terça-feira, 23 de junho de 2009

E como são as coisas .....

Em geral pessoas que acreditam na construção de uma realidade nova e muito diferente da realidade dada, são chamadas de SONHADORAS. Muitas vezes já fui "taxada" assim. E confesso, isso as vezes me entristece. Mas em outras fico "deverasmente" feliz. Ontem em reunião entre amigos ouvia atentamente um homem falar. Negro "entroncado", de andar curvado e rápido. Com fala firme, soltando palavras entre sorrisos... Trata-se do prefeito de Baião, conhecido como "Saci".

Ele contava anedotas e causos. Dentre estes causos, falava de um epsódio ocorrido em "sua terra", a cidade de Baião (PA), nossa cidade irmã no baixo-tocantins. Contava sobre o já famoso e histórico epsódio da carne na regiao. Referia-se ao momento que a ADEPARÁ e Ministério Público Estadual, orgãos competentes para atuar na defesa da saúde pública e dos direitos do consumidor, fizeram a inspeção no município motivados por denúncia. Em Baião são abatidas 20 cabeças de boi por dia em uma cadeia local que envolve desde a produção de matéria-prima até o consumidor final. O abatedouro local possui registro no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). E... acreditem, atende todas as exigências técnico sanitárias determinadas em lei. A competêcia por organizar o SIM é do município, dos gestores municipais. Que devem possibilitar ao micro-empresário condições de avaliação e supervisão dos processos de inscrição no sistema de inspeção.
A inspeção ocorreu em vários municípios.Pois bem. Em Baião, não só o JUIZ, que por acaso é de Mocajuba, permitiu a re-abertura do ABATEDOURO, como o "marchant" que está distribuindo carne na região, também tentou convencer as autoridades municipais de que a melhor solução era mesmo fechar tudo, desempregar as pessoas e vender carne a partir do FRIGORÍFICO DE CASTANHAL. Entretanto, lá, em Baião, o tal marchant não encontrou "eco" ao seu clamor por lucro em prol do desemprego dos pais de família do município. Lá as as autoridades locais estavam mais comprometidas com a economia local, do que com o lucro cego, com a transformação do município em feudo comercial.

Quem não lembra das famosas anedotas do lendário, João Costa, nosso querido "bichão". Pois bem, a questão da carne em Mocajuba, ainda vai entrar para o rool dos causos da cidade.

Parabéns a Baião e todos os seus.

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar