domingo, 20 de abril de 2014

Mocajuba: Operação do Detran em Mocajuba gera polêmica e leva moto-taxistas às ruas da cidade

Sábado, pela manhã inicia divulgação de Manifestação de Moto-Taxistas na cidade.
Timóteo Benassuly, assessor, amigo e aliado incondicional de José Antônio Guimarães (PV), mocajubense derrotado no pleito ás eleições municipais lança notícia na rede social Facebook.


Visual da manifestação.

fotos: Timóteo Benassuly


fotos: Timóteo Benassuly


fotos: Timóteo Benassuly


fotos: Timóteo Benassuly



fotos: Timóteo Benassuly



Contextualização 

Desde a época das eleições municipais o grupo de Rosiel Costa (PR) e de José Antônio Guimarães (PV) mantém relações de cordialidade. Uma espécie de "aliança branca" onde um grupo não atacava  outro. Diferente da postura dos dois grupos em relação a terceira candidata e segunda colocada Alda Ferreira (DEM).





Bem...

Depois de anunciada a manifestação por Timóteo Benassuly no facebook.

Ás três horas, começou o vuco-vuco.
A passeata seguiu pelas ruas da cidade e direcionou-se até a Rádio Cidade (apelidada de Rádio do Prefeito), onde o próprio prefeito afastado Rosiel Costa (PR) aguardava. 
O radialista Denivaldo Farias, conhecido rosielsista, também estava envolvido.


Prefeito Rosiel Costa (PR) afastado sob acusação de formar uma quadrilha para roubar a cidade.
Timóteo Benassuly,  assessor/amigo/aliado de José Antônio Guimarães, candidato derrotado na eleição municipal para prefeito da cidade.

Timóteo Benassuly informou que essa foto não é de ontem, trata-se de uma foto antiga, que é amigo de Rosiel Costa independente das questões políticas.


A manifestação terminou com muita confusão entre manifestantes a  favor e contrários a manifestação. Outras fontes dão conta que foi entre o radialista rosielsista Denivaldo Farias e manifestantes contrários a manifestação e ao final houve um forte tumulto.


Como Timóteo Benassuly, assessor/aliado/amigo de José Antônio Guimarães estava diretamente ligado a ação, falamos com ele.


Timóteo Bessaly, perguntado sobre a confusão, informou ao blog, que não sabe entre quem foi a briga e não tem informações sobre o tumulto. Apesar de outras fontes, como César Pantoja darem conta de que ele tenha presenciado os fatos.





Contudo, informou que na terça-feira terá outra manifestação. 
Também ressaltou que estava no ato para acompanhar seu irmão que é da categoria. 
Fez questão de ressaltar que quem estava na manifestação era o "Timóteo Benassuly". 
E que não gostaria que eu falasse seu nome.
Eu sinceramente não entendi. 
Mas o blog não pode faltar com a verdade dos fatos.







A principal reivindicação da manifestação  é que o Detran (PA) saia da cidade e pare com as fiscalizações.



Nota do blog: apoiamos a categoria de moto-taxistas plenamente, e acreditamos que é possível pensar em um política de regularização e apoio financeiro, creditício e educacional. 





A legislação de trânsito é estadual. Porém, se tivéssemos planejamento municipal adequado, poderíamos ter também um boa política de apoio no município a esta que é a forma de renda encontrada para os que decidem não sair da cidade, mesmo com a ausência de novos postos de trabalho.



[...] Contudo, é preciso pensar de forma séria e comprometida e que não os deixe vulnerável as imposições da lei. Para que trabalhem com tranquilidade, e dignamente continuem assegurando dignamente o sustento de suas famílias. 




[...]Esse debate e as ações precisam ser verdadeiramente sérios que resolva os problemas da categoria de forma definitiva para que atuem sem sobressaltos.





Uma das coisas imediatas que podia ser feita por todos que os apoiam era fazer uma "vaquinha" (especialmente, os agente políticos que divulgam a idéia de quem são pessoas de grande posse financeira) e regularizar as pendências deles deixando-os trabalhar sem sobressaltos. Não adianta apenas "expulsar o Detran-Pa" da cidade, visto que da lei é difícil escapar. 



Façamos aqui um exercício do que a política local poderia fazer, seja o prefeito em exercício José Antônio Castro (que já declarou que não tem problemas com dinheiro na administração) ou outros agentes, especialmente, aqueles que tentam credenciar-se para atividade pública na cidade.


Tudo que envolve emprego e renda - não é apenas da alçada da lei.





As associações poderiam levantar as pendências e verificar qual é o montante devido de cada um - com apoio logístico do executivo e do legislativo local.






Igrejas, vereadores, prefeito, comerciantes, lideranças, inclusive o prefeito afastado, mas muito rico, poderiam apoiar um grande evento para angariar fundos e resolver possíveis débitos.





Os moto-taxistas podem também regular-se como EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS e conseguir não só direitos como previdência, seguro-saúde, licença-maternidade e também ATÉ 30.000 reais a juros irrisórios (0,3%) em forma de empréstimos. 



As associações poderiam buscar apoio do SEBRAE para ajudar na profissionalização, cursos, melhorias dos serviços e etc.



As rádios poderiam mobilizar a população para apoiá-los e cuidar dos profissionais que são tão caros a cidade. 


Devemos lembrar que com a cidade com a economia parada, eles também devem sofrer impactos no faturamento e ter dificuldades com a gestão do seu negócio.




Tanto a cidade, quanto os moto-taxistas precisam de cuidados e apoio e todo mundo sairia ganhando. 


Eu acredito em dias melhores.








Um comentário:

Reginaldo Ramos disse...

A legislação de trânsito é nacional, e não estadual. A profissão de Mototaxistas é reconhecida por lei e deve ser a categoria que mais deve exigir a fiscalizaçao e a regularização da atividade. Ela é a que mais perde com a ausencia do Estado.
A falha do Detran/Pa está em nao garantir a continuidade da fiscalização assim como na ausência de atividade educativa, que deveria preceder a de fiscalização.
A categoria também tem que se planejar. Para se ter uma idéia, basta poupar por dia uma unica tarifa de corrida e obedecer regramentos de trânsito para garantir o pagamento do licenciamento anual, IPVA e o seguro DEPVAT.
É preciso atentar que a sociedade clama por humanizaçao e regularizaçao do trânsito. O prejuizo é dantesco, quando nao se tem atividade fiscalizatória e educativa. Cada acidente de motocicleta custa 30 mil reais ao SUS e ao sistema previdenciário, alem de ocupaçao de mais 50% dos leitos hospitalares.
O problema em Mocajuba é a inadimplência. Para atrasos acima de 2 anos a SEFA tem permitido o parcelamento. O DEPVAT atrasado tambem me perece ser possivel o parcelamento.
Por ultimo, falta o municipio cumprir seu papel. É urgente a municipalizaçao do trânsito. O municipio é essencial. É ele q conhece a realidede e sabe onde e como intervir, para garantir que crianças nao fiquem órfas. Por fim, parte do valor do IPVA é encaminhado ao municipio. Daí a importãncia do tributo. Quanto a corrupçao, mandem fotografias de veículos durante a abordagem, encaminhem a corregedoria do Detran/Pa filmagens, ou mesmo denuncia escrita, nao precisa assinar.
OBS: Carmem, debite parte do erro neste post a falta de habilidade em teclar de smartphone. Um abraço a todos, e estamos a disposiçao para qualquer questionamento.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

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