domingo, 18 de maio de 2014

Governo do Pará leva asfalto a cidade de Mocajuba dentro do programa Asfalto na Cidade, e grupos locais enfrentam-se por conta da obra.

Obra do Programa Asfalto na Cidade do Governo do Pará
seis quilômetros de asfalto 


Obra do Programa Asfalto na Cidade do Governo do Pará
seis quilômetros de asfalto 

Na sexta-feira deparo-me com o acesso a minha rua fechada com aqueles cones de trânsito.
Com a saúde de minha mãe muito debilitada, já deu-me um trick-trick, pois nossa casa ficou isolada.





***
Então chamei um rapaz de aparência de indígena, todo adornado com colares de sementes e vestido com uniforme azul que parecia fazer parte da operação.
***




***
Lá fui eu pedir satisfação ao "índio". 
Então fiquei sabendo que era uma obra de asfaltamento da cidade que havia começado.
***





**
Bem, fiquei feliz.
Mas ainda tensa com o isolamento de minha casa.
***




***
Cadê o responsável?
Quis saber.



***
O rapaz disse-me que, quando o encarregado chegasse,  mandaria até mim.
Apontei onde fica a casa e sai, agradecendo.





***
Logo mais um senhor de fala mansa, mas com sotaque diferente e bem marcado bateu a porta de casa.
Informou que o trecho isolado logo seria liberado, 
que são 6 km de asfalto.
que obra total deverá estender-se a rua Teófilo Otoni, que corta a cidade, mais cinco vias de mesma extensão. 
Que chama-se Programa Asfalto na Cidade.
Que não está sendo realizado apenas em Mocajuba (PA),
Mas também em várias cidades do Pará.






*****


O vuco-vuco do asfalto


Bem minha gente, 
No sábado,
Estava eu, em meio a rotina de corre-corre com minha família.

Eis que de repente ouço pistolas.

[risos]

Vocês sabem que é tradição da cidade,
Quando a gente quer "se abubar", solta pistolas.

***
Segui encaminhado as coisas em casa.
***




Logo meu namorido, lindo, que também adora um vuco-vuco, ligou.
Confusão, "da braba" entre dois vereadores: Edinilton Braga (PSD) e Estélio Guimarães (PSDB).



***
Ele disse: é ai na frente de casa.
Eu vou para lá.
Algo assim...
**


Rum!!


Logo ouvi mais pistolas.



Geeeente,
Babado.



***
O vereador Edinilton Braga (PSD)estaria dando uma entrevista para um programa de rádio, de inspiração governista, (leia-se alinhada a Rosiel Costa), o prefeito afastado sob acusação de formar uma quadrilha para roubar o município.
***



***
Decorre que, até onde se percebe, Rosiel Costa (PR) deve apoiar o candidato do PMDB Helder Barbalho, e um dos indicadores dessa aliança são esses: o grupo alinhado a Rosiel Costa (PR), inclusive aqueles que segundo o Ministério Público de Mocajuba, também formam a organização criminosa (a exemplo do vereador Edinilton Braga), estão manifestando-se contra o Governo do Estado, e contra o prefeito em exercício, José Antônio Castro (PSB).




***
Informaram os presentes que a discussão atingiu os mais altos tons.
E enquanto o vereador Edinilton Braga aumentava a voz para questionar o modo como a obra estava sendo executada, Estélio Guimarães (PSDB) lembrava de que há uma situação muito curiosa com o processo de desapropriação do antigo "Clube", um grande complexo de propriedade da Associação Recreativa Mocajuba (ARM) - o prédio teria sido desapropriado de maneira questionável e estaria sob o comando de Rosiel Costa, o prefeito afastado sob acusação de formar uma quadrilha para roubar o município de Mocajuba.



***
Ou seja, muitas farpas foram trocadas.
**





***

Jisôs!!
Deixe-está que eu estava a cata de carvão e fui até a mercearia do meu vizinho Raimundo, (lá-de-Cametá)....





Quando chego lá....
[...] Lá estão os guardiães do asfalto: 
- Irael Barabosa  (vice-diretor do "Presídio de Mocajuba)
- Jeová (Diretor do "Presídio de Mocajuba)
- Wellington Paes (Susipe/Belém)
E mais uma galerinha da rua que sempre está conosco
....



Simplesmente, estavam formando maior bafafá,
Dizque guardando o asfalto da cidade.

Eu, e "Os Defensores do Asfalto"

Eu, e "Os Defensores do Asfalto"

Eu, e "Os Defensores do Asfalto"

Eu, e "Os Defensores do Asfalto"

Eu, e "Os Defensores do Asfalto"



***
Mais-démais-uma-azuação.
Um tempinho depois pára o carro do prefeito José Antônio Castro, com a professora Judity Carvalho.
Ha!!!
Imaginem o vuco-vuco!!
***






***
Pois bem, 
Além de comentar sobre o assunto, rapidamente - cobrei dele a discussão de projetos de geração de renda para os jovens do município.
Ele deu uma "escapulida" dizendo que devíamos esperar dia 12 (12/06/2014).
[Pois haveria a possibilidade de retorno do prefeito afastado]
Mas, sabemos que o promotor já pediu a prorrogação do afastamento.
Então [...]
Ele marcou para discutirmos na terça-feira.















***
Bem,
Oxalá!!!
Nossa cidade atualmente vive sob a estreita dependência dos repasses e programas de auxílio do governo federal.
E estamos exportando jovens,
Há uma saída, como a muito não se via, de muito gente para Belém e para outras capitais.
***









***
Melhor eu parar de escrever.
Já estamos falando da migração de pessoas da cidade.
beijocas

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar