quinta-feira, 4 de abril de 2013

Mocajuba: Bairro Novo Ganha Nova Escola e Mocajuba mostra sinais de fortalecimento da cidadania e do debate público


Foi inaugurada uma nova e grande escola em um dos bairros mais novos e populosos da cidade de Mocajuba, o Bairro Novo.




Gente, confesso.
Achei que não sairia quando ela foi anunciada com pompa e circunstância pela atual administração. Considerando o perfil do atual gestor, essa blogueira que vos fala até aproveitou  par até tirar uma sarro.




Pois bem.
A escola foi inaugurada e sem dúvida é, sim, um grande conquista dos moradores de um dos bairros mais dinâmicos da cidade. Um bairro amplo, com população diversa e cresce a cada dia.
Engana-se quem pensa que trata-se apenas de um bairro pobre e violento.
É bem mais que isso. Muito além.
É um dos vetores de desenvolvimento da cidade de Mocajuba. Como tal, tem demandas muito robustas em todas as áreas. A educação é uma delas. "Nos finalmentes" ... é a cidade como um todo que ganha.




Contudo,
Entretanto,
Todavia [...]



Mocajuba, não é mais a mesma no que tange a democracia e a participação política. Obras com dinheiro público, não são exatamente um mérito. Visto que qualquer menino catarrento já sabe que elas podem apenas um instrumento para aqueles que não resguardam os princípios da gestão pública locupletarem-se (uulha) com o poder, abusando das fraudes em licitações e fornecimento de materiais, superfaturamento e outros. 




Aqueles casos de simples "não aplicação dos recursos, como já ocorrera recentemente com Wilde Colares (PMDB) e Amadeu Braga (PMDB) - já não são as formas mais preocupantes de má gestão. Não que o atual prefeito esteja imune a essa mazela, visto que ele está sendo também processado pelo Ministério Público Federal por fraude no uso dos recursos para urbanização da Pranchinha. Para não ser pego, é preciso ser mais habilidoso que simplesmente "não aplicar" ou não realizar a obra. - tem que ser bom em fraudes em licitações e muito habilidoso em superfaturamento de obras.




É o caso da atual escola? 
Não sabemos. Ora, mas diante de nosso histórico fatídico - é preciso criar o hábito da fiscalização. E a gestão, tornar a transparência como instrumento real de legitimação das obras. 
E se a "moda" de julgamento e análise de contas continuar como nos casos dos ex-prefeitos em débito com o município ainda for tendência firme - não saberemos tão cedo. Mas é preciso, claro, dá um crédito. Ora, vamos analisar as contas.



Custa?
Se tiver tudo certo...
Não custa nada.



Quem se habilita?
Nota por nota. Recibo por recibo.
Isso devia ser uma prática rotineira do cidadão de bem.
Mas, eu sei. Não é fácil.


Pois bem. 



A escola foi inaugurada e dia Primeiro de Abril (parece até piada, né?).
A obra em si , ainda não foi questionada.
Afinal, ainda não foi feita a devida prestação de contas. Mas o funcionamento da Escola já é alvo de críticas por conta da instalação da energia elétrica. 
Geente.
Parece coisa de criança [...]
Se as críticas de confirmam...

 "Té-doidé".... 
Surreal.
Acompanhe o relato do vereador Nil Vasconcelos na rede social Facebook. 



"Alunos da escola Regina Costa a nova “Menina dos Olhos do Mão Limpa”, começaram às aulas nesta segunda-feira (01) de Abril, depois de serem remanejados da antiga escola Irmão Sá, só que nem bem começou as aulas e já estão com as aulas prejudicadas, pasmem, estão sem energia elétrica. Segundo informações a ligação elétrica do colégio foi feita de maneira irregular pela prefeitura (mais uma irresponsabilidade). Será que o colher já foi lá chorar, pq isso ele sabe fazer, chora por qualquer coisa.


A escola “melhor da região” gritada aos quatro cantos do mundo, por esse prefeito medíocre, covarde e irresponsável. É disso que eu to falando, vamos lá Prefeitinho vá pra Radio convida o povo pra ir pra frente da Rede Celpa com bandinha e força pra que eles religuem o GATO que o senhor mandou fazer, faça isso quero ouvir seu choro na radio de novo.
Cadê os funcionários que faziam coros na Câmara na seção passada, vamos obrigar a Rede Celpa a ligar a Luz da escola.
Agora tá caindo a ficha olha só quem tava mentindo eu cantei a pedra, eu disse que isso poderia acontecer.
E agora prefeito “que se preocupa com a educação”, cadê a sua preocupação com os alunos, deixe de ser irresponsável e tome logo uma decisão digna e retome a normalidade das aulas na escola pq são mas de 1.500 alunos de 1ª a 4ª série, são crianças prefeitinho irresponsável que sofrem com a falta de educação de qualidade o senhor mentiu, dizendo que ia dar.
Vamos lá minha gente que um dia me disseram que lutariam por outras coisas e não só em causa própria, quero ver cartazes correndo na Internet, vamos entoar gritos de protestos, pq essas crianças também precisam estudar, e isso sim é de responsabilidade do Poder Executivo Municipal.
Fica aqui meu protesto.
 — 


*************************************************************************

Achei interessante que muita gente manisfestou-se no debate.
Para além de resultados concretos,  o debate é fundamental.
Vi muita gente compartilhando também.
É isso galera.



4 comentários:

Anônimo disse...

Corre a boca pequena, dentre os puxa sacos e mamadores deste desgoverno, que a escola que fica embaixo da arquibancada do Estádio ameça desabar por falta de manutenção, que as aulas estão suspensas e o Prefeitinho está maluco atrás de alugar espaço pra abrigar as crianças. Apure e conte pro Nill o único verdadeiro representante do povo aqui em Mocajuba.

Anônimo disse...

nill ta vendo chifre onde nao tem kkkkkkk nao deglutiu a primeira porrada na camara viu que fazer tipo de politica que ele faz nao tem mais espaço.nos mocajubenses ja estamos cheios desses vereadores cometa de harlley que so passam de mes em mes.
nill vasconcelos,estelio guimaraes,jader cunha,junior sabba,ednilton braga,daniel cunha so vem pra criticar e receber salario.
deviam ter vergonha na cara por diferenças com o gestor ficam contra o povo.eles setiram na pele o povo vaiando na camara na votaçao no dia da doaçao do predio para universidade

Anônimo disse...

ANONIMO DAS 23:59 PQ TU NÃO FAZ A DENUNCIA KKKKKKKKKKK NILL VASCONCELOS E UM TREMENDO DE UM HIPOCRITA MAS UM ENGANDO POVO COM DISCURSO DE FALSO MORALISTA.MAS A MASCARA UM DIA CAI COMO CAIU DE OUTROS ENGANADORES.É SO QUESTÃO DE TEMPO É SO ESPERAR

Anônimo disse...

triste do povo que tem representantes como estes que hoje estao a frente da nossa cidade.seja prefeito ou vereadores.coloca no mesmo saco da mesmo caldo.colocam interesses politicos e pessoais a frente do interesse da população.
mas a mascara cai e vamos que vamos como povo fazendo a nossa parte kkkkkkkkk como falava um candidato hoje eleito e que sumiu da cidade so vem umas duas vezes no mes e anda de carrão com vidro levantado e peliculado.me lembra o ultimo trecho do livro de george orwell revolução dos bichos"olhei pela janela e vi os porcos tentando andar como homens"

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar