quinta-feira, 27 de julho de 2017

Tucuruí - Artur Brito (PV) assume a prefeitura após falecimento do titular



Artur Brito (PV)  no velório de Jones William
 reproduçãointernet

Artur Brito assumirá a partir de hoje a prefeitura de Tucuruí (PA), após a morte do prefeito Jones William (PMDB) e hoje correm os proclames da transição. 

A dupla elegeu-se com apoio da frente PMDB, PT, PP, PV, DEM, PRB, REDE, PHS, PMB , PRTB , PC do B, MUDAR PRA SER FELIZ, que obteve 31,268 votos, 53.50% do total.


Artur tem 32 anos, empresário, casado e militante do Partido Verde (PV). A partir de hoje dirigirá  a cidade que abriga a Hidrelétrica de Tucuruí e conta com mais de 100.000 habitantes, gravíssimas contradições sociais e um histórico recente de escândalos  ligados a gestão dos recursos públicos. E ainda, a sensação de insegurança exponenciada pela morte brutal do prefeito. 

Tucuruí- Imagem G1


Artur administrará a cidade que representa o oitavo maior PIB do Pará e conta com renda per capta de 28. 012,02. Não é um, dois ou três mil reais, minha gente !!! São mais de 28 mil reais. Para fins comparativos, Mocajuba (PA), no nordeste do Estado, tem PIB per capta de 7.570,36 reais.  Indubitavelmente, Artur terá para administrar  uma cidade rica. 


Ao passo que a falta de equipamentos e serviços públicos coloca a população com menor renda em situação grave de subalternização e sofrimento, e tem aumentado cada vez mais a marginalização e a violência. Ou seja,  Artur Brito, assumirá uma cidade marcada por profunda desigualdade. Herdará as mazelas do descompromisso com a gestão do território que também tem prejudicado desenvolvimento econômico local fazendo dela uma cidade com graves indicadores de insustentabilidade. Também herdará os os avanços que Jones Willians conseguiu nos últimos meses como o enxugamento da folha de pagamentos do município. 

Artur Brito enfrentará gravíssimas contradições sociais que impõem desafios a sustentabilidade humana, política, social, ambiental, cultural, estética e ética. 


No plano da gestão, há uma tensão interna natural diante da expectativa de mudanças na composição do governo e uma provável alteração de postos. Artur Brito terá que reacomodar os interesses internos. 




Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar