terça-feira, 28 de agosto de 2012

Cidadania: UFPA cria sistema de cotas para quilombolas no Pará

Na ribalta do G1-Pará
Nesta segunda-feira (27), o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pará (Consepe/UFPA) começou a votar as decisões sobre o próximo vestibular da instituição. A proposta da administração superior é que a prova local seja realizada no dia 9 de dezembro. Outras medidas ainda devem ser analisadas em um prazo de quinze dias, entre elas o calendário de realização do concurso. 
A novidade para o vestibular 2013 é a criação de duas vagas extras destinadas a estudantes de origem quilombola em todos os cursos de graduação oferecidos no próximo processo seletivo (PS 2013).  Representantes do movimento negro no Pará acompanharam a decisão e comemoraram a medida.


  • Zélia Amador, coordenadora do Grupo de Trabalho Afro-Amazônico da UFPA, explica que a medida tende a uma antiga demanda da população paraense. “Dados do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos apontam que, no Pará, há mais de 400 comunidades remanescentes de quilombos. Esse número é o terceiro maior do País, atrás apenas de Bahia e Maranhão”, frisou a professora Zélia. “São populações que não podem ser ignoradas", defende.
A partir da decisão, 50% das vagas da UFPA são destinadas a alunos que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino, destas 40% são reservadas para alunos que se autodeclaram negros ou pardos. Há ainda criação de até duas vagas em todos os cursos de graduação para alunos indígenas e uma para estudantes portadores de deficiência, além das novas duas vagas para estudantes oriundos de quilombos.
Datas possíveis para o vestibular foram anunciadas
O edital do vestibular 2013 também foi colocado em discussão pelo Conselho. A expectativa é de que sejam ofertadas mais de 8.317 vagas no próximo vestibular. Seriam 4.160 vagas em Belém, 3.608 ofertadas nos campi do interior do estado e outras 549 ofertadas pelo sistema de inclusão e reserva de vagas, fora as novas vagas criadas para os quilombolas. Os números representam um aumento de cerca de 10% de vagas em relação ao último vestibular.

Conselho da UFPA aprovou cotas para quilombolas, mas ainda votará datas do vestibular. (Foto: Laís Teixeira / UFPA)Conselho da UFPA aprovou cotas para quilombolas
mas ainda votará datas do vestibular. (Foto: Laís
Teixeira / UFPA)
A proposta apresentada para a votação foi elaborada pela Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps) e indica datas ideias para a realização do concurso. O calendário aponta que as inscrições para o vestibular iniciariam no dia 12 de setembro e seguiriam abertas até 08 de outubro. 
Como a UFPA adota o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), considerado a primeira fase do processo seletivo, os candidatos iniciam a fase de provas nos dias 3 e 4 de novembro. Enquanto que a prova específica elaborada pela universidade seria aplicada das 13h as 17h no dia 9 de dezembro.
Os conselheiros do Consepe decidiram adiar por 15 dias a aprovação do Edital do PS 2013, o que não altera o cronograma para o próximo vestibular
Alunos sem aulas devido a greve protestaram

Com cartazes e nariz de palhaço, alunos da Escola de Aplicação da UFPA, colégio ligado à instituição, realizaram protesto durante a reunião solicitando o adiamento do exame seletivo devido a atrasos no calendário de aulas da unidade com a greve de docentes, que completou 103 dias nesta segunda-feira (27). Representantes de movimentos sociais da universidade também solicitaram que o calendário do vestibular seja adiado até o final da paralisação.

A discussão entre os conselheiros se dividiu entre argumentos a favor e contra a proposta. Os debates devem reiniciar em 15 dias, prazo solicitado por um dos integrantes do Consepe e aprovado pela maioria do conselho para aguardar a publicação da nova lei sobre cotas que aguarda sansão pela Presidência da República e novidades sobre as negociações entre professores em greve e o Governo Federal.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ei Carmem nos de informação de como o Rossiel jogou a praça do ARRAIAL em baixo ai em Mocajuba ele ta ficando doido de destruir um patrimonio do povo esse maluco.
POR FAVOR PUBLIQUE UMA NOTICIA QUEM ESTA POR TRAZ DISSO.URGENNTTEEEE.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar