sexta-feira, 10 de junho de 2011

Amazônia - Pará - Mocajuba


AgenciaPará
Na tarde última quarta-feira (8), 11 representantes da população do município de Mocajuba, município do Baixo Tocantins, entre os quais remanescentes de quilombos e técnicos em produção rural, se reuniram com o vice-governador do Estado, Helenilson Pontes, para tratar de assuntos relativos à produção local, como a instalação do projeto de biodiesel da Petrobras, e a melhoria do acesso rodoviário à região.







Conduzida pelo secretário Municipal de Agricultura de Mocajuba, Aldo Serrão, a reunião mostrou a necessidade de firmar parceria entre produtores locais e o governo do Estado a fim de desenvolver a agricultura, para atender ao projeto de biodiesel da Petrobras e à geração de renda para os agricultores familiares.







Segundo Aldo Serrão, é necessário “fugir da armadilha da monocultura, e para isso é preciso uma presença do Estado na gestão desse programa”. O secretário disse que os municípios ainda não estão preparados para a instalação do projeto da Petrobras, uma vez que hoje a agricultura local tem como principal cultura a pimenta de cheiro, ([Não é de cheiro]) e não o dendê, do qual é retirado o óleo utilizado na produção de biodiesel.







Parcerias - Para Helenilson Pontes, o projeto da Petrobras “está vindo com certo ineditismo, pois não estará baseado na monocultura”. Ele ressaltou que a Petrobras chegou à Mocajuba buscando parcerias com os produtores, sem comprar terras, por exemplo, o que mostra a preocupação em manter quem já trabalha na região.







O vice-governador ressaltou a importância de estabelecer um canal de comunicação com outras secretarias, principalmente a Secretaria de Agricultura (Sagri), e com o Instituto de Terras do Pará (Iterpa), e se colocou à disposição para ser o elo entre governo e os agricultores. Segundo Helenilson Pontes, “a região de Mocajuba não pode se tornar um enclave fundiário, e este é o momento de unir forças para que isso não aconteça”.







O vice-governador pediu aos produtores que elaborem uma proposta mais abrangente para ser apresentada à Sagri, e estabeleceu uma rotina de acompanhamento do projeto, com reuniões a cada três meses.

Dani Franco - Vice-governadoria


NotadoBlog: os grifos são nossos. Agora é preciso elaborar uma proposta. Até agora tem-se apenas o sorriso do nosso vice-governador e sua simpatia pela causa. Se o governo municipal rompe com o PPS, como é que ficam as comunidades e suas expectativas ? Se não rompe e fica com ele?


*****


 Aldo Serrão, secretário de agricultura do município, e liderança do PPS-Mocajuba, tenta levar alguma proposta que se efetive de fato. As eleições se aproximam rapidamente e as urgências de um planejamento territorial local também. De fato. Legítimo.


*****
Importante, a nosso ver, no que tange a expansão da monocultura do dênde, é a possibilidade de fortalecimento da organização da sociedade civil na busca de alternativas de sustentabilidade. Sabemos que a dendê sozinho não é solução para a agricultura de Mocajuba. E sabemos que efetivar uma proposta de agricultura diversa com cadeias produtivas correlatas organizadas exige fortalecimento institucional, tanto no plano dos governos quanto da sociedade civil organizada, assim como sabemos que joquetes e mesquinharias políticas podem impedir a construção de projetos alternativos de sustentabilidade.

E já está na hora, "né Mocajuba" ? 

3 comentários:

Anônimo disse...

Não existe hortefruti fresco no mercado municipal, somente uns tomates, beterrabas, cenouras .... com validade vencidas. O mesmo ocorre nos mercadinhos. Porque isso aconteçe? Dizem que vem tudo da Ceasa. Será que esse povo compra e come isso? Plantar aí mesmo não seria melhor? O custo do fomento de hortifruts familiares é baixo e supriria o mercado local. Tanta terra, tanta pobreza, tanta conversa e tanta pobreza de ideia......

Anônimo disse...

Carmelita,

Estás querendo dizer que é preciso que Aldo e sua turma (aliás, que tutma?) devem ficar com o prefeito, apoiá-lo, para que as coisas andem ?

Carmen Américo disse...

Não, caríssimo (a).

Estou querendo dizer que a sociedade civil em Mocajuba precisa organizar-se de forma que não crie dependencias da atual gestão, tão pouco das vindouras. Se não há idenpêndencia, é difícil dizer que a escolha é feita por ideologias, culmina sendo por interessses, que não raro, não são da coletividade e sim de alguns.


Beijos no coração

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar