terça-feira, 5 de outubro de 2010

Maior bancada na Assembleia será a petista

A assembléia legislativa do Pará altera-se significativamente e o PT é o partido que mais se beneficiou com a eleição 2010 no parlamento paraense.


A bancada petista aumentou em 40%, crescendo dos atuais cinco membros para nove.


Milton Zimmer, é uma das novas caras petistas. Representante da  região sudeste, é liderança ligada ao grupo do prefeito de Parauapebas Darci Lermen (PT). Não é paraense, é gaúcho, mora no Pará desde a década de 90. Foi secretário de Produção Rural e depois de Finanças em Parauapebas. Também já dirigiu a Emater na atual administração.



Outro novato petista na AL é Zé Maria Silva, liderança política do baixo-amazonas, começou sua militância política no Sindicato de Trabalhadores Rurais de Juruti e é o primeiro filho do município a ser eleito deputado estadual. A prefeitura de Juruti também é comandada pelo PT.



Para alegria do nosso conterrâneo Edno Rocha, uma das novas caras da assembléia é Paulo Sérgio Souza, o Chico da Pesca. Servidor público federal, ligado aos pescadores da região nordeste e baixo-tocantins, é aliado político do deputado Miriquinho Batista, eleito deputado federal.


Edilson Moura se elegeu pela primeira vez deputado, mas já exerceu mandato de vereador de Belém e foi secretário estadual de Cultura na atual administração do PT. È ligado a tendência onde milita a governadora Ana Júlia, a DS.



Carlos Bordalo, Valdir Ganzer, Bernadete Ten Caten e Airton Faleiro foram reeleitos e continam a compor a bancada petista. Bordalo é ligado a Beto Faro (PT), os demais são da mesma tendência petista, o PT Para Valer, de onde também origina-se Zé Geraldo, reeleito para a câmara federal.


O PMDB ganhou mais um representante passando de sete para oito o número de deputados estaduais. Dois são neófilos: Paulo Liberte Jasper, o Macarrão, liderança do município de Tailândia, onde foi prefeito por duas vezes, e Nilma Lima, esposa do atual prefeito de Moju, Iran Lima, liderança da região do baixo-tocantins.



O PMDB conseguiu reeleger Parcifal Pontes, Martinho Carmona, Francisco Melo, Antônio Rocha, Josefina Carmo e Simone Morgado. A bancada perdeu Domingos Juvenil, que disputou o governo do Estado e não foi candidato a reeleição.



A bancada do PSDB perdeu posição na AL e não foi perda pequena: de dez deputados em 2010, vai para  mas seis em 2011. Não se reelegeram Suleima Pegado, Bira Barbosa e André Dias, que concorreu a deputado federal. Conseguiram um novo mandato Ana Cunha, Manoel Pioneiro, Alexandre Von e José Megale. O ex-prefeito de Paragominas, Sidney Rosa, empresário do setor madeireiro também comporá a equipe tucana na AL.Cilene Couto, filha do deputado Mário Couto vai compor a bancada tucana - a candidata também foi apoiada pelo alcaíde mocajbense atual, Rosiel Costa (DEM).

Bem, que confusão, né? Jogos de poder....

O democratas reelegeu Márcio Miranda e perdeu Gualberto Neto.

O PR perdeu um membro, o deputado Adamor Ayres, mas reelegeu Júnior Hage e mais três deputados, dobrando a bancada na AL. Luzineide Barros do Nascimento é nova na política, liderança de Benevides e aliada ao prefeito Edimauro Farias. Eliel Faustino é velho conhecido da política em Ananindeua, onde já exerceu três mandatos de vereador. E Raimundo Santos, ligado à Assembleia de Deus, já exerceu dois mandatos de deputado federal.


 No PTB, os deputados Joaquim Passarinho e Robson Lima não conseguiram a reeleição. Dos quatro petebistas apenas Júnior Ferrari e Eduardo Costa se reelegeram. O ex-prefeito de Marabá e ex-presidente do Sebrae, Sebastião Miranda, completa a bancada petebista na AL, que reduziu de quatro para três membros.



O PSB reelegeu Cássio Andrade e aumentou a bancada com o ex-prefeito de Capitão Poço, Raimundo Belo.

O PDT também elegeu dois deputados. Reelegeu Pio X e Fernando Coimbra, ex-superintendente do Trabalho no Pará, dobrando a bancada.



O PMN manteve a bancada única com o deputado Alessandro Novelino que contou com apoio de Jader Cunha em Mocajuba, o vereador.


PSC, que estava sem representação na AL com a saída Novelino para o PMN, conseguiu eleger Hilton Aguiar, vereador e presidente da Câmara Municipal de Itaituba.


PRB troca o pastor Roberto Santos pelo pastor Carlos Divino, duas lideranças da Igreja Universal.



O PV manteve o deputado Gabriel Guerreiro e perdeu Deley Santos.



O PSol elegeu uma bancada única com o deputado Edmilson Rodrigues, que retorna à Assembleia Legislativa como o deputado mais votado do Pará.



O PP perdeu a bancada de um deputado que tinha na AL. O empresário de Capanema Zé Neto não se reelegeu.


O PPS perdeu Arnaldo Jordy, que se elegeu deputado federal e reelegeu João Salame, reduzindo a bancada pela metade.

(Com informações do Diário do Pará)



Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar