quinta-feira, 28 de abril de 2011

Comunidades Quilombolas em Mocajuba e Baixo-Tocantins

Teremos gente nova e mais pesquisa na região de Mocajuba e baixo-tocantins. A  EMATER – PARÁ admitiu através de chamada pública do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o economista ANDRÉ LUIS CORREA MAGNO como Extensionista Rural I, por prazo deterninado de 12 (doze) meses.

Ele ficará  lotado na Emater no Escritório Local de Mocajuba/Regional do Tocantins.


O MDA procura levantar as características econômicas das comunidades quilombolas da região para pensar melhor as políticas públicas locais.



Dona Cecília - a mulher mais velha da comunidade quilombola de Tambaí-Açu
Foto: Carmen Américo 2010
Trata-se de um processo de empoderamento das comunidades tradicionais jamais visto na história desse país. A apartir de agora as comunidades de Tambaí-Açù, do Segundo Distrito de Mocajuba e do Icatú ganharão maior visibilidade e as políticas já previstas serão implementadas.

Na comunidade do Icatu, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) já são construídas casas para as famílias, além de que a COHAB realiza vários programas de fortalecimento da produção e geração de renda.


Carmen Américo e Crianças na Comunidade Quilombola
do Segundo Distrito de Mocajuba
Foto: Karen Nogueira 2011
È o futuro ganhando nova feição...
 
È um tempo de renovação das esperanças ....
 
Vamos participar disso colaborando e arregimentando forças para construção de novas perspectivas para Mocajuba.
 
 
 


A pesquisa para qual o economista foi contratado  faz parte de um grande programa no País e que no Pará se fortaleceu um pouco mais nesse ano de 2011.



A tradição passada de avô para neto
Comunidade Quilombola de Mocajuba (2D)
 Manoel Conceição  e o Neto
Foto: CarmenAmérico 2011
Ela serve para dar visibilidade as comunidades e construir estratégias de melhoria da qualidade de vida de forma técnica e responsável.
 
 
Seja bem vindo André Magno.
 
E vamos mandar brasa que há muito trabalho para ser feito e nossas comunidades tem pressa quanto ao fortalecimento econômico de suas atividades que ainda têm na roça elemento central.

6 comentários:

Unknown disse...

pesquisando sobre quilombola e olha o que encontrei meu pai e meu sobrinho. abraço de Manoel rodrigues

Unknown disse...

pesquisando sobre quilombola e olha o que encontrei meu pai e meu sobrinho. abraço de Manoel rodrigues

Unknown disse...

pesquisando sobre quilombola e olha o que encontrei meu pai e meu sobrinho. abraço de Manoel rodrigues

Unknown disse...

pesquisando sobre quilombola e olha o que encontrei meu pai e meu sobrinho. abraço de Manoel rodrigues

Unknown disse...

meu pai e meu sobrinho

MANOEL RODRIGUES disse...

MEU PAI E MEU SOBRINHO

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar