terça-feira, 17 de maio de 2011

Mocajubano Pelo Mundo: Marcos Caldas


Dia da Aprovação de Marcos no Vestibular
Na frente da Ceup


Gente,

Nossa próxima Mocajubana Pelo Mundo seria Brena Ferreira indicada pelo mocajubano Maurício Américo Júnior, mas não conseguimos seus dados a tempo de publicar, de forma que teremos uma homenagem que começa uma nova rede liderada por Marcos Caldas.

Pessoalmente, fiquei muito feliz quando o Marcos enviou os dados dele ao blog porque ele mora na casa em que eu morei para cursar a universidade:  a Casa do Estudante Universitário do Pará (CEUP).

Tempos bons, muito miojo e ovo... Muito aprendizado, muita luta e crescimento.

A Ceup é a sociedade em micro-cosmo, a sociedade em miniatura. Viver lá é como se vivessemos em um pequeno feudo onde temos que lidar com os mais diversos perfis de agentes: desde os evangélicos mais duros até os alternativos, dos anarquistas aos de extrema direita...

Aprende-se sobre regras, disiplina, vida em coletividade e sobre a política na prática. Se aprende o que é política para lavar banheiros porque é preciso brigar por direitos, mas também realizar seus deveres, respeitar o outro e fazer sua parte para que o coletivo avance junto.

Trata-se de um lugar de acolhimento, sem o qual muitos de nós filhos e filhas dos menos abastados, teríamos muito mais dificuldades para fazer um curso superior.

Marcos é um desses guerreiros e guerreiras que dizem não ao destino, amolam seu fação e saem pisando firme.
Gente, não é fácil, é na realidade uma dádiva dos guerreiros e guerreiras que destemidos enfrentam as dificuldades de viver por ai sob toda sorte de dificuldades para emergirem vitoriosos, fortes e preparados para uma nova vida.

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar