sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mocajuba: Zeca Guimarães 2, ainda procura um partido para chamar de seu...

E vocês que pensam que uma candidatura a prefeito cai do céu ....

[...]

 
Os bastidores da definição de um (a) candidato (a) é tão animada quando a própria eleição.

Mas é realizada em vozes roucas, ao pé do ouvido...


È preciso estar muito atento para ouvir bem.

Vejamos que dos prefeitáveis, pelo menos dois deles ainda não sabem em que partido vão abrigar-se.

Um ainda não posso falar. A pedido dele mesmo.



***
Bem, como não posso deixá-los sem fuxico, vamos falar do Zeca Guimarães 2.

Vou chamá-lo de Zeca Guimarães 2 porque ainda tem "aquele outro", o Zeca Guimarães mais conhecido, também tido como "Zeca do Bi" - que vou chamar de Zeca Guimarães 1, para que eu mesma atrapalhe-me  e vocês entendam o enredo do fuxico.

***

Para quem nunca ouviu falar do Zeca Guimarães2 (já apresentamos ele aqui):  ele é sobrinho de Nário Guimarães, vive a trinta e cinco anos em Belém e depois de juntar certa quantidade de recursos financeiros (?500.000?) pretende candidatar-se a prefeito de Mocajuba. Mas a coisa não é simples. E a tentativa de construção de sua candidatura já virou uma verdadeira saga.

***

 Eu, que adoro vocês, vou deixá-los "por dentro"...


Pois bem. Vamos por parte.


*
De onde o Zeca Guimarães vem ? Ora, da família guimarães... Sua origem está alí pela primeira rua da cidade na área que fica "de frente" para a Praia dos Gorgons[...] Ele era filiado ao PSB, partido do qual desfiliou-se para encontrar um novo que o catapulte à prefeitura de Mocajuba.

*
Ele discutiu primeiramente com a família, obviamente, a possibilidade de ser candidato. Uma parte muito grande dela que é ligada organicamente ao PSDB, partido do governador.

*
Porém, mesmo sendo ligado (por laços de sangue e amizade) ao PSDB em Mocajuba, Zeca Guimarães 1 (ex-vice prefeito),  Estélio Guimarães (vereador) e etc.,  ele está sendo gentilmente empurrado para o PPS.  Inclusive, inicialmente, divulgou via redes sociais que seria candidato pelo PSDB. Mais tarde mergulhou numa dúvida cruel e já não sabia mais. Contudo, ainda assim nos informou que seria apoiado por Estélio Guimarães e Zeca Guimarães 1, além de Aldo Guimarães etc.



Vejamos sua maratona passo-a-passo



No final do ano, Zeca Guimarães 2 ainda estava na dúvida sobre o partido que iria filiar-se. PSDB ou pelo PPS ? Essa era sua questão. Ele estava convicto que Alyrio Sabbá, seu primote, lhe "entregaria o PPS", já que é filiado ao partido em Belém, já foi candidato a deputado etc e tal. Mas acreditava também poder abrigar-se no PSDB. Ou seja, estava fácil para ele. Ledo engano.


No carnaval, ele já estava convicto de que deveria ser candidato pelo PPS. E falou rapidamente com Aldo Serrão. Serrão, um crítico incorrigível, colocou tantas perguntas a Zeca Guimarães 2 que o deixou meio atordoado. Contudo,  mesmo atordoado, manteve-se firme em direção do PPS. Mas-como-jááá ?





O que ocorre é simples: se  Zeca Gumarães 2 consegue inserir-se no PPS-Mocajuba, tem a possibilidade de  retornar e fechar com "os seus".




Então teríamos:

José Guimarães2 com José Guimarães1;

Ou com Estélio Guimarães;

Ou com José Antônio Castro;

Ou quem sabe, Alyrio Sabbá ?


Então, fica tudo em família, digamos assim.


Ou seja, nos sonhos de Zeca Guimarães 2, ele seria candidato a prefeito de Mocajuba pelo PPS, e fecharia com a "guimaraeszada/sabazada" em torno de uma vaga de vice-prefeito.

***

Um bom plano. Mas ainda estão lhe faltando as estratégias corretas.

***

O nosso prefeitável, ainda não conseguiu entender o perfil do partido que está tentando entrar. Tenta "varar por cima" , via gabinete do deputado Arnaldo Jordy, onde já esteve por duas ocasiões, mesmo não tendo relação nenhuma com o deputado.





***

Na primeira, Arnaldo Jordy o orientou a falar com o PPS-Mocajuba. [...]

Bem, Zeca Guimarães 2 demorou um pouco, mas foi. Pelo menos foi  marcar a agenda para a tal conversa com o PPS mocajubense.


Presenciamos isso: Zeca Guimarães 2 marcando uma conversa com Aldo Serrão. 


No entanto, segundo Aldo Serrão (PPS),  Zeca Guimarães 2 não apareceu. 

 
 ***

Ao invés disso, investiu novamente sobre o gabinete de Arnaldo Jordy, buscando apoio. Agendou, apareceu todo animado, inclusive com uma agenda montada em Mocajuba para que o deputado participasse no dia 21/05.

***

Chegou por lá com uma lista de 30 nomes para filiar ao partido e assim colocar-se em posição privilegiada nas decisões partidárias. Desse modo, deve ter achado que conseguiria levar a cabo sua candidatura à alcaide mocajubense.
***

Pois bem. Foi esclarecido para nosso prefeitável que no PPS  são respeitadas as bases locais. Ele ganhou o estatuto do partido também - para conhecer melhor as regras. Né?


***

Então,  pela segunda vez, ele foi orientado a conversar com o PPS-Mocajuba.

***





Bem [...]

Ele já está na cidade mais charmosa da Amazônia. Será que ele se entenderá com o partido, finalmente ? 

Nem te conto...

O deputado Arnaldo Jordy vai para uma agenda em Mocajuba e Baião. Zeca Gumarães 2 vai tentar participar da agenda e conversar com as lideranças locais e o deputado. Bem, ele foi encaminhado nessa direção.

***

Mas antes disso. Ele já está conversando com Fátima Braga (PMDB). Disse que se "filia" no partido que ela indicar. Que está aguardando uma posição da filha de Amadeu Braga.

 Que aguarda uma posição dela.

E etc. tal ...




O que seráaáááá que Fátima Braga disse?

 Poxa !!! O povo sempre conta só a metade da conversa.

Que maldade.

Mas tem sempre uma formiginha para contar.
"Deixe está" !!!



***

Mas o próximo capítulo da novela do Zé já está em andamento pois ele já deve está em Mocajuba.


E o que será que Aldo Serrão dirá ?

 Ele vai mesmo para os eventos com Aldo Serrão amanhã?


Vamos aguardar...


Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar