segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Cametá: Perfil do Novo Prefeito



Nascido em 1967, no distrito de Cuxipiari, em Cametá (PA), Irácio Freitas Nunes transforma-se, em poucos anos, em uma das melhores lideranças políticas da região. Homem simples e honesto, filho de pescadores, casou há vinte e quatro (24) anos com dona Maria Lúcia. Desse primeiro e único casamento resultou em uma prole de seis filhos.
No começo da juventude inicia sua trajetória política. Foi membro atuante da Pastoral da Juventude e da Pastoral do Pescador; teve participação ativa na “CONSTITUINTE DA PESCA”,  um movimento com objetivo de dar maior visibilidade e importância às Colônias de Pescadores para equipara-las aos sindicatos.
Participou das lutas em prol do Seguro Defeso para o pescador artesanal e do direito ao auxílio maternidade para mulheres seguradas, direitos estes garantidos em Lei desde 1991. Participou de manifestações como O Grito da Terra, O Grito dos excluídos e luta pela liberação de linhas de crédito bancários para agricultores e pescadores.
Em 1993 começa a participar da gestão da Colônia de Pescadores Z-16. Primeiro, foi eleito tesoureiro – no ano de 1993; seis (06) anos depois já era o vice-presidente. E em 2002 assume a Presidência, modernizando a gestão.
A vocação para o trabalho, a liderança e a determinação de melhorar as condições de vida dos associados e sua competência administrativa lhe conduzem a um novo mandato na presidência da Colônia Z-16 (2004-2008), com o referendumde mais de 90% destes associados. A construção de uma fábrica de gelo e da sede administrativa da Colônia de Pescadores Z-16 são dois exemplos de efetividade administrativa.
O trapiche coberto, o porto na sede da Colônia e uma fábrica de palmito; a aquisição de um barco e de uma voadeira e a ampliação das parcerias, convênios e projetos de emprego e renda, manejo de açaí e acordos de pesca, dentre muitos, somam-se aos feitos da vivência democrática e de modelo de gestão participativa de Irácio, de onde resulta o PDA.
Dedicando-se na construção de uma sociedade mais justa e igualitária e de um município onde a população possa ser mais feliz, Iracio se elege em 2008 o vereador mais votado de toda a história de Cametá! Na Câmara dos vereadores Irácio fez uma oposição responsável, séria e aguerrida. Junto apenas com um companheiro de seu próprio partido, o PT e outro do PCdoB, Iracio apresenta o projeto para a licença maternidade de seis meses às funcionárias públicas municipais – projeto rejeitado pela maioria dos vereadores da Câmara Municipal.
Destacam-se também os projetos para o Código de Limpeza e Edificações, Código de Habitação Urbana, para a criação da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura, dentre os muitos projetos e requerimentos na área na Cultura e Educação, Saúde e Meio Ambiente, Planejamento Urbano, Saneamento básico, Geração de Emprego e Renda, Turismo e Lazer.
No mandato de vereador solicitou transparência na gestão pública, denunciou a corrupção e o nepotismo exercido pelos dois poderes (executivo e legislativo), principalmente, desvios de verbas públicas, que resultaram na suspensão da alimentação escolar por mais de seis meses, consecutivos.
Ainda como parlamentar, cobrou políticas públicas sociais para a juventude e os idosos, enfatizando a precariedade da política de desenvolvimento e assistência social, na saúde. Iracio já demonstrou que conhece os problemas de Cametá e sabe o que fazer para solucioná-los de maneira honesta, competente e, acima de tudo, democrática e participativa.

Ascom – PT/Pará com colaboração de João Henrique  Nunes (UFPA-Cametá)

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu amigo, salve Cametá das mãos dos gangsters. Voce pode fazer a diferença. Boa sorte

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar