sexta-feira, 1 de junho de 2012

Baixo -Tocantins: Barcarena combate o tráfico


Ação em Barcarena
Foto: Ascom_PolíciaCivil

Sendo principal alvo o município de Barcarena, a operação “Tribus Som” conseguiu cumprir mandados de busca e apreensão, e de prisão, capturando 52 pessoas entre homens e mulheres, além de um policial militar, identificado como cabo Siqueira, todos envolvidos em duas organizações criminosas que praticavam tráfico de drogas, roubos e homicídios na região.
Sete presidiários que também comandavam o tráfico de dentro do Sistema Penitenciário foram descobertos durante a operação, a Tribus, que foi batizada com o nome de uma aparelhagem de som apreendida no município, utilizada para lavagem de dinheiro, foi realizada no início da madrugada de ontem e contou o apoio de 350 policiais civis da Diretoria de Polícia do Interior (DPI) e Polícia Especializada (DPE), que se dividiram entre Barcarena, Abaetetuba e região do Baixo Tocantins. Grande quantidade de entorpecentes, armamentos, munições, cinco carros, um blindado, e mais de 10 motos foram equipamentos retirados de circulação.
Assim como os chefes de uma das organizações, os irmãos David Maia Correa, conhecido como “Davizinho” e Carlos Maia Correa, o “Papagaio”, junto com a mãe da dupla, Antônia Maia. David negou participação na quadrilha. “Eu não tenho nada com isso. Mas é o que tão dizendo, esse é o boato que ta rolando”. O restante não quis falar com a imprensa.
De acordo com o delegado geral Nilton Atayde, a “Tribus” foi a maior operação realizada em combate ao tráfico de drogas e tinha foco desarticular organizações criminosas responsáveis também pelos crimes de roubo e homicídios. “A operação tinha em vista combater a criminalidade, garantir a segurança do interior, capital e de todo os estados”. Segundo o promotor de justiça da comarca de Barcarena, Herison Bezerra, nos últimos quatro anos, 150 pessoas foram assassinadas no município por envolvimento no tráfico de drogas. “Estamos lutando para combater essa guerra do tráfico. Foi um trabalho árduo e que vinha acontecendo há um ano, mas foi possível desarticular duas das maiores organizações criminosas”.
Durante a apresentação dos presos que ocorreu no início da tarde de ontem, na Delegacia Geral, assim como a apresentação de todo o material apreendido, policiais militares da Rotam e do Comando de Operações Especiais (Coe) prestaram apoio e fizeram a segurança do local. Policiais Civis da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Divisão Especializa em Meio Ambiente (Dema), Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe) e Divisão de Homicídios, chegaram de Barcarena na capital no final da manhã. Todos estavam reunidos em concentração desde o final da noite da última quarta feira (30) e iniciaram a Tribus por volta das 4h de quinta-feira (31).
(Diário do Pará)

Um comentário:

Anônimo disse...

Se fosse em Mocajuba era o Fim Do mundo.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar