sábado, 16 de abril de 2011

GOVERNO DO PARÁ DECRETA LUTO OFICIAL.


MORRE EX-GOVERNADOR.


HELIO DA MOTA GUEIROS,

Morreu na tarde desta sexta feira (15) em Belem o ex-governador do pará Helio da Mota Gueiros, que tinha 86 anos.


Nascido no Ceara(Fortaleza), chegou no Pará ainda criança, entrou na politica em 1958.


O politico morreu em sua casa de insuficiencia renal, o velorio realizou-se no Palacio Lauro Sodré, antiga sede do governo do estado, e o enterro em um cemiterio da região metropolitana de Belem.


A prefeitura de Belem foi o ultimo cargo público ocupado por Gueiros, em nova tentativa de eleição foi derrotado pelo atual prefeito de Belem.


Foi tambem deputado estadual, federal e senador, mas os cargos no executivo foi que valeram como maior publicidade. Quando era governador, desautorizou o então presidente da Republica, Jose Sarney, de enviar lixo tóxico para serra do Cachimbo, ainda sancionou lei estadual que proibiu o deposito de qualquer material radioativo no solo Paraense.


Mais tarde, o governo revelou que os Estados Unidos pretendiam não só depositar lixo atômico no brasil, como realizar testes atômicos aqui. A permisão valeriam R$ 1 milhão por dia ao governo brasileiro, caso o acordo tivesse sido cumprido.


Apelidado de "papudinho", ele tambem ficou conhecido por sua linguagem propia, de forma jocosa respondeu a reivindicações dos professores e questionamentos da imprensa. Diante da ameaça de greve respondeu com um "eu choro", outra palavra que usava muito era o "pai d'égua".


A morte foi lamentada por politicos e comentada pela população. Além de ter episódios que ganharam repercussão nacional, ele entrou para o anedotário politico local por causa do gosto pela bebida e pelas tiradas cômicas.


O governador Simão Jatene e o prefeito de Belem Duciomar Costa, decretaram luto oficil de três dias no estado e no municipio.







Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar