sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Urubus de Botas em Mocajuba (PA). População Mocajubense Denuncia Descaso, lixo e urubus...O prefeito Rosiel Costa (PR) desdenha e internautas reagem.

Mercado Municipal - 18\09\2014
Foto Enviado por Max Monteiro via Facebook


Ontem, o mocajubense Max Monteiro, enviou-me essa foto do mercado municipal de Mocajuba, denunciando a ausência de limpeza e organização do mercado com a consequente proliferação das aves ao lado do comércio de farinha.




Lembrando que, o comércio de farinha é uma das fontes de renda das comunidades rurais da região. O mercado o ponto central do comércio varejista da cidade. E a sujeira prejudica diretamente esse segmento.






Logo após a divulgação da foto na internet internautas comentam a cena. E, em seguida o prefeito Rosiel Costa (PR) - acusado e respondendo a processo por formação de quadrilha para roubar os cofres da cidade - através de seu perfil na rede social Facebook,  minimiza a questão e diz que :  "Faz parte do ecossistema" (sic). Diante do que qualquer cidadão e cidadã de bem indigna-se. Visto que trata-se de comportamento desrespeitoso com a cidade.






A cidade poderia indagar:
O prefeito, recentemente reconduzido ao cargo por decisão judicial, depois de ser re-afastado por conta do gravíssimo processo que responde na comarca de Mocajuba (PA) - está desnorteado e abalado psicologicamente com a pressão da justiça sobre ele ? 





Ou estaria demostrando um certo desdém, despreparo e descompromisso tanto com a limpeza, quanto com a saúde, e com a economia popular?



Enquanto isso, todo o serviço público ressente-se das idas e vindas dos prefeitos e da instabilidade tando na prestação dos serviços essenciais.  A dificuldade na administração do mercado e a debilidade na limpeza pública é apenas uma, dentre as diferentes questões que urgem no município. 








A cidade espera dias melhores.
É válido lembrar que as autoridades locais, especialmente aquelas ligadas a saúde, ao meio ambiente e a administração que os urubus são, sim, aves higienizadoras, e obviamente fazem parte do ecossistema.




Contudo, a presença exagerada dos urubus indicam desequilíbrio no sistema - ecossistema.


A presença de urubus no mercado municipal não derivam de um comportamento natural dos animais e também não trazem benefícios a saúde do Mocajubense.


A presença dos urubus no mercado municipal em pleno funcionamento da feira reflete a debilidade na prestação do serviço de limpeza pública, além de problemas na administração.





A presença "dos urubus de botas" fazendo o trabalho de higienização que deveria ser feito pelo poder público - é a constatação da falta de atuação devida da prefeitura neste campo.





A presença dos urubus não refere-se apenas a podridão do lixo e ao seu comportamento natural enquanto aves higienizadoras - refere-se mais a podridão a POLÍTICA PÚBLICA Mocajuba.






Não é apenas no mercado municipal que a limpeza é deficiente. Os moradores do município sofrem toda semana com o acúmulo de lixo e a não coleta dos resíduos.






Urubus de botas!!!
A prefeitura está pecando no que tange a limpeza pública. Deveria reforçar o setor, atuando de forma mais sistemática e planejada. Além disso, a gestão deve abrir espaço para a participação e ação popular criando mecanismos simpáticos de ação popular para que os moradores possam participar e ajudar na coleta de lixo.


4 comentários:

Anônimo disse...

Deve ser ENXOTADO, pelo que já prejudicou tanto a comunidade, junto com urubus da feira. Somente pra citar 3 (três) dos Princípios Constitucionais que regem a boa Administração Pública LEGALIDADE-IMPESSOALIDADE-MORALIDADE, estes foram feridos de morte por esse ALCAIDE, que nunca devia ter assumido os destinos do nosso município. Hoje alvo de escárnio por todo Estado do Pará.

Anônimo disse...

rsrsr confesso que sempre vou ao mercado,a administração colocou tambores para coletar restos dos feirantes.para restos de comida.o de peixe e carne alem dos para restos de verduras e no interior do mercado baldes para o lixo comum.que acontece e que o feirante não usa adequadamente os tambores para se desfazer de seus dejetos.colocam em qualquer lugar.ate que os caras responsáveis pela administração do mercado se esforçam,mas e uma luta inglória.falta educação ao feirante.isso ai e pq alguém colocou em um balde resto de alimentos onde nao era pra ser colocado usando a lei do menor esforço.pq fora do mercado há lugar adequado.quanto a presença dos animais nos centros urbanos já e outra historia.desmatamento e destruição de seus habitats naturais e eles migram pros centros urbanos onde encontram alimento com mais facilidades

Anônimo disse...

Ja que vc quer guerra então aguente. Ouça amanhã

Anônimo disse...

na africa se come morcego, e fácil mata o urubu e come

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar