sexta-feira, 10 de maio de 2013

A voz do leitor: Jadielson Meireles - Calçadas... Triste realidade


O secretário de segurança do município de Mocajuba, Jadielson Meireles, solicita apoio do blog para fortalecer o debate sobre a "gestão urbana " - destacando uma questão específica, as calçadas.


A Prefeitura Municipal através da Secretaria Mun. de Cidadania e Segurança encaminhou expediente ao DETRAN, solicitando serviço itinerante para regularização de veículos no município, além de um trabalho de educação no trânsito. Esta solicitação se junta a outro pedido o qual já fora realizado pelo DETRAN, que foi o projeto de sinalização das ruas. 




Portanto, o conjunto dessas ações mais a carteira de habilitação sendo tirada em nosso município, entre outras que irão ser implementadas, como a regularização de nossas calçadas, que considero ser a maior ação e a mais importante, pois somente podemos pensar em resolver o problema do trânsito, quando pudermos resolver o problema dos pedestres. 


Encaminhamos expediente à Câmara Municipal pedindo apoio político e aprovação de Leis, que possam contribuir com essas ações, e, sobretudo, no que diz respeito às calçadas, entendendo que essa é a grande realidade que nos preocupa, a maioria das ruas sem calçadas e quando as tem são irregulares ou ocupadas por residências ou donos de estabelecimentos comerciais. 



Caros amigos, essa batalha será muito difícil, uma vez que irá de encontro a vários interesses, mas certamente, será vencida, pois o interesse da população em sua maioria deve prevalecer. E, vamos ao trabalho...
Rua João Alfredo, ao lado da Delegacia.

 Trav. Jerônimo Farias em frente da Secretaria de Segurança,

 Rua Siqueira Mendes, em frente ao Mercado Municipal.

Rua João Alfredo, próximo a Líder Publicidade

Jerônimo Farias, entre a R. João Alfredo e R. João Machado.
texto e foto Jadielson Meireles
*****************************************

Nota do blog: Nos causou surpresa, não a pauta, mas o fato de  tratar-se da Secretaria de Segurança do Município. 

E parece fato, que algumas atribuições não são muito claras para a população.  E o debate da gestão urbana, parece-nos, que vai muito além da questão das calçadas - também muito importante.




Contudo, ninguém  pode deixar de notar que, se as calçadas não estão sendo respeitadas enquanto privilegiado  espaço de pedestres, a  pavimentação das ruas está em profundo estado de degradação com a multiplicação dos buracos.





Também não se pode deixar de ver que a cidade está muito suja, seja por conta do lixo não recolhido adequadamente, seja por conta da ausência de outras formas de limpeza (os varredores de rua sumiram, por exemplo);





No Bairro Novo e "Novo Horizonte", com a alta das águas por conta do período chuvoso, os igarapés transbordam e comprometem a circulação e a saúde, além das verdadeiras crateras que se formam nas ruas com impactos diretos no cotidiano dos moradores.




Considerando a necessidade de ampliarmos o debate de forma qualificada, o senhor  poderia encaminhar, em nova pauta, as atribuições da secretaria de segurança ? - Por uma questão didática e  de esclarecimento dos munícipes. 


Algo como: afinal o que faz a Secretaria de Segurança (fontes de recursos e principais desafios atuais)? Os demais secretários do município sintam-se a vontade para seguir mesmo caminho. 


Um comentário:

Anônimo disse...

Coitado do Jadielson. Mais um despreparado tentando mostrar serviço que não lhe compete.
Quanto as varredoras de rua, essas poderiam ser substituídas pelos que são pagos pela PMM e nada fazem. Como exemplo os locutores da radio do Prefeito, Ferreira Filho, Tio Bara, Gilberto Garcia e outros. Bem que o MP poderia pedir a carteira de trabalho deles pra ver se eles são pagos pela radio ou se são pagos pela PMM pra puxarem saco do Culher na Radio laranjal.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar