quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O baixo tocantins : em um novo tempo ....


O território em plena mudança...

A região nordeste paraense, passa por grandes mudanças atualmente, depois de décadas de grande depressão econômica, crescimento acelerado do processo de favelização de nossas pequenas e muito charmosas cidades, onde o perfil do gestores locais, descompromissados com o bem estar público e muito compromissados com o próprio enriquecimento e de pequenos grupos de famílias tiveram papel fundamental. Tais gestores ficaram "imóveis" diante de processos estruturais de exclusão que lançam sobre a região e nada construíram no sentido de fortalecer alternativas de desenvolvimento local.

Isto, alterou o modo de vida das cidades, alterou substancialmente o comportamento das pessoas, com grandes mudanças na paisagem urbana e nos hábitos, agora constrangidos pelo pavor da violência, pelo medo.

No entanto, um novo tempo parece realmente se afirmar. Tendências positivas se mostram no sentido da construção do desenvolvimento territorialsustentável. O convênio entre Governo do Estado do Pará, A empresa Eletronorte e Prefeituras permitirá o término do asfaltamento da PA-151 que termina em Baião, mas foi asfastada no governo anteiror, até Mocajuba, um erro histórico com Baião. Que está sendo corrigido atualmente. Além disto, dentro dos municípios muitos quilomêtros de vicinais estarao sendo asfaltados, melhorando o abastecimento e escoamento da produção local, além de levar kits de máquinas para manutenção de estradas.




...

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar