quinta-feira, 5 de maio de 2016

População Volta a denúnciar crimes ambientais promovidos pela prefeitura municipal de Mocajuba (PA)

reprodução internet


A denúncia foi feita pela mocajubano Paulo Baía e está circulando nas redes sociais depois de inúmeras reclamações pontuais de crimes ambientais praticados pela prefeitura no que tange ao não gestão de resíduos sólidos.  



A continuidade do lixão e não construção do sistema de tratamento expõe a população a vários tipos de poluições, com destaque para a poluição derivada da queima sistemática do lixo e contaminação do ar; e da contaminação dos igarapés, a exemplo do Maia, e do Igarapé do Ipixuna.


O desabafo diz: 

Onde está o ministério público de Mocajuba que não vê está situação prefeitura de Mocajuba despeja todo tipo de lixo na beira da PA 151 bem próximo a cidade e os vereadores onde estão?


A ausência total da gestão dos resíduos sólidos é um problema crônico em Mocajuba (PA). Os últimos governos anteriores a Rosiel Costa (PA) nada fizeram e saíram com graves problemas com  as leis que regem os princípios administrativos. 



A gestão ambiental é uma ferramenta importante do desenvolvimento sustentável e infelizmente mesmo após vinte anos de criação do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sinama, clique aqui), uma estrutura nacional que ordena a questão ambiental , Mocajuba não possui Secretaria de Meio Ambiente, e consequentemente o sistema municipal de meio ambiente também não está construído.


Ou seja, no que se refere a questão ambiental em sentido largo, estamos no período das trevas em Mocajuba (PA) nossos governantes e legisladores vivem com as intenções voltadas aos seus interesses privados. 




Enquanto isso, a vassalagem diretamente associada segue com olhos mudos e vigilante pelo momento em que pode obter algum privilégio. 



Muda e surda a vassalagem diretamente associada a velha oligarquia - seja do grupo de A, B , ou C - (Rosiel, Amadeu, Zé Antônio...) não pode tem conseguido manifestar-se e, mesmo insatisfeita espera - posto que pode sobrar um cargo, uma vantagem, uma amizade no núcleo do poder para fazer mais importante.





Infelizmente, é no jovem e que temos que buscar as mudanças sob pena de aumentar nosso flagelo.




A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que foi sancionada em 2 de agosto de 2010, determina ações importantes neste campo: 

1.a extinção dos lixões do país, 
2. implantação da reciclagem, 
3. reuso; 
4. compostagem;
5. tratamento do lixo;
6.Coleta seletiva nos municípios.


A desculpa são é sempre a falta de recursos financeiros. Contudo, devemos nos perguntar;

Isso é realmente verdade? 
Ou a prefeitura  poderia  avançar neste campo se tivesse vontade política, preparo e compromisso?


O fato é que se não está sendo cumprida a lei, a situação é de ilegalidade. Neste caso, cabe a população formalizar denuncia ao Ministério Público para que ajustes sejam mínimos sejam feitos. 
Informe-se leia sobre a lei aqui,










Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar