terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Mocajuba e Baixo-Tocantins: Preço da Farinha Continua em alta



Essa é umas das questões da economia popular mais caras e menos tratadas pelo poder público.
Isso porquê carece em primeiro lugar de conhecimento da economia popular e também de capacidade de gestão - o que inclui sensibilidade com o povo menos favorecido.




A farinha está custando até 6,00 reais - quando no ano passado custava metade desse valor. 
Não trata-se apenas de Mocajuba, mas de vasta área do baixo-tocantins incluindo Cametá.



Não há elucidação das razões - mas há clareza dos impactos diretos na alimentação da população. Sabemos que a farinha de mandioca é base da alimentação da população - especialmente da população de baixa renda na cidade e no campo. 


O fato é que muita gente absteve-se da realização de roças para o plantio de mandioca no ano passado. Pela fadiga? Pela possibilidade de acesso a benefícios de governo? Não sabemos. Mas sabemos da relevância da questão da economia de base agrária e da necessidade de cuidado com as comunidades produtoras de farinha.

Visual para você que nunca viu e para quem já viu e quer relembrar....
Só-té-digo-uma-coisa!!!È-démais-cansativo!!!
E-dura-ú-ano-tudo!!!


















Nestas épocas é tempo da "Chuva da Conceição" as primeiras chuvas mais intensas depois de longo período de sol na região.

São as primeiras chuvas que indicam novo ciclo de plantio depois do roço e da coivara. 

Chuva da Conceição, quando caem as primeiras castanhas ...
Nunca esquecerei.
Sabedoria popular.
Conhecimento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que a vida da Petrobras Biodiesel contribuiu muito para o aumento do preço da farinha. Hoje uma grande parte dos agricultores estão empregados na empresa com carteira assinada, e outros venderam suas terras a preço de banana par empresa. Outro fator são os grandes empresarios quem chegaram em Mocajuba olhando para a pecuária, resultado disso estão comprando as terras dos agricultores também com preço de banana.

A.C.C

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar