sábado, 25 de setembro de 2010

Mocajuba: o enviesamento do olhar

Todos já estão acostumados com a violência e proliferação das trocas em Mocajuba.


Bem, acostumar mesmo niguém acostuma, mas não é novidade.


Mas tornou-se comum ouvirmos de pessoas ligadas a gestão pública local que a causa fundamental é o presídio construído na cidade.

Porque ??


Segundo esta tese, os internos do presído de Mocajuba trazem a família para cidade  que por sua vez seriam também bandidos e iniciaríam atividades criminosas, "pequenos delitos", dizem alguns, animadamente como se esta tese explicasse toda a questão.

Um dado interessante é que a maioria dos crimes são cometidos por jovens de Mocajuba, muito frequentemente, menores.


Deste modo, é fácil entender porque, em havendo um problema objetivo de aumento da criminalidade, não se avança na construção de soluções.


 O olhar enviesado da gestão pública cria um problema de fundo que impossibilita a construção de possilidades de resolução dos problemas.


As famílias mocajubenses, digamos, de uma certa classe média e alta local, estão ás turras vendo muitos de seus filhos e filhas enveredarem pelo uso e tráfico de drogas. Isso mesmo. Tráfico.

Vive-se uma dificuldade de leitura do problema da violência e das drogas o que impossibilita na raiz a construção de alternativas de superação.

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar