quinta-feira, 17 de maio de 2012

Mocajuba: É preciso manter a cabeça fria

Devido a exclusão do objeto que deu origem a essa postagem e em atendimento a solicitação de Ana Soraia Guimarães estamos retirando as imagens da postagem e ocultando seu texto. E que o debate político eleitoral siga de forma respeitosa e democrática. 




A eleição está só começando e principalmente o pessoal que fica ao redor dos candidatos precisa andar, sim pisando em ovos e tomar cuidado para não arrumar "confusão de graça".




Eu prezo e primo pelo bom debate, não gosto de PASQUINS, ou Perfis Fakes, como se diz na linguagem de internet quando alguém cria um perfil que não permite lhe indentificar. 

Tenho um blog de opinião há cinco anos. Lê quem gosta ou não gosta, mas precisa ler. Afinal se importa. 



Matenho o espaço aberto para quem quiser falar, respoder ou achar que tem direito de resposta. Muitas vezes falo o que penso, outras apenas informo sobre o que acho relevante para a cidade ou o que o tempo me permite.



Na internet, também existem regras de etiqueta e seriedade. Por exemplo, se você cita alguém e esse acha que não foi de alguma forma ofendido ou que a "notícia" tem apenas a intenção de lhe prejudicar, essa pessoa tem direito de responder dentro do mesmo espaço. Não dá apenas para tentar de alguma forma prejudicar ou minorar alguém ficando incólome. Dentro da rede valem as mesmas regras da vida social, a não ser que os agentes reproduzam os mesmos comportamentos de pessoas poucos sérias na vida real.


Debate é debate. Notícia é Notícia. Opinião é oponião. E quem entra na chuva tem que saber se molhar e sem molhar "sem se queimar", especialmente, a tôa.

È, mas ou menos como diz a molecada, quem não sabe brincar não desce para o play. 



A postagem que você vê no ínicio da postagem vou enviada a mim por Ana Soaraia Guimarães, em marcação, que é uma espécie de chamamento automático da rede social Facebook. A postagem publicada no portal de Ana Soraia Guimarães, irmão do candidato José Antônio Guimarães e dizia como vocês podem ler que ninguém, inclusive eu a marcasse (avisasse) de qualquer "BAIXARIA".

A baixaria a que ela se refere diz respeito as respostas de um perfil  chamado Diário Mocajubense que chamava sua atenção (um pito mesmo) por ela ter, como postamos aqui, criticado duramente seu primo e primo de José Antônio Guimarães(PV)  nas redes sociais - o Zeca do Bi.




Eu, fui ler a postagem em que ela chamava minha atenção. A primeira imagem desse post. Onde ela diz textualmente:


"Meu povo mocajubense, ñ preciso inventar nomes em perfis para expor o q eu acho da politica em nossa cidade, mas como o Diario Mocajubense tah fazendo questão de me desmoralizar, ficarei off a tudo q estiver relacionado com a politica em mocajuba, sei q povo ñ é burro, ele vai tirar suas conclusões. Então, peço ao Plantão Mocajubense, a Carmen Americo, a Max Pierre Ice e outros q ñ me marquem nessa baixaria, ñ preciso disso, tenho uma familia estruturada e muito amada. Desejo sorte a todos candidatos e em especial a meu amado irmão José Antonio Guimarães.










Eu postei um comentário de socitação de esclarecimento, que ao invés de respondido, foi APAGADO e  recebi um comentário em OFF (uma caixinha que só eu ela ela poderíamos ver , se não fosse um ferramenta que permite que a gente copie tais conversas). Ou seja, ela apagou minha manifestação mandou-me esquecer do tema. Mas manteve meu nome do tal post da "baixaria". Eu claro, não achei justo.Na sequência tentou ordenar-me que, mesmo meu nome estando lá, exposto, porque agora todos podem entrar lá dizer o que quiserem - que eu não fizesse nenhuma postagem mais. Até ouvi o som de uma voz vindo do além: cala-te.


Textualmente:


"se quiser me dizer algo entra em contato comigo
mas não fica ai colocando nada"



Não gosto de "baixaria" e meus ataques, que não são poucos, são as más práticas das pessoas públicas, a exemplo daquele-um. Se ouve alguma baixaria na condução do debate sobre as possíveis alianças não partiu desta blogueira. Então, não achei pertinente que se mantivesse marcado meu nome nesse tipo de citação.




Também, não gosto desse tipo de postura.






E estou mantendo aqui (na primeira imagem do post) meu comentário que foi sumariamente apagado. Por uma questão de justiça também manterei a conversa que se seguiu em diante com tentativas de contato via telefone por Ana Soraia Guimarães. Que não aceitei, não é porque tenha algo contra a moça, mas  porque o único tema que teria com ela era a manutenção de meu protesto e solicitação de esclarecimento de uma situação que foi criada por ela dentro do ambiente virtual e dentro dele tem que ser resolvido. Nada além disso. Se era apenas um questão de diálogo, Ana Soaia Guimarães não deveria ter, ela sim, me ligado,  ao invés de expor meu nome na rede?








 Como a eleição está só começando, é preciso que a gente se atenha a alguns detalhes, especialmente que a vida vai continuar depois disso tudo e que tem muita gente que pode assumir posturas com as quais terá que conviver para o resto da vida.

E como tudo foi finalizado na paz. Mas sem a retirada do meu nome da tal citação e nem o esclarecimento de Ana Soraia sobre a que afinal ela está se referindo: a brigas familiares em torno da política, ao uso de Fakes, a cobrança pública que ela sofreu... ? Não sabemos.






A conversa encerrou-se da forma que vocês podem ver nas imagens seguintes. Ela manteve os posts seguintes, afinetou-me, e fez um gracejo educado no final. Coisa fina mesmo.




Afinal, não conheço essa senhora, a não ser por um ou outro cruzamento em situações públicas, no calçadão da praia de Mocajuba e etc e tal. E achei que não valia a pena engrossar o debate já que ele não é sobre aquilo que me interessa que é a gestão pública, as propostas de desenvolvimento para a cidade e a transparência e seriedade no uso de recursos públicos.  E por isso não teria motivos para ligar por conta da citação que ela fez questão de fazer via internet. Na internet nasce, na internet se resolve.




Desejo do fundo do coração a Ana Soaraia Guimarães uma boa campanha eleitoral e contem comigo na divulgação de ações e propostas lideradas por José Antônio Guimarães (PV) para Mocajuba, assim como todos os demais candidatos podem contar.

7 comentários:

Anônimo disse...

Até aquele-um carme?

Anônimo disse...

coitada dessa maluca,ainda nem começou a campanha ja ta se stressando.se ja e assim antes ,imagina depois ter que aturar esses arrogantes.culher neles

Anônimo disse...

a eleição ainda nem começou e essa ja tá se extressando. isso ainda é só o respingo a chuva ainda nem começou. quem não estiver preparado pra guerra que pule fora enquanto dar tempo.

Carmen Américo disse...

É claro, anônimo das 11:37, afinal ele também é candidato. Deve esclarecimentos tanto quanto candidato quanto como prefeito.

Anônimo disse...

se pelo menos esse irmao da soraya aparecesse nas pesquisas.o cara nem alcança um porcentual pra ser citado em pesquisas.tadinha

Anônimo disse...

a alda enterrou a pretensão dela de ser prefeito de mocajuba.acordo com o ESTÉLIO GULADA E O PIRATA PIQUIÁ.assim culher nem precisa fazer campanha.

Carmen Américo disse...

Não é verdade anônimo. Esse é mais um boato que já estava alastrado inclusive aqui em Belém. O blog checou com ela ela mantém no propósito de liderar a oposição nas eleições que se aproximam.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar