domingo, 13 de fevereiro de 2011

Mocajuba: O carnaval está a pleno vapor


Desde que um rapaz foi morto no Bloco Mangueirinha em Mocajuba, o carnaval da cidade entrou em verdadeira involução. Perdeu tudo, os blocos de rua Sóco e Mangueirinha que eram verdaeiras sensações da cidade e todas as atividades carnavalescas. Só mantiveram-se, com muitas dificuldades, as inciativas de maior tradição como os Linguarudos.  As atividades culturais são, não raro, iniciativa da sociedade civil de Mocajuba, expressam criatividade e inventividade da comunidade local.



Há três anos as coisas voltaram a se animar com blocos muito autênticos como o Matinta Perera. Nas últimas gestões públicas nada, ou quase nada, foi feito. Mas seguindo o exemplo de Cametá, as iniciativas de formação de bloco foram lideradas pelos empresários locais como o Não dá Trela, Matinta Pereira, Língua Solta, Os chifrudos, Vetron Elétrico que vai levando, nesse ano, estrelas nacionais como a dançarina fanqueira Mulher Melancia (Andressa Soares).



O nosso prefeito festeiro, e que de bobo não tem nada, está mantendo incentivos gerais para o Carnaval para tentar manter a popularidade e os negócios. Temos até corredor da folia. Massa!!!



Ao final, a cidade ganha com esse movimento, começa a oferecer uma alternativa aos seus munícipes e turistas. A cidade é linda, o povo fantástico, possui maravilhas naturais, não é longe da capital e de cidades médias. Tudo só tende a crescer.



Mas a cidade precisa organizar-se de fato com fortalecimento da hotelaria e serviços adicionais, da culinária, e dos equipamentos urbanos para os carnavescos. Precisa superar  a deficiência na saúde para atender, inclusive as emergências geradas pelas festas. Além de que a segurança ainda padece. Ainda precisa fortalecer suas manifestações tradiconais como o grupo centenário "Os linguarudos", o samba de cacete e os artistas locais.

Bem, enquanto isso: HOJE TEM CARNAVAL NA PRAIA DOS GORGONS COM O BLOCO NÃO DÁ TRELA.

Um comentário:

Anônimo disse...

O carnaval é festa popular, onde brinca rico e pobre, mas todos precisam receber o mesmo tratamento. Pergunta: O prefeito festeiro já providenciou local apropriado para o lixo que vai ser gerado durante essa festa? Medicamentos para o hospital e posto de saúde? Abastecimento de alimentos a preço acessível no mercado municipal? O sistema de telefonia já foi restabelecido? Acorda povo! Não esqueçam, a quarta-feira é de cinzas.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar