terça-feira, 15 de março de 2011

Baixo-Tocantins: Treinamento Para o Conselheiros Municipais

Ocorre na capital paraense na sede do Consórcio de Desenvolvimento Sócio-Econômico Intermunicipal (Codesei) um curso de capacitação para conselheiros para fortalecer o trabalho de gestão educacional no município que conta com a presença de profissionais dos municípios de Mocajuba, Limoeiro do Ajuru, Baião e etc.


De Mocajuba, avista-se por lá, Cácia Américo, professora de Língua Estrangeira (espanhol), membro do Conselho Municipal de Educação da cidade como Coordenadora da Câmara de Legislação e Normas, além da presidenta do conselho a senhora Rosinélia Serrão da Cruz, o técnico do conselho Edgar Contente, meu companheiro Edgar Contente... e outros.

Presta atenção que é importante!!



Nossa cidade possui um grande avanço no contexto estadual com um SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ativo, implantado, e portanto, está a frente de muitas cidades paraenses -  bem como do baixo-tocantins. Contudo, ainda carece de muitíssimos esforços para efetivamente garantir o bom funcionamento da gestão educação do municipal. "Quem deeera" nossos problemas referissem-se apenas ao descaso com os rendimentos dos professores e profissionais da educação.

Uma coisa preocupante em Mocajuba, de corar qualquer cidadão é a ausência de regularização das escolas. Atualmente,  TÃO SOMENTE a Escola Abel Figueiredo é regularizada de fato.

O que significa que apenas esta escola pode expedir as documentações escolares dos alunos e alunas como diplomas, certificados e históricos escolares. Como nos disse uma professora: “o carimbo da escola não vale nada, mana!!”

Inclusive, muitos alunos e alunas que passaram do vestibular tiveram problemas para matricular-se nas universidades necessitando de autorização do Conselho Municipal de Educação para a validação da documentação.

Hoje muitas escolas estão em processo de tramitação. Isso é verdade. Afinal temos muita gente séria e realmente comprometida.

Entretanto, uma coisa nos surpreende enormemente é que essa é uma questão central, crucial e que só precisa de boa vontade e compromisso. Nada mais. É burocracia do sistema educacional, mas tem que ser feito.

Vamos torcer para que os esforços atuais dos diretores e diretoras sejam concretizados na efetiva regularização das escolas.

Conheça o CODESEI e qual a sua atuação. Clique no link abaixo

http://www.codesei.com.br/codesei/

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar