sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Mocajuba: 40 comentários liberados... Para não dizer que não falei das flores. Quem Sentir ofendido, pode solicitar retirada e direito de resposta.

Mocajuba
Foto:Carmen Américo


Gente, muita gente, especialmente aqueles que são muito alinhados a este ou aquele grupo político, tem extrema dificuldade de entender minha posição e a existência do blog. 


Umas pensam e encaram como se isso fosse um trabalho para mim.


Outras, aquelas que comeram muito caroço de pupunha, pensam que vivo disso. Estas últimas estão geralmente em um grupo de pessoas que vêem a política, como sinônimo único de política eleitoral, e esta como forma de ascender a um cargo, mesmo que seja um cargo modesto e em qual terão que eliminar completamente sua consciência pessoal. 




Também estão juntas aquelas que enxergam a coisa pública de forma patrimonialista (como se fosse um patrimônio privado), não vêem nada de mais em práticas nefastas como improbidade, peculato, pessoalidade etc. 






Em todas as mazelas da política pública que muitos naturalizaram e repetem "sempre vai ser asssim"," "todo político vai roubar", e uma que é muito própria de Mocajuba e que já vi sair da boca de pessoas que seriam em tese bem formadas e estudadas.... : "é a vez deles". Essa é a pior. Esses últimos, gastaram o dinheiro público (ou particular) com educação a toa. 



Mas como para perseguir a mudança é preciso ter paciência revolucionária com o outro: eu repito. Esse blog é apenas uma questão existencial para mim e a forma que encontrei, a quase 6 anos atrás, de manter um cordão umbilical com minha cidade e defendê-la de alguma forma, e zelar por ela de algum jeito. 





Como todos sabem, eu apoiei que Alda Ferreira (PR) não cedesse a cabeça de chapa - por uma questão de valorização feminina e de justiça. Mas não estou referendando o nome de ninguém - em exato. Mas disponho-me a contribuir com qualquer proposta séria. E de graça.  E só posso contribuir com aquilo que é meu maior bem: o conhecimento e a mobilização social. Também vendo meu trabalho, afinal passei a vida toda estudando para isso - mas não vendo a qualquer um.






Eu apoio Mocajuba, e só voto, em quem quer que seja, se um dos grupos apresentar uma proposta de trabalho sólida de DEMOCRATIZAÇÃO E GESTÃO TRANSPARENTE DOS RECURSOS COM PRESTAÇÃO DE CONTAS DIRETA COM O CIDADÃO - NOTA POR NOTA, RECIBO POR RECIBO.... "TIM TIM TIM POR TIM.... ANTES DE ENVIAR AS AUTORIDADES COMPETENTES. SEJA QUEM FOR, INCLUSIVE O ATUAL GESTOR (O QUE PARECE IMPOSSÍVEL NO CASO DE ROSIEL COSTA - PR. Imaginem a prestação de contas da compra de combustível pela Prefeitura junto ao posto Bacuri, ou ainda as notas fiscais de compra de cimento.... ). Este deve ficar na história como prefeito que mais enriqueceu e que reinaugurou o conceito de má gestão deste seu genitor que até então era simbolo máximo de má gestão em Mocajuba, figurando nas anedotas da cidade - inclusive.




Todos os candidatos esforçam-se muito em fazer caminhadas e menos em fazer debates sérios de construção de processos que asseguram a democratização e a transparência da gestão pública na cidade. É uma verdadeira competição para mostrar que faz a melhor caminhada, carreata.... Mas o cidadão comum fica a pensar se realmente algo mudará se mudarmos os atores e permanecerem as formas de gestão .... Formas estas que se perpetuam desde a fundação da cidade.






Eu, especialmente, já ouvi muita gente dizer que tem intenção em votar em Alda Ferreira (PR) - mas só o fará se ela mostrar por X mais Y que, desta vez será diferente - e quais as reais causas de seu afastamento do governo. Caso contrário, votarão nulo. 





E o que tem de gente dizendo que votará nulo ou branco - por puro descrédito?
Se eu comento sobre a Alda Ferreira (DEM) candidata - Ha, ela me comprou!!! 




Se comento sobre Zé Antônio e publico algo sobre sua campanha: "Ha!!! Se vendeu para os Guimarães e Está Querendo eleger sua cunhada" ( minha cunhada é de maior e decidiu por si mesma concorrer ás eleições e diga de passagem, no badalar dos sinos. Ela  comunicou-me o convite que recebera  antes de dizer sim e, eu claro, apoiei como cunhada, por entender que para ela como pessoa e como mulher vai se uma experiência altamente engrandecedora, uma eleição não é uma experiência qualquer. Mas ela é um ser, e eu sou outro).




Hoje eu sei que o blog tornou-se quase uma entidade com vida própria e muita gente fez dele sua leitura diária.



Mas isso é apenas uma questão de ativismo social. 
E só.




Mas é fato, que nossa cidade não possui a cultura do respeito ao debate e quem está fazendo algo errado ou intencionado a fazer não quer que ninguém seja alertado sobre isso.





Outras pessoas simplesmente não acatam o fato de você pensar diferente dele (s) ou emitir uma opinião que o desagrade naquele momento.



Desânimo
Foto: ZecaPaes


Darei um exemplo, deste último caso, a vocês.

Há algum tempo, recebi esse comentário do Prof. Albertino, como muitos (centenas) não publiquei e fiquei a pensar sobre todo seu conteúdo, suas vírgulas e suas intenções. 

Até hoje, não cheguei a uma conclusão e estou publicando como instrumento pedagógico e com a esperança de entender todo seu conteúdo - com a ajuda é claro do autor do comentário, e de vocês que estão sempre por aqui.


Segue o comentário que foi enviado a seguinte postagem http://amazonidas.blogspot.com.br/2012/07/mocajuba-eleicoes-2012-para-alivio.html. Que tratava da importância estratégica para Rosiel Costa (PR) que José Antônio Guimarães fosse candidato a prefeito como forma de assegurar a divisão de votos da oposição.



Professor Albertino Martins.
Lamento muito sua falta de percepção política e a falta de conhecimento do perfil do candidato José Antonio e do grupo que o apoia. Sua inocência também não é velada nem admissível, pois deixa transparecer claramente a quem está apoiando. A estratégia política de uma candidatura não pode ser compartilhada com adversários. E, obviamente, ninguém está autorizado a lhe informa qual é a nossa. Sou um dos responsáveis pela candidatura de José Antonio e o seu "desajeitado" comentário, Carmem, ofende uma proposta séria de governabilidade, que não se permite ao viés da calúnia, difamação, degaladiação ou confronta de MMA. Queremos e somos uma opção que se diferencia pelo que quer fazer de melhor em Mocajuba. Se o resultado for positivo, parabéns para todos os mocajubenses. Caso ocorra o contrário temos convicção que a vida vai continuar e dormiremos tranquilo, com a certeza de que fizemos a nossa parte, em nome da sociedade mocajubense e preservando a nossa integridade, a decisão dos eleitores e a soberania da democracia. Este novo jeito de fazer política assusta, porque muitos ainda esperam aquele candidato agressivo e falastrão. José Antonio não se enquadra nesse perfil.
Carmem, sua postura é no mínimo desagradável, desanconselhável e inoportuna. Para mim, especialmente, inadimissível e desalentadora. Espero que passe a conversar com as pessoas certas. Aliás já lhe recomendei isso.
Saudações:
Professor Albertino Martins - Vice-Presidente do Pv/Mocajuba. 





2 comentários:

Anônimo disse...

concordo que todos temos o direito ou dever em tentar mudar nossa realidade e, que também vivemos num País democratico onde podemos nos expressar da forma que quisermos,contando que não seja difamatório. não acho que carmem seja importuna ou mal intensionada, penso que como mocajubense tem o direito de ajudar a alertar outros que não tem noção do que realmente está acontecendo em nossa cidade. penso que esse não era o momento do candidato zé antonio aparecer na política, deveria pelo menos se apresentar ao povo de mocajuba, já que era apenas uma meia dúzia que o conhecia.sabe quem não vai ajudar não atrapalha, não quero o Rosiel de novo! zé faz um trabalho legal com povo e vem na próxima.

lecy Mendes disse...

Fiquei flutuando quando vi minha cidade, que saudade!!!!!!!!!!!! Nossa!!!!! Na verdade o que eu queria mesmo era ve mais fotos. Obrigada por essa emoção. bjusssssss.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar