sexta-feira, 16 de maio de 2014

A renovação do judiciário brasileiro: O exemplo de Marcos Campelo, O Juiz de Mocajuba, entrevista. (PARTE - I )


A placa de inauguração do prédio do Fórum de Mocajuba


Na quarta-feira depois de perambular pela cidade entre um compromisso familiar e outro tomei a direção do Fórum de Mocajuba.

***
Mesmo sabendo que um prédio renovado e imponente foi inaugurado - eu não tinha noção do que ele abrigava.

***
Estive lá, inicialmente, para tratar questões familiares/particulares. Mas devia-nos uma entrevista o juiz da cidade.
***



Juiz de Mocajuba - Marcos Campelo
***
De uma nova geração de juízes,
Marcos Campelo possui o perfil da nova geração do judiciário brasileiro,
Uma geração marcada pelo período após a Constituição de 1988.
E também pelo pós-Collor.
[Como ele mesmo datou]
Uma galera estudiosa,
trabalhadora e compromissada,
que muito tem a dizer sobre a esperança em dias melhores.
Mas, em grande medida, muito crítica e descrente na representação política.





***
Já tinha ouvido falar, por meus amigos advogados, sobre esse perfil.
E diante do clima de desesperança de Mocajuba com a representação política,
fui buscar  inspiração e informação sobre os ritos dos processos.
***





Aos que não conhecem...
Trata-se do Juiz Marcos Campelo.
30 anos.
Natural do Piauí. 
Na magistratura há um ano.
Nosso juiz substituto por tempo indeterminado.



***
Minha intenção era buscar uma mensagem de esperança, especialmente aos jovens que cada vez mais desacreditam nas instituições e nos representantes políticos.


***
Imediatamente, a imagem é de frescor.
A entrevista foi um afago na esperança.
Publicarei em doses homeopáticas.
***



***
[...]
E o "mico que paguei" ao não reconhecê-lo inicialmente?
Geente,
Só a pessoa aqui mesmo.
Entrei na sala, no dia de marcar a entrevista...
[...]
Uma sala que pensei ser uma ante-sala...
Algo assim.
Então esperava entrar em sequência em outra porta....





***
Fiquei segurando meu pequeno cabelo e tentando arrumar/puxar o enorme vestido que cabe duas de mim e arrasta-se pelo chão.
A espera de alguém chamar...
Enquanto um rapaz dizia algo...
[...]como: pois não...
Era vossa excelência - o juiz em pessoa, observando meu desengonçamento.
[...]
Morri.
***


Detalhes do Fórum de Mocajuba

Acompanhem,
Vocês irão gostar da entrevista.
Asseguro.

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar