quinta-feira, 27 de julho de 2017

Itupiranga - Manuel Índio de Arruda e Maria da Luz Fernandes da Silva são assassinados

Muitos jornais, blogs e portais noticiam que  um casal de trabalhadores rurais foi assassinado em Itupiranga (PA). As manchetes poderiam ser mais assertadas se todos soubessem da verdade dos fatos. 

Resultado de imagem para itupiranga + casal assassinado
Faixa no Local - ReproduçãoInternet

Elas deveriam versar sobre o cumprimento das ameaças de morte levadas a cabo no Pará. 


Sim. Pois e acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) as vítimas estavam numa lista de ameaçados para morrer há algum tempo. 

o casal - reproduçãointernet



Todos sabiam. 
O casal sabia. 
O Estado sabia.

O assentamento Uxi, no município de Itupiranga, estava em conflito a algum tempo. Contudo a impressão geral é que violência ganhou licença para matar. 


As estatísticas crescem e a sociedade boquiaberta ainda não sabe o que fazer. 
Os tipos de conflito diversificam-se e é possível perceber o latifundiário matando o camponês e o camponês matando camponês. O comum em todos os casos é a exacerbação  da violência. 

Depois de um longo histórico de conflitos o casal foi encontrado morto no sítio "Mogno do Índio", onde vivia, localizado no Projeto de Assentamento UXI, às margens da Vicinal São Sebastião, a aproximadamente 30 quilômetros do centro de Itupiranga. 




Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar