês já ouviram falar de uma tal fábrica de asfalto que instalou-se por Mocajuba ?
Será que ela vai concorrer para fornecer o asfalto para tais obras ?
È. O negócio é terrível.
Parece que eu fico emendando um assunto no outro.
È que a grande questão desta gestão é ir buscar recursos.
Mas está esquecendo-se de prestar contas do uso deles.

***

Mas voltando ao quase dois milhões destinados ao asfaltamento da Pranchina, da Cidade Nova e do Monte Alegre.
Vocês lembram desta placa ?
O blog passou lá ano passado e registramos a indignação da população.


A Placa ánunciando o Asfalto foi alvo da indignação da população
Como do Asfalto só chegou a placa: moradores trocaram a palavra ASFALTO POR ASSALTO.
Não somos amebas
 
Poxa gente !!!  
O dinheiro veio.
Foi transferido. E foi inclusive, divulgada pela prefeitura, a contratação da empresa com prazo para começar e prazo para acabar a obra. Entretanto, asfalto-que-é-bom [...]
Nadinha.
***



Mas o-que-isso-tem-a ver-com-o-peixe... ?

Ops !!
Não é peixe, é a Estação de Tratamento de Água nas áreas riberinhas que está sendo construída pelo Governo Federal em Mocajuba.


Como os recursos para a projetos de pavimentação asfáltica e terraplenagem que vieram do governo do Pará relacionam com o recurso que já começaram a chegar para construir as  Estações de Tratamento de Água pelo Governo Federal nas Ilhas de Mocajuba?

E como os novos recursos que devem vir da ELETRONORTE relacionam-se com o recursos que a construção de Estações de Tratamento de Àgua pelo Governo Federal nas Ilhas de Mocajuba ?
***

Geeeeeente...... !!!  
O negócio é o seguinte:
No caso dos recursos repassados pelo governo do estado para o asfalto, o procedimento de repasse de recurso é o mesmo que este das Estações de Tratamento na Ilhas.
Ou seja, o  recurso vem do governo federal para a PREFEITURA local e fica sob gerência daquele-um, tal como veio do governo do estado, entrou na conta da prefeitura, e depois disso, ninguém sabe mais nada.

***

Desta vez precisamos estar mais atentos. Então, nós precisamos saber : é quem são os proprietários da empresas contratadas, conversar com eles, nos informar sobre o andamento das obras, informar se o prefeito os está pagando direitinho...

Né ?

Além disso, precisamos saber, afinal como se dá o processo de licitação ? Quem concorreu ? Quais foram os preços ofertados ? Porque tal ou qual empresa ganhou ? 


Isso é exercício de cidadania gente !!!




A questão da Àgua nas Ilhas não pode ser instrumento do benefiamento de alguns
Fotos e Mosaico: Carmen Américo 

É fácil. 
É só perguntar ao digníssimo prefeito através de uma cartinha simples.
Mas vocês logo vão dizer:

- Aaaaaaaah Carmen, sooonha !!!  Ele nunca vai responder.

Eu lhes respondo:
- Claro que ele vai responder ! Ora bolas !
Ele é um rapazinho sério.
Se ele não responder a agente mandar a mesma comunicação para o Ministério Público Federal ou para o Ministério Público Estadual.
***

E ai ?
Será que ele não responde.
Responde, sim.
Quem não deve não teme.
Não é o que diz o adágio popular  ?
***



No caso dos recursos da Eletronorte para pavimentação asfáltica, arborização e meio fio, como relacionam-se as estações que titulam esta postagem ?


Geeeente,  é preciso ficar atento e forte para pessoas de má-fé não peguem carona nas conquistas de outras, e tentem passar por suas, obras que não o são.


Vamos dar a César, o que é de César. 



As obras daquele-um são claras: tem a ver com festa, lazer, venda de cerveja e venda de material de construção.

Além disso, temos que ficar atentos para que o projeto que será enviado a Eletronorte não inclua o asfaltamento de bairros que já receberam os recursos para isso, que são: Pranchinha, Cidade Nova e Monte Alegre.
***

Você deve estar pensando:

- Sim, Carmen. Mas o que isso tem a ver com as Estações de Tratamento que o Governo Federal está construindo nas Ilhas de Mocajuba ?

É o Seguinte, gente:

Será que ano que vem, estaremos perguntando:  afinal onde está o recurso das Estações de Tratamento de Água das Áreas Ribeirinhas ? Tal como estamos perguntando hoje:



- quede o recurso do asfalto da Pranchinha e Monte Alegre e Cidade Nova ?




Com a palavra a prefeitura de Mocajuba.



11 comentários:

Anônimo disse...

o prefeito, já que gosta tanto da internet poderia criar um portalzinho da transparencia para acompanharmos direitinho os recursos, como, quanto e quando forma aplicados.
não precisava nem senha.

Anônimo disse...

voce diz em seu texto que tem gente pegando carona no projeto, mas na realidade é voce que está pegando carona nos textos do blog da prefeitura e ainda por cima nem tem a dignidade de colocar os créditos do texto. Corre o boato na cidade que voce estava de penetra na reunião do conjus em Baião, participou até do almoço sem ser convidada, sinceramente voce ja foi mais educada.

bye

Anônimo disse...

Vale ressaltar, que a prefeitura de Mocajuba, ficou os meses de maio e junho/2011, sem receber o repasse do Programa Nacional de Transporte Escolar, devido a falta de documentação na prestação de contas, relativa ao ano de 2010. Isso significa que o Prefeito Municipal não tem nenhum compromisso com a educação, ou está nandando em dinheiro.

Anônimo disse...

Gostaria de informar que no inicio de seu Governo, a Prefeitura recebeu milhares de litros de combustiveis da Eletronorte, a titulo de doação que foram para no posto de um vereador de Mocajuba. Será que foram aplicados em beneficios da população ou foram vendidos?

Carmen Américo disse...

ei, anônimo das 19:30, é tu né vassoura holandesa ?

Desta vez você passou. Mas foi só desta vez. Quer falar cria coragem. Não tem coragem ? Fica fazendo aquela tua palhaçada lá. Aqui é só para quem tem tutano.

hehe

Anônimo disse...

Carmen, Sabe outro boato que corre:

Que a Dona de uma ótica na cidade descobriu muitas diabitres daquele-um, não sei porque, deu um tapa na cara dele. Alguém gravou, e ela vai ao MP.

Anônimo disse...

ègua carmen se tu não publica não lei mais eeste teu blog

boato lindo do ficha limpa da cidade que em uma estada dele nem um tal abrigo ele viu um monte de colchão escrtio DEFESA CIVIL...

ADVINHA COMO FORAM PARAR LÁ!!!!!

Anônimo disse...

Será q só o prefeito de mocajuba era quem tinha direito aos convidados pra reunião do Baixo Tocantins?

Ou será q tem coisas a esconder?

PArabéns Carmem pela coragem...

Anônimo disse...

Meus Deus! Se bobear essa gestão está parece a Assembléia Legislativa: quanto mais se mexe, mais fede. Algumas indagações são pertinentes:
1- Quanta custa manter um time de vereadores, visto que não há oposição?????????????
2- Esses conselhos funcionam macumunados ???????????????

3- MP NELES!!!!!!

Anônimo disse...

Tão Mocajuba...
Fico perplexo como dizia um amigo.
Por que será que todos os vereadores agem como pau mandado do “MÃO LIMPA”, humilhando e rebaixando ainda mais a instituição Câmara Municipal , escutem, isso não configura QUADRIHA.
Estão nos roubando...
Quem é oposição em Mocajuba?????????????
Esse prefeito é metido a esperto, será que compra todo mundo????????
São um BANDO de cara de pau e vergonha parece não fazer parte do caráter da maioria destes vereadores!
Olhem o que digo. Se tudo que o Rosiel fizer de errado aparecer...
Ele ri do povo, e o pior que tem muitos que acham que ele é alegre...também faz todo nós de besta...e ainda faz festa pra ri da cara dos abestados;
Ele negocia essa vice prefeituta com todo e qualquer um que venha posar a foto desse blogzinho patético.
Faz propaganda enganosa dos recursos que são reparssados é um mentiroso sem tamanho...
E tem muito mais coisa debaixo do pano.
Esses mensaleiros , é assim que deveriam ser chamados tais vereadore, são um time????????????
Como, não existe nada justo quando todos se bandeiam só pra um lado.
Bando de mercenários, fico puto da vida.
Eles são uma quadrilha.
Deus é grande, e o prazo de vcs está acabando,
Vão se iludindo pintando a cidade p/ ver o troco que vcs terão nas urnas
VAMOS REAGIR MINHA GENTE..,

FORA ROSIEL E SUA GANG

Anônimo disse...

Prefeitos e vereadores corruptos: ISSO VEM DO POVO.
E de quem é o dinheiro que elevada riqueza desses uns. É NOSSO.
E de onde vem todo o dinheiro que os políticos (MÃO LIMPA) roubam para comprar mansões, apartamentos Doca de Souza Franco e viver no luxo? DO POVO, NOSSO DINHEIRO
De onde vêm o prefeito o vereador, ou UM ladrão qualquer...? Todos do povo.
Os prefeitos e vereadores, na verdade,são a cara do seu povo.
Sustentado por nós, e ainda nos roubam.. e não é pouco...
O quanto que esse prefeito já enbolsous... imaginem que antes de se eleger o que ele tinha era m supermercado falido no porto da palha.
Do povo vem o dinheiro que sustenta a ganância política, o roubo as negociatas, o mensalinho dos vereadores, as mutretas com cervejas, carne, supermecado de parentes em Tucuruí pór exemplo... entre tantas outras coisas.
POVO, ACORDEM
Os: esse cara (O PREFEITO) não parece o coringa (aquele do filme do Batmam)... ??????????

CARMEM. ACHA UMA FOTO E POSTA P/ O POVO VER A CARA DO TAL.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar