Novo Posto de Sáude em Mocajuba de Costas para as Comunidades Foto: CarmenAmérico 2011 |
Pesquisa recente mostra que o recurso destinado à saúde no Brasil é suficiente para dar conta das demandas da saúde da população. Apesar disso, a saúde é uma das áreas onde o cidadão comum mais é humilhado, achincalhado, vilipendiado...
Mas porque isso ocorre?
Ora, qualquer menino catarrento já entendeu.
É porque os recursos são mal gastos ou surrupiados pelos gestores.
Vejamos que em Mocajuba, apenas do recurso da saúde o prefeitura recebe entre 600 e aproximadamente 900 mil, toooodo santo mês. Veja aqui
Além disso, recebe do chamado Fundo de Participação dos Municípios (FPM) mais uma bolada que fica entre 400 e 600 mil reais – também em ritmo mensal. Veja aqui.
Não é pouco. Mas a forma de gestão é meio atabalhoada (isso porque é cedo e meu fígado ainda não começou a trabalhar)
Vejamos que em Mocajuba, amanhã, estará sendo sendo inaugurado um posto do Estratégia Sáude da Família – vulgo posto de saúde, na comunidade Igarapé Grande.
O posto, pintado naquele “ verde-laranja-colher” fica localizado à margem da PA-151, digamos para todos que entram e saem da cidade deem uma espiada. Está bem na ilharguinha mesmo da pista e loooonge das comunidades que deve atender.
A festa de inauguração está tendo custo interessante. Tem convite oficial e calendário de bolso com propaganda antecipada do prefeito e almoço para todos os convidados. Ora também deve ter muitos fogos. Afinal como diz a história da pata e da galinha: é preciso cacarejar.
Imaginem, mas vai tá demais uma bubage !!
Com festa ou sem festa, ainda está melhor que as gestões anteriores. Que olha péqueno (a), nossa geração está devendo uma boa gestão para essa nossa cidade.
Bem. Mas voltando as obras. Afinal tem que fazer obra mesmo, senão como é que se vai vender material de construção. Né?
Nenhum comentário:
Postar um comentário