Curta AmazôniaeCia

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Mocajuba da diversidade


 


Hoje é dia. Dia mundial contra a homofobia.




Por uma Mocajuba mais diversa !!!!

Pesca: PF e MPF investigam fraudes no defeso

Bem, como não pude apurar a questão, vou replicar aqui a postagem do Wanterlor Bandeira, comentando as investigações do MPF e PF sobre o seguro defeso no Pará, citando nominalmente, um mocajubense: Edno Nunes, ou Edno Rocha.
Muito Preocupante !!!!
*************************************************

Até lideranças de colônias de pescadores podem estar por trás de esquema

É mais grave do que se pensa o esquema de fraudes do seguro defeso no Pará. As denúncias se avolumam, mas até agora nenhuma providência foi tomada para apurar tudo. No meio das fraudes há clara influência política para que nada seja investigado. O uso da máquina financeira do governo federal em benefício das quadrilhas é assustador. O Estado teria hoje 130 mil pessoas cadastradas como pescadores recebendo o seguro defeso, segundo novas denúncias encaminhadas ao DIÁRIO. Esse número pode não ser real, mas quem pode desmenti-los?



Em 2008, o Pará cadastrou oficialmente 57,7 mil pessoas para pagamento do seguro. Esse, que foi o maior contingente no País, teve seu número dobrado em apenas dois anos, mas o pior é que não se sabe quantos de fato são falsos pescadores - e que muitos jamais empunharam um anzol de pesca na vida. Em 2003, o Pará tinha 40 mil pescadores cadastrados. Em sete anos esse número mais que triplicou.

Os verdadeiros pescadores, contudo, estão literalmente a ver navios, contemplando ao largo da costa paraense a passagem superlotada do transatlântico da impunidade. Cópias das denúncias encaminhadas ao DIÁRIO também estão em poder do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal. O esquema, simples, mas bem azeitado, funciona a todo vapor no período de cadastramento de pescadores para recebimento do seguro defeso.



As quadrilhas fazem a festa com os recursos federais em municípios como Ponta de Pedras, Mocajuba, Limoeiro do Ajuru, Breu Branco, Tucuruí, Abaetetuba, Chaves, Muaná, Cametá e Moju.



Em Ponta de Pedras, na Colônia de Pescadores Z-24, o modelo das maracutaias é o mesmo do usado em outros municípios: o presidente da entidade recolhe os documentos de pessoas que são pescadores e também de pessoas que não têm nenhum vínculo com a pesca. O objetivo é tirar a carteira de pescador ou a certidão provisória para que o interessado tenha o direito de receber o pagamento do seguro, no valor de um salário mínimo.


Emissão de carteiras serviriam a interesses eleitoreiros


O esquema de fraude entra em ação da seguinte forma: a informação passada aos interessados é de que eles devem entregar certa quantia em dinheiro, cuja metade seria para providenciar a carteira de pescador e a outra metade para remunerar quem faz o serviço. Se o dinheiro não é entregue, a emissão da carteira é cancelada. Fica apenas a promessa de que o documento sairá no ano seguinte - dependendo, é claro, do acerto.

Em outro município, Moju, a Colônia de Pescadores Z-81 teria relação direta com o deputado estadual Miriquinho Batista (PT) e com o ex-superintendente da Pesca, Paulo Sérgio Souza, conhecido por Chico. Criada em 2007, a Z-81, garantem as denúncias, até hoje serviu somente para fazer campanha eleitoral.

Tanto é verdade que o próprio presidente da entidade, José Cícero, foi candidato a vereador nas eleições passadas e agora quer eleger Miriquinho a deputado federal e Chico, estadual. A Z-81, mesmo com apenas três anos de existência tem mais de dois mil filiados aptos a receber o seguro.

Com ramificação em Limoeiro do Ajuru, o esquema é sustentado na Colônia Z-46 pelo presidente da entidade, Raimundo Cavalcante, apontado no documento como autêntico cabo eleitoral de Miriquinho Batista e de Paulo Sérgio, o Chico. Na eleição de 2006, Cavalcante conseguiu dois mil votos para o petista, Suas demandas hoje na Colônia são tidas como “prioritárias”.

De oito mil pescadores cadastrados na Superintendência de Pesca do Pará pela Colônia Z-53, do município de Breu Branco, 70% são falsos, sustentam as denúncias entregues às autoridades. No meio de pescadores autênticos, a maioria dos filiados só viu peixe já pronto, na mesa. Nunca jogou rede no rio ou “despescou” curral.

Em Breu Branco tem mototaxista, dona-de-casa, estudante, comerciante e pessoas estranhas de outros municípios que jamais tiveram qualquer vínculo com a pesca, seja de peixe, caranguejo, ou camarão.

Em Tucuruí, Cametá e Baião o esquema é o mesmo. O presidente Edson Figueira traz os processos para Belém, entrega-os nas mãos de Chico e este manda confeccionar as carteiras, “sempre com datas retroativas de um a dois anos”. Em troca, os “pescadores” passam a apoiar Miriquinho e o próprio Chico. O negócio é mais sofisticado nos municípios de Chaves e Muaná, na região do Marajó.

As Colônias Z-22 e Z-59 contrataram em Belém um despachante. Ele se chama José Alberto Santa Brígida, proprietário do Palácio dos Bares, no bairro da Condor. Esse cidadão, ainda de acordo com as denúncias, tem livre acesso na Superintendência da Pesca e ainda é amigo pessoal e coordenador da campanha de Chico. A relação é tão direta com Chico e com Miriquinho que Alberto montou um

escritório em sua residência, localizada em um condomínio da Travessa Timbó, no bairro da Pedreira, somente para agilizar os processos de seus interesses políticos e financeiros. Dos pescadores verdadeiros e falsos é exigida uma quantia para providenciar a carteira de pescador.


SEM RESPOSTAS

O deputado Miriquinho Batista e o ex-superintendente da Pesca no Pará, Paulo Sérgio, o Chico, foram procurados pelo DIÁRIO para responder sobre o envolvimento de seus nomes nas denúncias entregues às autoridades, mas não foram encontrados. Nenhum dos recados postados nos celulares da dupla foi respondido. Os dirigentes das colônias de pescadores também citados no dossiê não retornaram as ligações feitas para seus celulares.

FRAUDES E INTERESSES, FALSOS PESCADORES

Igarapé-Miri

     -Colônia de Pescadores Z-15. Presidente: Raimundo Velho.

A colônia possui 6.000 pescadores cadastrados na Superintendência de Pesca do Pará (Seap). Cerca de 30% (2,3 mil) seriam falsos.


Abaetetuba

       -Colônia de Pescadores Z-14.
Presidente: Joaquim.
A colônia possui 8.000 pescadores cadastrado na Seap. De acordo com denúncias 50% nunca foram pescadores.

Tucuruí

   -Colônia de Pescadores Z- 32.
Presidente: Tio Bebé. Secretário

da colônia: Oneildo. O mesmo esquema: troca de favores políticos é verificado e há 7.000 pescadores cadastrados. Cerca de 40% seriam falsos, cerca de 2,8 mil pessoas.

O CLIENTELISMO POLÍTICO
Cametá:

Associação Apamuc foi criada com a finalidade eleitoral.
O despachante Cleidinho Teles é apontado nas denúncias como candidato a vereador nas eleições passadas. Agora trabalha para eleger Miriquinho Batista e Chico. Com dois anos, a Apamuc já tem mais de 3 mil filiados recebendo seguro.

Mocajuba:

A Associação Aspam também está no mesmo barco eleitoral de Miriquinho e Chico.
O chefe da entidade, o despachante Edno, foi candidato a prefeito do município na eleição passada. Em quatro anos, a Aspam já cadastrou 4.000 filiados para receber o seguro pago pelo governo federal.

(Diário do Pará)

Juizado Especial realiza ação itinerante em Mocajuba


O atendimento está ocorrendo no ginásio poliesportivo de Mocajuba, situado a rua 15 de novembro, bairro centro, sob a coordenação do juiz federal Ronaldo Desterro, que será auxiliado por sete servidores e voluntários da Justiça Federal no Pará.



No dia 19 de março, uma equipe da Justiça Federal esteve em Mocajuba para escolher o local dos trabalhos e dar início à divulgação do Juizado Itinerante, que será realizado em parceria com a Prefeitura local e emissoras de rádio do Município, que colaborarão na divulgação.


O atendimento, segundo a Justiça Federal, terá início às 08:00 horas e será feito por ordem de chegada, mediante a entrega de senhas e transcorrerá durante todo dia.

Para facilitar o atendimento, explica Sales no site da JF, será indispensável que os interessados apresentem cópia de identidade, CPF, certidão de casamento ou nascimento, título de propriedade de imóvel rural, comprovante de cadastro de ITR, autorização de ocupação fornecida pelo Incra, contrato de arrendamento, parceria ou comodato rural, ficha de inscrição em associação/sindicato rural, espelho (ELO) do título eleitoral, laudos/exames médicos, conforme pedido e quaisquer outros documentos que comprovem sua condição de trabalhador rural.

A ação itinerante atenderá exclusivamente os trabalhadores cuja pretensão seja um benefício previdenciário, tais como aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio doença, auxílio reclusão, pensão, salário maternidade e benefício assistencial.

Informações do Portal da Justiça Federal.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

dicionário:patrimonialismo

O patrimonialismo é a característica de um Estado  que não possui distinções entre os limites do público e os limites do privado.

Não é só em Mocajuba que ocorre e não é de hoje, como se diz no linguajar popular.

Foi comum em praticamente todos os absolutismos.


Lembras da aulas de história. Aquele tempo em que o rei era o centro de todos os poderes.





Luís XIV, "O Estado sou eu"

O monarca gastava as rendas pessoais e as rendas obtidas pelo governo de forma indistinta, ora para assuntos que interessassem apenas a seu uso pessoal (compra de roupas, por exemplo), ora para assuntos de governo (como a construção de uma estrada). Como o termo sugere, o Estado acaba se tornando um patrimônio de seu governante.

Não entendeu !!????


Fuxica ai em Mocajuba e presta atenção no uso dos recursos públicos.

A realidade cabe perfeitamente no conceito.

Tanto quanto ao uso dos recursos, quanto a concentração do poder nas mãos do rei. Só não leva muito a sério esta história de "rei". Ele já está todo convencido, se você chamar ele de rei, ha !!!

Tudo estará perdido!!!

Os guardas do prefeito e a tintura da máscara

Parece bricadeira, um amigo meu encontrou por acaso o prefeito de Mocajuba em Tomé-Açu. O prefeito estava lá prestigiando nosso presidente (leia-se babando ovo) e o Programa Nacional de Óleo de Palma.

Ele me perguntava se ele estava sendo ameaçado.

Eu disse: bem, só se for de perder o mandato.

- Porque ?

        Perguntei, curiosa.
                        Ele respondeu, meio confuso.

                                                                       - Ele anda pendurado de guarda costa.

                                                                         Eu sorri. Adorei o trocadilho. E disse:

                                                                        - È que ele é filho do João Costa.

                                                                        Meu amigo ficou um pouco mais confuso.

                                                                        Eu envergonhada. Não expliquei que o prefeito local contratou uma plantel enorme de guardas municipais, mas faz uso privado deles.

Ou no melhor dos casos. Utiliza de maneira equivocada. Onde o prefeito vai, seja  Pesqueiro, Prachina, Vizânia etc... Pode avistar um grupo de guardas que deveriam estar guardando o patrimônio público.

A comitiva do prefeito em Tomé-Açu só não era maior que a do governo do Estado. Mas eram assessores e técnicos para fazer alguma articulação junto aos agentes federais do program que estavam no local.

 Eram guardas, motoristas, abanador.... não resisto. Tinha um que foi levado só para cheirar peido.

Brincadeira, parte.

A simpatia e o sorriso cativante do canditado. Agora metamorfoseiam em uma máscara mal pintada que escorre do rosto.                        

Mocajuba: Doentes ganharam passagens

Enquanto o prefeito negocia com a HAP-VIDA o governo do Pará assina contrato para PRESTAÇÃO DE SERVIÇO QUANTO AO FORNECIMENTO DE 200 (DUZENTOS) BILHETES DE PASSAGENS FLUVIAL NO TRAJETO MOCAJUBA/CAMETÁ E CAMETÁ/MOCAJUBA.

VALOR DO CONTRATO: R$ 2.000,00 (DOIS MIL REAIS).

Para você ver que ajudar o pobre necessitado não precisa gastar muito. Mas faz muita diferença na vida das pessoas.



Fonte: Ioepa

Igarapé- Miri tenta combater o tráfico


O diário do Pará cobriu a ação da polícia civil do Pará em Igarapé-Mirí, cidade "vizinha" de Mocajuba.  Um lástima a combinação de tráfico e miséria na cidade. Venda de cocaina no centro da cidade. Isso não é muito diferente em Mocajuba que de cidade pacata tornou-se um novo ninho para o crime, o tráfico e o vício. Hoje encontrar cocaína, pasta de cocaína, maconha, base ... e outras drogas na cidade é algo trivial. Quando é que a polícia e outras ações vão começar a combater isso em Mocajuba ????

Segue a nota do Diário do Pará.
Mocajuba negocia com o Plano de Saúde HAPVIDA um contrato de uma faixa de 800-1000 planos para funcionários da prefeitura. A contadora resiste....


Imaginem só !!!!!!

O abrigo Rosiel Costa, administrado pela AFAMO, não teve o convênio renovado com o Governo do Pará no ano passado - nos primeiros meses.
Eleito !!! Para que abrigo ???

Vocês sabiam que o ABRIGO funcionava com recursos públicos ?

Èh !!! Mas no ano passado não renovou convênio (Veja o Diário Oficial).

Agora vai atuar em ATIVIDADES CULTURAIS - com recursos públicos.

Enquanto isso, negocia-se a compra de Planos de Sáude.
Será que o representante da HAP-VIDA vem feliz do Moca ?

O prefeito ainda escolheu o tipo: enfermaria e com plano odontológico para todo mundo.
Isso não é confissão de incompetência?
E será que ficará bom para ambas as partes ?

Ou a contadora viu que com esta chegavam mais próximo do "Ficha Suja"?

UAUAU!!!


quinta-feira, 13 de maio de 2010

Mocajuba: cameras ????

È cada uma...

Segue replicação de artigo do nosso conterrâneo Nilsen Vasconcelos, o Nil, ou Piroca.

Intrigante.
Publicado no site Mocajuba






Olhem onde foram para as câmeras de Segurança prometida pelo Prefeito
Mocajuba hoje já pode contar com diversas Câmeras de Segurança contra assalto e crimes, até ai tudo bem, se não fosse o fato das mesmas estarem sendo usadas para vigiar os servidores da saúde, mas específicos os da Clinica Municipal, até ai tudo bem também, se não fosse o fato, pasmem agora, de essas Câmeras estarem instaladas em locais proibidos.


Ao todo são 05 (cinco) câmeras instaladas no prédio: 02 (duas) estão nos corredores, 01 (uma) na Sala de Cirurgia, 01 (uma) na Sala de Pronto Atendimento e o pior de todos afrontes é que, 01 (uma) está instalada na Sala de Parto, o que será que o Prefeito quer com isso? Será que o mesmo vai também fazer com as mulheres que ali forem pra ter seus filhos, o mesmo que ele fez com seu Manuel, lembram dele? aquele que teve suas imagens estampadas na internet quando recebeu uma dentadura, fico eu a imaginar ou ele vai fazer isso ou vai presentear os pais com um vídeo do nascimento de seus filhos.


Reporto-me aqui ao Muito Digno Prefeito: repense seus atos, pois os mesmos podem ser revistos e consertados antes que o Ministério Público (MP) o faça, ai isso sim será bem vergonhoso, não gostaria de ver o MP governando nosso Município como acontece em nossa Capital (matéria veiculada em jornais).


As câmeras de segurança foram instaladas de maneira criminosa, considerando que não poderiam ser instaladas nas Salas: de Pronto Atendimento, Cirurgia e pior, de Parto. Senhor Prefeito se o senhor quer mesmo moralizar a Administração Pública o faça com seriedade e não com brincadeira, se realmente tem desvio de material (essa é a justificativa para tal instalação) por que então não se abre uma sindicância para apurar essas irregularidades e punir os responsáveis (doa a quem doer)? Se me permite uma sugestão, porque o senhor não as instala nos ralos da Prefeitura? Porque por lá sim, tem muito dinheiro saindo.


Fico a me perguntar de onde veio o dinheiro para comprar tais câmeras? Quem fez a venda e instalação, foi quem ganhou a licitação? Se é que foi feita, não seria o caso de instalar câmeras também nessas compras?


Por que será que tem dinheiro para tal compra e não tem para comprar medicamento e material de expediente para o bom funcionamento do Hospital, Clínica e Postos de Saúde? Por que a população quando procura não encontra nada?


Fica aí a indignação não só minha, mas também do povo carente que procura e quer encontrar atendimento digno.


Abraço,


Nil Vasconcelos


Mocajubense de Coração.

Dicionário: homiziar

Ocultar, esconder, encobrir.

Ficha limpa para novos e nem tão novos prefeitos em Mocajuba

Um milhão e seiscentas mil pessoas assinaram as petições e um milhão e setecentas mil pessoas assinaram pela internet o projeto Ficha Limpa.

Acreditem, o Jader Barbalho votou no projeto.

Bem, um VIVA.

Talvez isso traga uma pequena esperança de melhor de gestão dos recursos públicos, pelo menos para aqueles que querem fazer carreira.

Aquele "político" que vem só para enrriquecer e injetar recursos públicos nos negócios próprios... Hum, este "não tá nem vendo". Mete a mão e depois briga com a justiça com bolsos cheios e ao lado da miséria da população.

Ui!!!!!!

Mocajuba e Baixo-Tocantins: na literatura científica


Sugiro como leitura sobre a região o artigo recente "Amazônia, Pará e o mundo das águas do Baixo Tocantins, de Rogério Almeida publicado e disponível no Scielo.

O artigo realiza uma inflexão sobre aspectos sociais, políticos e econômicos do Baixo Tocantins, no Pará, tendo como eixo central as realidades que conformam o mundo camponês da região.

Muito importante para a compreensão da região, com poucas referências diretas a Mocajuba, entrentando fala de processos ligados a formação histórico-territorial local.

Você pode ler no link do scielo

terça-feira, 11 de maio de 2010

Mocajuba na copa: a torcida é lá na prainha!!!!


CBF


O técnico Dunga convocou nesta terça-feira os 23 jogadores para a disputa da Copa do Mundo da África do Sul.



Veja a relação dos convocados:

Julio Cesar - Internazionale
Doni - Roma
Gomes - Tottenham Hotspur
Maicon - Internazionale
Daniel Alves - Barcelona
Lucio - Internazionale

Juan - Roma
Luisão - Benfica
Thiago Silva - Milan
Gilberto - Cruzeiro
Michel Bastos - Lyon
Gilberto Silva - Panathinaikos
Felipe Melo - Juventus
Josué - Wolfsburg
Elano - Galatasaray
Ramires - Benfica
Kleberson - Flamengo
Kaká - Real Madrid
Julio Baptista - Roma
Robinho - Santos
Nilmar - Villareal
Luís Fabiano - Sevilla
Grafite - Wolfsburg

A copa do mundo é nossa !!!AUAUAU!!!
*informações do site da CBF

Mocajuba: arrendamento da Fazenda São Benedito

Iniciaram-se os  trabalhos de regularização fundiária e ambiental da Fazenda São Benedito que será arrendada para o Programa Nacional do Biodiesel em Mocajuba.



O processo de regularização  está ligado ao programa Pará-Rural do Governo do Estado.
Vivendo e Aprendendo...




Você já ouviu falar da PA-256 ?

Pois bem, o trecho que liga a PA-151/PA-150 a altura da Vila Soledade,mas especificamente, na área da Vila de Jutaiateua/PA-151 entre Moju e Mocajuba, vai ser implantado.

È um trecho pequeno de pouco mais de 20 quilômetros, mas nesta região é muito significativo.

È a força do biocombustível e da expansão do dendê.

Este mês Moju ganhou o posto de município que mais desmatou no Pará, nosso vizinho.

Áreas de mata convertidas em plantações de óleo de palma.

Lá vem confusão!!!!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Mocajuba: O biodiesel chega para ficar e deve mudar a história da cidade.

O Presidente vai a Tomé-Açu lançar o Programa no Pará. Na verdade este programa vem sendo desenvolvido a tempos no estado, só no ano passado ganhou a versão que tem agora.


Diferente do que alguns agentes locais teimam em afirmar este é um projeto nacional gestado pelo governo federal há alguns anos. Chegou a Mocajuba no ano passado com o cadastramento das famílias. Depois da falência da pimenta do reino e do caos causado nas ilhas pela pimenta do reino, a produção de dendê vem trazer possibilidades efetivas de mudança para Mocajuba.

Leia informações sobre o programa aqui e veja abaixo notícia do governo sobre o temae analise a mudança de foco: de base empresarial para a familiar.

Mocajuba exportando gado bovino

Mocajuba está exportando gado bovino via Barcarena.

Èh !!!

Quem será o dono dos bovídeos ??


Estou dando um doce para quem "adivinhar".

terça-feira, 4 de maio de 2010

Mocajubense pavulagem: néscio

Sem instrução

Sem discernimento

Sem sentido

Sem coerência

Sem competência

Ignorante

Estúpido

Incapaz

Inepto

Bronco

Lerdo

UI!!

Sem comentários

Mais recursos para saúde em Mocajuba

 Mais recursos para a saúde dos mocajubenses.

O governo do Pará acaba de aprovar a expansão das equipes da sáude preventiva, a estratégia saúde da família.

Agora a cobertura será de 80%. Isso precisa aparecer, efetivamente na cidade, nas casas, nos bairros, nas ilhas.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Mocajuba e Lula: renda direta para as famílias

Na quinta-feira, a revista norte-americana Time elegeu Lula como um dos 25 líderes mais influentes do mundo.
Alevosias à parte, ele fez por onde.
Em Mocajuba, chega este mês mais de R$350.000,00, apenas para o BOLSA FAMÍLIA.
Não é o melhor dos programas. Mas quem tem fome, tem pressa.

Mocajuba: já somam mais de cinco milhões este ano


O volume de recursos recebidos por Mocajuba até Março.

A última bolada (ver lado direito, Painel) quase chega a dois milhões.

Já tem gente com sua parte do butim definida. E fazendo gastos.

Só para a merenda escolar em março foram repassados RS 150.288,00. Não há justificativa para a péssima qualidade da merenda que tem se verificado no município. 

Mocajubense: pavulagem

Aleivosia

Maldade cometida traiçoeiramente com mostras de amizade, insídia, perfídia, maquinação contra a vida e reputação de alguém, etc.


                                                                                                                                          Eça de Queirós

Os aumentos de salários em Mocajuba

A questão da previdência social é um desafio à qualquer governo.

Assim todo ano.

É sempre aasim . Um grande alvoroço na época de aprovar o aumento. Afinal, os aposentados merecem tranquilidade e a equação nunca fecha.

Em Mocajuba, o prefeito, os secretários, os membros da família Cunha, Melo, Sabbá e Baia não tem este problema. 

Logo, logo, chegará do Moca os cálculos dos aumentos locais. Tem gente que recebe de todo lado, como servidor temporário, como fornecedor de material de consumo... AUAUAU!!!!

Coisa muito chique !!!!!!
Lembram do trator esteira, da pá carregadeira, da retro escavadeira, da motoniveladora e do caminhão basculante para Mocajuba que o governo do Estado (em convênio com a Eletronorte) já havia acordado com Mocajuba em conjunto com os *100.000 litros de combustível ?
Foi entregue na sexta-feira em solenidade no Mangueirão.
Eita, mas era tanta máquina !!!

Logo deverá está chegando em Mocajuba.


Deve ser usado para a manutenção de estradas e vicinais.


Não. Não é verdade que as máquinas enviadas pelo governo do estado, não devem ser usada para fins privados !!!

È para uso público.

Tê isperta péqueno !!
 Fica dé ulho !!!
Quarquer farta dé respeito com as máquinas, pode fuxicar aqui que a gente vai ao MPF.

Com informações do governo do Estado.
* repassado em cotas
*Fotos ilustrativas das máquinas similares que foram para São Caetano de Odivelas.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Combustíveis e Máquinas para Mocajuba

Nelsivaldo de Jesus Bargas é nome do homem que foi designado para entregar os combustíveis na região do baixo-tocantins.

São 10.000,00 litros para Mocajuba.

UAUAUAU!!!!!

Não. Não é para fazer conchavos!!!!

Não para é uso particular, muito menos para trocar por alianças rasteiras.
Principalmente, não é para realizar trabalhos em estradas que passam na frente de propriedades de "fulano" e "beltrano".


Não. Não !! Também não é para usar nos trabalhos em propriedades privadas.

Ègua de ti !!!!!!!

As máquinas, que serão entregues hoje, e os combustíves são para manutenção de estradas estaduais e vicinais.

Fica "ulhu péqueno (a)" !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mulheres: será que as mocajubanas são assim?

Mulheres, sempre genrosas com seus parceiros.
Esta é do Rafael Sica.




Interpreta !!! Vai !!!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

O amante

O céu estava ficando muito lotado, então São Pedro resolveu baixar um decreto:  'Para entrar no céu, a pessoa deveria ter passado por um dia terrível no dia da sua morte'.

O decreto entrou em vigor imediatamente. Então, quando a primeira pessoa chegou, São Pedro perguntou:

- Como foi seu dia, como você morreu?
- Já fazia muito tempo que eu estava desconfiando que minha mulher estava me traindo... Então, resolvi voltar para casa mais cedo e pegá-la em flagrante. Quando cheguei em meu apartamento, que fica no 25º and, minha mulher estava enrolada numa toalha, muito nervosa, e agindo de uma forma suspeita.

Comecei a procurar em todos os cantos da casa debaixo da cama, dentro do guarda- roupa, etc..Mas não encontrei ninguém. Eu já estava desistindo de procurar, quando olhei para a sacada e vi o safado pendurado no corrimão.



Transtornado, peguei a vassoura e comecei a bater na mão dele, até que ele se soltou e caiu do 25º andar. Mas por infelicidade minha, ele caiu sobre um toldo que amorteceu a queda e não morreu. Fiquei com tanta raiva que peguei o que tinha de mais pesado dentro de casa, que era a geladeira, e joguei em cima dele. Só que eu me emocionei tanto que tive um ataque do coração e morri.

- Realmente seu dia foi terrível! Disse São Pedro. Pode entrar.

Cinco minutos depois chegou o segundo candidato à entrada ao céu E São Pedro perguntou:

- Como foi seu dia, como você morreu?

- Bem, eu estava fazendo meus exercícios diários na varanda do meu apartamento no 26º andar, quando escorreguei e caí. Por sorte, consegui me segurar no corrimão do apartamento abaixo do meu, no 25º andar.

Já estava quase conseguindo me levantar, quando apareceu uma mulher enrolada em uma toalha e um maluco começou a bater nas minhas mãos com um cabo de vassoura, então caí.. Mas como um toldo amorteceu minha queda, não morri. E lá estava eu todo dolorido tentando me levantar, quando o mesmo maluco jogou uma geladeira em cima de mim.

São Pedro começou a rir e disse:

- Já entendi tudo. Pode entrar!

Depois de mais cinco minutos, chegou o terceiro candidato. E como de costume, São Pedro lhe perguntou:

- Como foi seu dia, como você morreu?

E o rapaz meio tonto respondeu:

- Olha, o senhor não vai acreditar...!!! Mas eu estava pelado dentro de uma geladeira, e até agora não entendi o que aconteceu...

Quirodáctilo

Nãão!!

Nãããooo!!

Não pense isso!!

È apenas a definição técnica (médica) para "dedos das mãos".


Para os dedos dos pés se usa pododáctilos.


UAU!!!!

A novela da solicitação de empréstimo de R$366 milhões ao BNDES chega ao fim

Está acabando...Mas o capítulo final já foi divulgado.
O acordo saiu.

O projeto executivo deve ser  aprovado semana que vem pela Alessembléia Legislativa.

O Elder Barabalho, presidente da  Famep e prefeito de Ananindeua, colocou os prefeitos "embaixo do braço" e foi à assembléia com suas reivindicações. "Deu resultado"!

Todos queriam participação efetiva no bolo e assim será - dentro da lógica de dar mais a quem precisa mais (com base no IDH).
Segundo o governo do estado, o bolo foi divido assim:
-  43%, cerca de 157 milhões de reais vai para o pagamento do passivo do Fundo de Desenvolvimento do Estado ( FDE)
-  7% para emendas parlamentares.
- 50% restantes, vai ser usada para a conclusão de obras do PAC e construção/recuperação de estradas.

Aleluia !!! Mocajuba, obviamente terá sua fatia.

Prefeito de Igarapé Miri é Máááára!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ele "resumiu a parada", disse a blogueira, "por dentro", Fracinete Florenzano.



" O prefeito de Igarapé-Miri (PT) arrancou aplausos e gargalhadas hoje, na reunião com os deputados estaduais, quando resolveu deixar o protocolo de lado e resumiu a necessidade de aprovação do empréstimo de R$366 milhões e investimentos nos municípios: ´_ Aqui todo mundo é cobra criada. Quem nunca errou que atire a primeira pedra´.

Éh !! "Tava por demais uma bubage" em torno deste tal empréstimo.

O bebê sumiu !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Acreditem !!! Não foi do hospital, casa, rua... Não. Na hora da cesariana, o bebê não estava lá.

Existem médicos e médicos. Assim como em qualquer profissão, ora bolas.  Em Mocajuba, no carnaval, topei com um no hospital... Bem, não vale nem comentar.

Mas este passou do limite.

A mãe da jovem ficou revoltada:
- “A minha filha entrou em uma sala de cirurgia e, de repente, o médico diz que a minha filha não tinha nenhum bebê. Que gravidez é essa? Cadê esse bebê?”,

Leia a reportagem no portal g1.

Mais 10.000 litros de combunstível para Rosiel Costa !! Ops, para Mocajuba.

O governo do Estado está entregando (ontem e hoje) a 6ª quota de óleo diesel para os municípios a jusante da Hidrelétrica de Tucuruí: Mocajuba, Baião,  Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru e Cametá, na região do Tocantins.

Cada um está recebendo 10 mil litros de combustível, do total de 100 mil litros garantidos pelo Convênio nº 002/09, firmado entre a Secretaria de Estado de Integração Regional (Seir) e a Eletronorte, no valor de R$ 15 milhões. O óleo será usado no trabalho de recuperação de 850 quilômetros de estradas vicinais.

Bem, contando com o que Mocajuba já gasta em combustível, vamos acabar mergulhados em gasolina e óleo diesel.

Lembre-se que já é a sexta cota - as vicinais do Moca devem estar uma beleza considerando que comparativamente é o que tem menor número de vias entre os contemplados.

Os cidadãos e cidadãs de Mocajuba precisam estar atentos aos recursos que chegam e como são usados. Visto que em muitos casos, combustível acaba virando moeda de troca, desviando-se dos usos a que foram destinados.

A propósito. Em Belém, o posto que abastece os carros da Prefeitura de Mocajuba é o mesmo que abastece os carros do prefeito e seus apanhinguados, inclusive a  "VAN" que faz linha para comercial  Belém- Mocajuba-Belém de propriedade do micro empresário catapultado a prefeito da cidade e agora canditado a grande empresário.

Já pensou se o operador do caixa confunde e não manda a conta para o empresário multifacetado Rosiel Costa e sim para o prefeito de Mocajuba ?
UI !!!
Mas assim "sumano" !!!


Transcametá, a rodovia da madeira ilegal no baixo-tocantins

No dia 20/04/2010fiscais fizeram um grande operação vizando combater a exploração ilegal de madeira na região vizinha de Mocajuba, a cidade de Baião.                                                                    Hoje os técnicos da Sema-PA estão direcionando-se para a área para medir a madeira. Geralmente, as madeiras apreendidas são doadas a obras comunitárias.                                                         Os fiscais apreenderam  2.700 metros cúbicos de madeira serrada e em tora, o equivalente a 175 caminhões carregados, e fecharam quatro serrarias, aplicando cerca de R$ 817 mil em multas ambientais no km 50 da Rodovia BR-422, conhecida como "Transcametá", em Baião (PA).

È muita madeira!!!! E podem ser realizada muitas coisas, seja com recursos oriundos da venda da madeira, seja com a madeira em si.

Alôôô !!! Pessuár dé Baião !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Imagens Ibama e Panorâmio

quarta-feira, 28 de abril de 2010

As diferenças entre Igarapé-Miri & Mocajuba

São notáveis as diferenças na gestão dos recursos da Educação.

Um exemplo disto está no Díario Oficial de Hoje.

Merenda, transporte escolar, madeira para escolas...

Tudo contratado através de licitação.

Mocajuba, faz como ?

Alguém sabe ?

Mocajubanas e Adélia Prado

Quando nasci um anjo esbelto,

desses que tocam trombeta, anunciou:

vai carregar bandeira.

Cargo muito pesado pra mulher,

esta espécie ainda envergonhada.

Aceito os subterfúgios que me cabem,

sem precisar mentir.

Mocajuba: eles e o dinheiro público

O ex-prefeito WILDE LEITE COLARES tem quinze (15) para apresentar defesa nos autos do Processo que trata da Prestação de Contas da(o) PREFEITURA MUNICIPAL DE MOCAJUBA, referente ao Convênio SEPOF nº317/2006.

A Barindaua vai bem , obrigada!!!

È Amadeu Braga, é Wilde Colares... é Rosiel Costa... todos, figuras carimbadas nas chamadas á reponsabilidade do TCM.

Isaura Baia: a greve deve ocorrer a partir do dia 07/05

Greve a partir do dia 7 na rede pública estadual de educação. Segunda s alunos e alunas estarão em festa e os professores em guerra com o governo.

Mocajuba: trace seu próprio paralelo entre o PMDB "papa-manga" e o PMDB estadual e nacional

Do lápis da memória

Em Mocajuba: quem é mesmo PMDB?

Tenho mais vergonha da convivência com o PMDB do que com o PDS. O PMDB tem tantas virtudes e defeitos quanto outro partido. O problema é a hegemonia. Hoje quem manda no PMDB não tem o menor escrúpulo. Nem ético, nem republicano, nem compromisso público, nada. É um ajuntamento de assaltantes.


terça-feira, 27 de abril de 2010

Mocajubense pavulagem: escrutínio

substantivo


- votação por listas realizada em urnas;



- apuração dos votos de uma votação;


- exame que se faz minuciosamente;
 
Eh!!! abstado(a),  é para usar no teu "palavriado" "du" dia-a- dia, contidiano, rotineiro.

A festa do Mangueirão: Será que o Prefeito de Mocajuba vem?

No próximo 1 de Maio, o Mangueirão será palco de uma grande festa, com a entrega de mais de 500 máquinas, entre patrulhas mecanizada e kits agrícolas, além de caçambas e caminhões, a mais de 100 prefeituras paraenses.


A festança acontecerá pela manhã, no estacionamento do estádio, e são esperadas caravanas de todo o interior.

As patrulhas mecanizadas ajudarão a recuperar vicinais e, também, a incrementar a agricultura familiar.

As informações são do blog a perereca da vizinha.

Será que o prefeito de Mocajuba e sua comitiva estarão por lá, como estiveram nos últimos eventos petistas em Belém?

Bem, Mocajuba assinou o convênio das patrulhas e já recebeu um potinha para os combustíveis.

UAUAUA !!!

Política da nuvens. Ah, esta política das nuvens.... quando você olha está de um jeito, vc olha de novo já está de outro.

Fraudes nas obras de Mocajuba: constata MPF

Mocajuba está entre os municípios onde o MPF detectou fraudes e irregularidades nas obras do PROJETO ALVORADA com contratos assinados em 2002.

O rombo soma mais de 40 milhões envolve, além de Mocajuba, mais 16 municípios do Pará e 15 construtoras estão arrolados nas sete ações encaminhadas a receita federal.

Caso condenados, os acusados podem ter seus direitos políticos suspensos por até dez anos, podem ser obrigados a reparar integralmente o dano e a pagar multa equivalente ao triplo do valor desviado.
Valeu MPF-PA.
Veja Matéria completa no site do MPF.

Mocajubense: pavulagem

Chiste= piada


O  mesmo que facécia, coisa engraçada ou vista por um ângulo alegre. Piada.

Pode ser usado como piada sem graça. Ato que só o gracioso entende como engraçado. 


Incorpora no teu dicionário.

Mocajubense descolado: saiba como surgiu a camisinha

Durante séculos, homens e mulheres têm procurado métodos contraceptivos, vários foram testados, mas a maioria se mostrou apenas dolorosa e ineficaz. Na tentativa de evitar uma gravidez indesejada ou doenças sexualmente transmissíveis a humanidade inventou fórmulas tão estranhas quanto gengibre e suco do fumo ou excrementos de crocodilo, que possui pH alcalino, assim como os espermicidas modernos.


Baião: atendendo a pedidos


Baião, município vizinho de Mocajuba recebeu aproximadamente 3.700,000,00 reais até a presente data através de transferências do governo federal. Um pouco mais que Mocajuba. A cidade é administrada pelo prefeito Saci (PT).
Mocajuba já esteve sob jurisdição de Baião. Você sabia ?

Jatene deve enfrentar processo

Aos eleitores de Jatene em Mocajuba e Baixo-tocantins

Vejam o que diz o deputado Vic Pires Franco (DEM) em seu blog.

"Simão Jatene e Almir Gabriel, juntos !


Está saindo do forno do Ministério Público Federal uma Ação Civil Pública contra a dupla
Os dois já devem estar com os costados ardendo desde agora
É coisa grande
Ponha grande nisso !

Coisa de quarenta milhões de reais !

Vou repetir !

40.000.000,00
É zero que não acaba mais ..."                                        Fonte: Blog do Vic

Mocajuba: quem vai cuidar da educação dentro do Presídio

Não sabemos o motivo.


Mas a PREFEITURA DE MOCAJUBA, através de sua secretaria de educação não resposabiliza-se-á pelas  ATIVIDADES EDUCATIVAS VOLTADAS PARA REALIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS DEPENDENCIAS DO CENTRO DE RECURAÇÃO DE MOCAJUBA/PA.

O convênio com o Estado  foi rescindido. O curioso é que deveria ir até o final do ano.

E agora José ?
 
Será que é o Estado que vai tomar conta disto ?
 
 
Bem, alguém tem que tomar, pois o processo de reintegração social se complica, assim como os trabalhos dos agentes e funcionários do Centro de Recuperação.

Influenza H1N em Mocajuba

Foram definidos  os recursos para a vacinação contra a gripe H1N1 para Mocajuba. A tal gripe suína.

São aproximados 10.000 reais destinados a vacinação no município.

Os recursos serão repassados diretamente para o municípios, se certificados, ou para o Estado.

Legal.

Como será que isso vai se processar em Mocajuba ?

Historiados made in Mocajuba

Minha homenagem aos futuros historiadores e professores de história que serão formados em Mocajuba (PA).

Filhos da terra para pensar o futuro da cidade.


Fundamental.

Foto pinçada do blog HistóriaMocajuba.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

O QUE SERÁ QUE A PREFEITURA DE MOCAJUBA TANTO COMPRA NA DICASA?

FONTES LOCAIS INFORMAM QUE UMA DAS LOJAS MAIS FREQUENTADAS PELA PREFEITURA DE MOCAJUBA É A DI CASA: UMA LOJA FINA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO, ACABAMENTOS E MÓVEIS...

BEM.. Lá vende também móveis, espelhos, lustres, cama, mesa e banho.

Muito chuique !!!! No "urtimo" !!!!


Fico a imaginar onde estão artigos tão refinados,
comprados todos os meses pela prefeitura local.


Em junho e julho do ano passado a compra foi graaaaande.

Logo , logo vou postar o valor exato da compra.

È gasto público e como tal é preciso que se dê ciência a todos.

MOCAJUBA:Manutenção da Residência Oficial do Prefeito e Vice

Existem algumas coisa curiosas no uso dos recursos públicos.

Em Mocajuba, noca Mocacity, existe um recurso para a MANUTENÇÃO DA RESIDÊNCIA OFICIAL DO PREFEITO E VICE.

QUANTO ? NÃO SEI QUANTO PODE GASTAR. MAS SÃO GASTOS NOS SUPERMERCADOS LOCAIS (CAETANO E VIEIRA) APROXIMADAMENTE 5.000 REAIS POR MES.

ALÉM DISSO, NESTA RÚBRICA AINDA SÃO PAGOS FUNCIONÁRIOS NA CASA DOS 1.500,00 REAIS. (+-).


Estás somando ?


Pergunta: isso é legal ? Não sei bem. O recurso pode ser gasto nesta tal mantenção da residência oficial, só não sei bem com o "quê", e o que é comprado efetivamente.



Legal mesmo é saber né?


Será que eles compram óleo de peroba por lá?

ririrri


Existem governantes que olham para os recursos como um cofre que deve ser assaltado.



Gerir esta ou aquela benesse a população é apenas uma forma de mascarar isso.


E ganhar tempo para encher a "sacola preta"...

Prefeito de Mocajuba recebe 600 reais por dia para sair do município???

Um trabalhado(a)r tem mínimo de quanto hoje ?

O salário base de um professo(a)r, alguém sabe ?

Não!!!!!!!!!!!!???

Bem nosso prefeito Rosiel Costa não tem problemas com salários, vantagens e diárias...


Segundo informam fontes da prefeitura local, a diária do prefeito, uma ajuda que um funcionário tem para deslocar-se a serviço, está na casa dos 600 reais.

600,00 reais.


Existem meses em que o valor recebido - só com diárias, aproxima-se dos 3.000 reais.
"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

BIOJÓIAS

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar