sábado, 9 de julho de 2011

Mocajuba: A 7ª Conferência Municipal de Saúde

Gente,  as vezes a forma como os gestores públicos tentam passar-se por carneirinhos azuis diante dos incautos é algo que faz corar qualquer anêmico. 

Vejamos que foi realizada na sexta-feira 08 de julho a VII Conferência Municipal de Saúde realizada no Salão Paroquial da Paróquia de Mocajuba. O tema foi interessante:  TODOS USAM O SUS! SUS NA SEGURIDADE SOCIAL POLITICA PÚBLICA DO POVO BRASILEIRO. 




Fonte: Blog da Prefeitura



Veja bem. A conferência é uma exigência do Ministério da Sáude para manter o envio regular de recursos. Em princípio é fruto do avanço democrático no país. 

È um instrumento que asseguraria o bom uso dos recursos, que já foi comprovado, é o suficiente para se ter saúde de qualidade nos municípios. Ou seja, se a sáude está ruim, não é extamente por falta de recursos que vêm direto do governo federal para a conta da prefeitura, controlada pelo prefeito local.


A realização da conferência em Mocajuba, mostrou a que a comunidade ainda dispõe-se a participar dos debates públicos.  O problema é o risco de que ela seja usada para legitimar práticas nefastas, pérfidas e maléficas para toda a comunidade Mocajubense.

Na conferência estávam:  usuários em geral,  conselheiros, trabalhadores em geral,  principalmente da área de saúde, além é claro, dos delegados que representarão o município na etapa estadual da Conferência Nacional. Estes delegados serão nossas vozes nos debates sobre a sáude do município em outras esferas.


Esses movimentos passam desapercebidos do conjunto geral da população. A gente esquece que o Conselho Municipal de Saúde é responsável pelo encaminhamento das demandas populares e, principalmente, que a ele cabe aprovar ou não aprovar a prestação de contas da gestão local. E aquele-um sabe muito bem disso.
Ao conselho cabe:
i) auxiliar na gestão pública para um melhor atendimento à população,;
ii) auxiliar a administração municipal tanto na análise quanto no planejamento, e ainda na formulação e aplicação de políticas de saúde; 
iv) Deve ajudar a definir prioridades  a elaboração de programas, projetos e orçamentos;
v) E principalmente, na fiscalização DOS GASTOS PÚBLICOS E NO USO DOS RECURSOS QUE SÃO DA ORDEM DE MEIO MILHÃO, EM MÉDIA, POR MÊS.

Os conselheiros são a alma da população e a conferência o momento de discutir seriamente a questão da sáude, especialemente, o uso dos recursos e a forma de realização das compras, processos licitatórios e os preços dos produtos, equipamentos e serviços.


No entanto, dentre os temas debatidos no dia 09 pelos grupos de trabalho não estavam aqueles que são fundamentais:



- A prestação de contas já realizada pelo prefeito local junto ao Tribunal de contas do município, e a divulgação das notas fiscais de compras dos equipamentos, remédios e serviços. 

Esta é a central. 


Mas nesta questão é claro, ninguém tocou. Porque transparência e seriedade no controle social dos gastos públicos, infelizmente, é tema proibido nessa gestão.


Como diz o caboclo: È pequeno(a) aquele-um pensa que nós-é-duido!!!

 Gente, lembram do tam bor de óleo de peroba ? Foi levado para o lado do Salão Paroquial. Sério. Fontes locais afirmam que o cheiro já exala da mão daquele um.

2 comentários:

Anônimo disse...

o Carmem, ele é tão bonzinho.

Anônimo disse...

Continuo visitando esse blog prq mas do que um texto interessante você é uma critica da politica de mocajuba e sempre nos leva a reflexões muito importantes.


obrigado por continuar compartilhando com a gente.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar